Questões mais frequentes

FAQ E REGRAS

I. SOBRE O SITE

II. REGRAS

III. RECURSOS

I. SOBRE O SITE

1. O que é o Joio?

O Joio é um fórum web de temas gerais relacionados a cultura, diversão e tecnologia...mas com uma peculiaridade interessante. Como o nome indica, o site é inteiramente estruturado em torno da idéia de se separar o joio do trigo, ou seja, de se fazer uma triagem, separando-se o que é ruim do que é bom. Essa é uma necessidade cada vez mais sentida nessa era internética em que o irrelevante costuma superar, e muito, o relevante.

O site tem uma página principal, que esconde por trás de si um grupo de fóruns, dedicados a diversos temas. Todo o conteúdo exibido na página principal é extraído diretamente dos fóruns, e representa o que há de melhor dentre as discussões atualmente neles travadas. Mas essa não é a única triagem que é feita no Joio. Todos os tópicos que não cumprirem alguns padrões mínimos de qualidade são transferidos para um de dois fóruns específicos, Inutilidades ou Pânico! Horror! Aniquilação!, onde o pior do que é postado no site é arquivado. Dependendo do grau de falta de noção do tópico, ele pode ser transferido para um ou outro desses fóruns. Em ambos os casos, entretanto, os tópicos que acabam nesses fóruns constituem o joio do Joio. Os demais tópicos são por consegüinte o trigo do Joio, e dentre esses os mais interessantes são promovidos para a página inicial.

2. Como os tópicos são promovidos para a página principal?

A equipe responsável pelo Joio é composta por moderadores e editores. Os moderadores cumprem funções habituais de moderação, similares às de qualquer outro fórum moderado, cuidando para que as regras do site sejam obedecidas. Os editores, a seu turno, têm como responsabilidade o conteúdo editorial do site, fomentando discussões e escolhendo o que é exibido na página principal. Usuários comuns, contudo, têm um papel de destaque na avaliação dos editores quanto à qualidade de um tópico, a partir do sistema de notas de tópicos e comentários do Joio. Em última análise, todavia, a decisão de promover ou não promover um tópico é de inteira discrição dos editores.

3. Como funciona o sistema notas de tópicos e comentários?

No canto superior direito de cada tópico e comentário há uma caixa com cinco estrelas. Usuários têm o poder de votar em cada tópico e comentário, ajudando os editores a avaliar a qualidade geral de cada tópico, tendo em vista sua potencial promoção para a página principal, ou sua remoção para os fóruns Inutilidades ou Pânico! Horror! Aniquilação!. Vote sempre que possível, para ajudar no trabalho de triagem. Observe que é possível mudar de idéia quanto à nota conferida a um tópico ou comentário, e a substituir por uma nova a qualquer tempo.

4. Ei, por que eu não posso postar imagens?

No momento, apenas editores podem postar imagens em tópicos e comentários. Eventualmente, usuários habituais podem ganhar o privilégio de postar imagens. A decisão é arbitrária, e independe de solicitação por parte do usuário. Por falar nisso, não peça. Dependendo de sua participação no site, você tem grandes chances de poder postar imagens futuramente. Nós entraremos em contato com você, e não o contrário.

 

5. Como eu faço para ser editor?

Leia a resposta à pergunta 4. Usuários podem ser promovidos à categoria de editor, mas a decisão é arbitrária e depende muito do grau e nível de participação do usuário no fórum.

REGRAS

6. Como eu faço para não ser banido ou ter meus tópicos transferidos para os fóruns Inutilidades ou Pânico! Horror! Aniquilação!?

É muito fácil. As três principais, mas não únicas, regras do site são:

  • Tópicos e comentários devem ter um conteúdo útil mínimo, nem que seja algo como "Não gostei desse filme porque é chato demais". Em outras palavras, posts com comentários como "Oieeeeeeeeee" ou "Allllooooow meguxow!" serão eliminados sem misericórdia;
  • Deve haver respeito mútuo entre os usuários. Flames (brigas) devem ser evitados;
  • Discussões devem ser concentradas. Nada de 50 tópicos para um evento como o Oscar ou um filme qualquer. Tópicos duplicados são automaticamente objeto de moderação. Por favor faça uso da função de busca antes de postar tópicos novos.

7. Há outras regras a serem observadas?

Sim:

  • Não poste spoilers (informações demasiadamente reveladores sobre a trama de filmes, livros, HQs, etc.). Use a tag spoiler toda vez que for necessário escrever alguma coisa do gênero em uma mensagem (basta colocar a palavra spoiler entre "[]", sem aspas, para abrir, e entre "[/]", após o "/", sem as aspas, para fechar);
  • Antes de fazer uma pergunta, além de fazer uma busca no próprio site convém fazer uma busca no Google, IMDB ou Wikipedia. Em muitos casos, abrir um tópico novo no Joio é desnecessário;
  • Links com conteúdo pornográfico ou potencialmente ofensivo (fotos de acidentes automobilísticos, por exemplo), devem ser ostensivamente identificados. Basta postar um alerta dizendo que o link apresenta conteúdo potencialmente ofensivo, para que ninguém clique nele por acidente. Um bom teste para avaliar se determinado link é potencialmente ofensivo é imaginar se ele poderia ser aberto sem problemas em um escritório médio. Caso não possa, por favor coloque um aviso logo antes ou depois do link. A mesma regra vale para avatares, por motivos óbvios. A decisão final do que é ou não potencialmente ofensivo fica por conta dos moderadores;
  • Conteúdo protegido por direitos autorais não pode ser objeto de links diretos no site. Isso implica tanto links para servidores web, FTP, arquivos .torrent e links ed2k ou magnet. Em tempos de expansão draconiana de direitos autorais, o Joio não quer se expor aos riscos que a autorização para postar esses links implicaria. Os criadores do site, entretanto, não fazem qualquer objeção moral em relação ao download não-autorizado de conteúdo protegido, e até acham inconstitucionais algumas das normas de direitos autorais da legislação pátria. Apesar de links diretos serem proibidos, usuários têm plena liberdade para discutir o que eventualmente tiverem baixado, mencionar nomes de trackers de torrents, e até fazer links genéricos para esses sites. A regra básica é a de que o conteúdo em si não seja diretamente objeto de link, ou indiretamente no caso de um arquivo .torrent específico. Fazer-se um link direto para uma página específica do site de um tracker em que um arquivo .torrent discutido pode ser baixado, contudo, deve ser evitado. Todos sabem, ou deveriam saber, fazer uso da função de busca dos sites em questão;
  • Evite postagens concatenadas (uma logo após a outra, no mesmo tópico). Procure editar a mensagem mais recente, sempre alertando que ela foi editada, ao invés de fazer um novo post logo abaixo. Se o tópico é antigo, entretanto, é compreensível fazer um novo post concatenado a um post anterior de sua autoria;
  • O Joio valoriza a privacidade e a intimidade dos seus usuários. Por isso, evite chamar ou se referir a outrem por qualquer designação que não o nick por ele mesmo escolhido, seja um pseudônimo usado em outro lugar, seja o seu verdadeiro nome;
  • Não se esqueça das normas implícitas. O caminhar de uma comunidade online é muitas vezes imprevisível, e normas não-escritas acabam inevitavelmente surgindo. Para evitar cometer uma gafe, leia bastante o fórum antes de decidir postar a torto e a direito. Isso vale para qualquer comunidade. Mas também não é necessário se sentir intimidado: leia bastante, mas por favor não deixe de participar.

8. O que pode acontecer se eu não respeitar as regras?

Bem, você pode ser banido do Joio. Ou seu tópico pode ser movido para os fóruns Inutilidades ou Pânico! Horror! Aniquilação!. Por favor observe as regras.

9. Como é a moderação do site? Rígida demais? Permissiva demais?

Essa foi uma questão polêmica nas primeiras semanas de teste do site. Parte da base de usuários do Joio é oriunda de um newsgroup em que inexiste qualquer tipo de moderação. Apesar de espaços sem moderação serem bastante necessários e exercerem funções sociais importantes na Internet, o Joio foi concebido como sendo um fórum moderado. Nossa equipe de moderadores monitora o fórum constantemente, e infrações às regras são moderadas sem piedade. Isso causou certo atrito no início do Joio, com alguns usuários manifestando-se de forma excessivamente dramática ou alegando violações ao direito à liberdade de expressão. É óbvio que, em se tratando de um fórum privado, de adesão voluntária, não há que se falar em violação à liberdade de expressão. Caso típico em que o usuário não tem a mínima idéia do próprio significado do direito que procura afirmar. Por outro lado, reações melodramáticas, misturando uma visão de mundo emo com total falta de noção, são igualmente vistas com escárnio por parte da moderação. Por favor, não reclame.

O objetivo do site é atingir um meio termo entre a rigidez e a permissividade. Nenhum moderador vai atuar gratuitamente sobre qualquer usuário, tampouco distribuir colheres de chá. Basta um pouco de bom senso por parte do usuário, e a consciência de que a última palavra na interpretação das regras do site é atribuída à moderação.

10. Só isso, chefe?

Calma, estamos quase terminando! É importante observar que a participação no Joio é condicionada aos termos de adesão, assinados quando do registro. Tanto os termos, quanto este documento, podem sofrer modificações no futuro. A participação no site depende, sempre, do texto mais atualizado de ambos os documentos. O usuário será notificado por meio de um tópico de fórum quando houver mudanças relevantes, mas não custa nada verificar de vez em quando por conta própria se algo não mudou.

RECURSOS

10. Há um serviço de mensagens privadas?

No momento não, mas há algo similar. Cada usuário tem a opção de habilitar comunicação por e-mail em sua página pessoal. Os demais usuários do site não têm acesso ao endereço de e-mail do usuário que opta por habilitar o serviço, mas este poderá ser contatado por qualquer membro do Joio a partir de um formulário acessível por meio da aba Contato na página pessoal do usuário. O e-mail do remetente pode ser visto pelo destinatário.

11. Posso assinar tópicos?

Sim, isso é possível. Basta clicar em "adicionar a favoritos" no canto superior esquerdo da primeira mensagem do tópico que você deseja assinar. Todos os tópicos que você assinar aparecerão em uma lista na sua página "Minha conta", como se fosse um fórum particular montado por você, para você.

12. Posso sugerir novos recursos para o site?

Sinta-se à vontade. O canal oficial de comunicação com o Joio é o fórum Sugestões e Bugs.

 

 

13. Alguma dica para quem começa agora no Joio?

Um recurso conveniente, mas pouco utilizado pelos usuários quando começam a freqüentar o Joio é a página Contribuições Recentes, que pode ser acessada na barra superior. Lá se encontra toda a movimentação recente de todos os fóruns do Joio, em um local de fácil acesso. Para quem quer acompanhar tudo o que acontece no Joio, é imperdível.