Marvel adquire os direitos de Marvelman

3 posts / 0 new
Último post
Leão da Barra
Foto de Leão da Barra
Marvel adquire os direitos de Marvelman

Marvelman gosta de um back

Certo, certo, notícia velha, já tem um mês que foi anunciado, mas ninguém comentou aqui (mesmo porque os maiores interessados -- Dré, Fábio Negro, Guybrush -- estão M.I.A.), então eu resolvi abrir um tópico a respeito.

"Qual a novidade? Pelo nome, é óbvio que esse cara pertence à Marvel!" -- pontua o açodado leitor. Mas não é bem assim.

Marvelman é objeto de uma das maiores novelas jurídicas da história das HQs, que envolve figurões do porte de Neil Gaiman, Todd McFarlane e mais uma puta cabeçada que alega ter direitos sobre o personagem -- o qual, até por conta disso, teve que ser rebatizado como Miracleman durante um período.

Anos de discussão judicial se passaram até que a Marvel, um mês atrás, resolvesse mandar todo mundo calar a boca, comprar os direitos do personagem e falar a quem não gostou que pode enfiar o dedo no reto e rodar.

"Sim, mas quem é esse caboclo? Tanta discussão para um personagem que eu nunca ouvi falar?" -- questiona o impaciente leitor.

Marvelman é um personagem criado em 1954 como uma versão inglesa do Capitão Marvel -- aquele mesmo do Shazam -- que na época fazia um sucesso absurdo, sendo inclusive mais popular que o Super-Homem (aliás, a criação de Marvelman se deu justamente em substituição ao Cap. Marvel, cujas histórias estavam impedidas de serem publicadas na época por acusação de plágio). E quando eu digo "versão", estou sendo educado, porque era na verdade uma imitação mesmo: tal como no original, Marvelman era um jovem repórter que, ao falar uma palavra específica, ganhava poderes e se transformava em um poderoso super-herói. Até mesmo os parceiros Capitão Marvel Junior e Mary Marvel tinham suas versões em Young Marvelman e Kid Marvelman.

"Mas é isso então!? Você abre um tópico novo para falar que a Marvel adquiriu direitos sobre um clone safado de um personagem já existente?! Ray J, bane esse cara que ele está esculhambando" -- clama o incauto leitor.

Bom, é isso sim. Ou melhor, seria isso, se não fosse por Alan Moore, que resolveu reimaginar o personagem, aplicando sobre ele a lógica do mundo real -- isso anos antes de Watchmen --, sendo o pioneiro de muitos outros que fariam isso depois (e criando no processo um dos vilões mais interessantes de todos os tempos, diga-se de passagem).

Mas a questão que permanece no ar é: o que a Marvel vai fazer com esses direitos sobre o personagem? Além da resposta óbvia -- republicar as pérolas escritas não só por Alan Moore, mas também por Neil Gaiman, que seguiu de onde o mestre parou e hoje são dificílimas de encontrar --, será que a editora pretende incorporar o personagem ao seu universo ou contratar outro britânico talentoso para continuar a série (já que parece bastante improvável o retorno de Moore ou Gaiman aos roteiros dela)? Até agora ninguém sabe.

Plague, você que é compadre de Alan Moore, bem que podia passar na casa dele para tomar um chá com bolachas e insistir para ele retomar o comando do barco, não?

Ray J
Foto de Ray J

Leão, meio fora do assunto, mas seu texto me fez lembrar do Reino do Amanhã. Adorei a surra que o Capitão Marvel deu no Superhomem.

Saudações
Ray Jackson

Odnanref
Foto de Odnanref

E agora a Disney compra a Marvel.

UOL wrote:

A Walt Disney Co. anunciou nesta segunda-feira que fechou um acordo para comprar a Marvel Entertainment Inc. em troca de pagamento em dinheiro e ações no valor de quatro bilhões de dólares. "Acreditamos que somando a Marvel a um único portfólio de marcas da Disney teremos significativas oportunidades de crescer e criar valor a longo prazo", declarou o presidente e diretor executivo da Disney, Robert Iger.

  • O personagem da Marvel Homem-aranha em cena do filme de 2001; Disney adquire os direitos

O diretor executivo da Marvel, Ike Perlmutter, também comemorou a negociação: "A Disney é o lar perfeito para o arquivo de personagens da Marvel, dada sua provada habilidade para ampliar a criação de conteúdos e empreendimentos. "Esta é uma oportunidade sem precedentes para a Marvel de fortalecer sua vibrante marca, tendo acesso à formidável organização global e infraestructura da Disney em todo o mundo", completou.

Além de Homem-aranha, Homem de Ferro e X-Men, o elenco de mais de 5.000 personagens da Marvel inclui o Capitão América, o Quarteto Fantástico, Thor, entre outros. Disney e Marvel anunciaram que os acionistas da Marvel receberão 30 dólares por título em dinheiro e aproximadamente 0,745 de ação da Disney por cada ação da Marvel.

Com base na cotação de fechamento da ação da Disney na sexta-feira passada, o valor da negociação é de 50 dólares por cada ação da Marvel ou aproximadamente quatro bilhões de dólares. Perlmutter continuará supervisionando as propriedades da Marvel, que incluem Marvel Studios, Marvel Animation e Marvel Comics, e "trabalhará diretamente com linhas globais de negócios da Disney para (...) integrar o patrimônio da Marvel", completa o comunicado.

(* Com informações da AFP)

Agora, nos próximos arcade games, poderemos vivenciar uma luta entre Homem de Ferro e a Pequena Sereia.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.