Os Anos 80 eram uma chatice!

2 posts / 0 new
Último post
Pringles
Foto de Pringles
Os Anos 80 eram uma chatice!

Sinceramente, não entendo essa idolatria em torno dos anos 80. Pintam como a melhor coisa do universo, a melhor época que já existiu num delírio saudosista que chega até assustar. 

Eu vivi os anos 80 e digo que era uma chatice. Se voce sente tédio hoje, ou você é muito pobre ou tem algum problema. Porque tédio era um problema sério naqueles tempos. Um jovem hoje tem infinitas mais opções pra se divertir do que naquele tempo. Vamos analisar item por item de como era:

Música

Pra ouvir uma música naquela época, a melhor coisa que tinha eram as rádios. Elas tocavam de tudo, principalmente o brega. É uma ilusão achar que as rádios tocavam os hits o dia todo. Era só sábado a noite, e tinha hora pra acabar. Depois de cerca de meia noite às 2h da manhã as rádios encerravam o expediente. Ficou sem sono? Azar o seu!

Se mesmo assim voce quisesse ouvir alguma coisa específica, era tudo muito dificil. Os discos de vinil eram muito caros, restando apenas a fita K7. A qualidade era deplorável. 128 kpbs soa cristalino em comparação ao xiado que aquelas coisas faziam. E mesmo as fitas piratas eram carinhas pra adquirir. Restava a técnica ninja de esperar tocar aquela música que voce queria ouvir tocar na rádio, apertar o REC e ir compilando sua fita com as músicas que voce mais gostava. 

TV e Filmes

A TV era uma porcaria. Filmes bons, só tarde da noite e cheios de cortes (as emissoras tambem tinham hora pra encerrar a programação). Só existia TV aberta, e a qualidade de imagem era sofrível. Hoje vejo gente falando de 4k, voces não imaginam de como a imagem era ruim. Se quisesse ver um filme só restavam duas opções: 1. Ir no cinema, infinitamente mais caros e desconfortáveis que os atuais; 2. Alugar uma fita VHS na locadora. A segunda opção era a mais viável. Voce tambem podia gravar os filmes que passavam a noite pra assistir depois, isso é, se a fita desse. 

A qualidade da TV no geral era muito ruim. Séries, eram questionáveis. Nem pense em algo da qualidade de um Game of Thrones naquela época. Era impensável, os custos proibitivos. A série mais cara daquela época era Miami Vice e voce percebia que o dinheiro ia todo pra explodir carros. 

Jogos

O que tinha na época era o Atari. Jogos simples, sem progressão de fase, muitos com uma tela fixa. Muitos eram viciantes e enjoavam rápido. Se você fosse rico ainda poderia ter um computador como o Comodore ou MSX. Pra carregar um jogo, costumava esperar 20 minutos pra fita K7 carregar. Os jogos eram pouca coisa melhores que os do Atari. Apesar dos EUA e Europa já estarem vivendo a febre do NES, ele só foi aparecer por aqui anos mais tarde. 

Paquera

A coisa que mais se aproxima do Tinder naquela epoca era o 145, da Telebrás. Era uma especie de “chat amizade”, gratuito, mas sem salas privadas. O risco era na hora de falar seu tel numa sala pública, e ser importunado por trotes depois. E os trotes não tinham como ser rastreados (não existia rastreador de chamadas acessível naquela época)

O melhor mesmo era se arriscar pessoalmente e conhecer pessoas in loco, o que nem sempre era possível. Gel pra cabelo, roupas, perfumes, era tudo muito caro. E com o adcional que voce tinha que ser apresentável (nada de truques de photoshop e angulos enganosos) pra conseguir alguma coisa. 

Conclusão

O advento da internet abriu um universo de possibilidades, hoje uma criança ou jovem se diverte muito mais que naquela época. Spotify, Netflix, Tinder, Instagram, Torrents, as possibilidades são quase infinitas. 

Eu só queria que essa galera que endeusa os anos 80 caissem na real e adimitissem que as coisas eram muito mais difíceis. 

Terenzi
Foto de Terenzi

Eu acho que você poderia se beneficiar bastante de terapia.... 

Edit: Mas você não está de todo errado. Isso se chama Nostalgia e é assim que a Nostalgia é. Mas de toda forma depois vou comentar os itens, você claramente tem uma visão triste da sua infância. Provavelmente porque você era feio, excluído e jacu.