Star Wars - Os últimos Jedi e o fim de uma franquia icônica

10 posts / 0 new
Último post
agraciotti
Foto de agraciotti
Star Wars - Os últimos Jedi e o fim de uma franquia icônica

Houve um momento durante meu tédio vendo esse filme  - provavelmente enquanto assistia Finn correndo montado em criatura aleatória, junto com um novo personagem aleatório apresentado aleatoriamente (com quem ele tinha zero química) em uma subtrama aleatória, lutando para chegar do plano A ao B mas que, assim como TODOS os plots do filme, não chega a lugar nenhum - quando eu apenas pensei no meu futuro, e eu fiquei realmente preocupado. Comecei a pensar que esta geração (e provavelmente a próxima) está condenada a ver esse tipo de filme, sem graça e sem inspiração, para o resto de suas vidas. A aquisição da Fox pela Disney parece aqueles filmes sci-fi pós-apocaliptico que mostra algumas grandes empresas goernando o mundo (como se precisássemos de mais eventos bizarros pós-apocalípticos no mundo agora). E o que mais me surpreende: todos estamos caindo como patinhos no papo deles. O que são essas críticas positivas desse filme?? Só pode ser delírio coletivo.

 

Não há mágica nem mitologia nenhuma aqui. E nenhum esforço para torná-lo dramaticamente convincente, quando o script e a edição não conseguem sequer lidar com os plots paralelos direito e o filme rapidamente se torna insuportável. E não, ao contrário dos dois filmes anteriores, a familiaridade não é o principal problema aqui, mas a BAGUNÇA completa q o enredo e as motivações da história são. Personagens mudam de lado sempre que é conveniente para a ação; Os novos são introduzidos apenas como cameo de atores famosos (com Benicio Del Toro sendo full Jack Sparrow e Laura Dern, uma das melhores atrizes de nossa geração, é relegada a um personagem embaraçosamente inútil) enquanto os antigos não tem nada a oferecer. Rey, o personagem principal, mais uma vez não tem ARCO. Onde está a jornada do herói, de onde tudo isso começou? Joseph Campbell deve estar revirando os olhos no seu túmulo. Quando todo mundo reclamou q a Rey já saber como dominar a Força no primeiro filme era um grande problema (enquanto Luke precisou de três filmes e uma mão para aprender), todos disseram: "não se preocupe, no próximo eles vão explicar tudo tudo vai fazer sentido!". Então, tá aí, não havia absolutamente nada, era apenas um recurso fácil, gratuito e covarde. Aquele momento final quando Rey usa a força para ajudar os rebeldes seria muito mais forte se ela estivesse usando pela primeira vez, certo? Mas não, nós já a vimos usando um monte de vezes nesse filme e no anterior .... Então, quando acontece, não há impacto. Então, sobre o q são esses novos Star Wars? O que ela tem para crescer ou para aprender? E pior, por que devo ME IMPORTAR COM TUDO? (especialmente considerando Kylo Ren, quem deveria ser o principal malvado e ameaça desses novos filmes, é o vilão mais incompetente e chato de todos os tempos, e acabamos o filme sem uma visão clara do que ele realmente quer! E o Treinamento dela com o Luke, q era a GRANDE expectativa desse, tem uma resolução bizarramente frustrante: ela desiste no meio (pq afinal ela já é foda), e quem aprende uma lição no fim é ELE. hahah).

A história acaba ficando uma confusão só. Os roteiristas parecem não ter idéia do que dizer ou pra onde ir, o que importa é introduzir bichinhos e personagens aleatórios para vender brinquedos. Na boa, Hollywood PIROU de fazer isso com Star Wars (e olha q nem me considero um fanático pelos originais, mas reconheço o quanto são importantes e um grande exemplo de narrativa blockbuster bem feita. Isso aqui é um desrespeito a tudo de bom que a franquia ja teve).

Eu não me importo com os grandes blockbusters como os que a Marvel faz, que são genéricos ou apenas mais do mesmo, o problema são filmes como esse, que falham no sentido mais básico: entreter.

Não conte comigo nesse delírio coletivo. Adeus para esta franquia. Me recuso a ver os próximos.

E que a força dos bons filmes esteja conosco nas próximas décadas.

nota: 2

(ganhou 2 pontos pela coreografia da luta Rey + Kylo, que foi bem decente. Uma pena que, como todo o resto, nao serviu de nada e nao fez diferença nenhuma).

 

--------------------------------------

https://soundcloud.com/cellardoorbr

Livia
Foto de Livia

Cara, eu estava discutindo isso agora pouco com meu irmão. A disney achou a formula de fazer dinheiro com filmes e está aplicando ela em todas as suas franquias. Eu detestei o filme, e sou obrigada a concordar com tudo que você falou. O filme acabou pra mim hora que a laura dern falou q precisava ficar na nave pra pilotar. Perai, a porra da nave viaja no hiperespaço, na velocidade da luz, e não tem uma bosta de piloto automático?

Pior que isso só o Snoke. Vendido como um vilão fodão, super poderoso, morreu da forma mais retardada possivel, sem mostrar a que veio, sem mostrar nada.

FIco com medo do adam driver enterrar a carreira dele igual o Hayden Christensen fez.

 

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Dré
Foto de Dré

Meu deus, que exagero. Típico de quem leva Star Wars a sério demais.

Achei o filme ótimo, talvez o melhor da franquia - se não tivesse aquela sequência de achar o Benicio Del Toro no meio, que desanda a narrativa legal, seria melhor.  Tecnicamente nem se fala, já que a Disney sabe entregar. 

A cena do Luke dando beijinho no ombro espacial já é icônica. 

Não morro de amores por SW, a primeira trilogia é mais legal pelo fator histórico e a segunda tem o Hayden Christensen fazendo tudo aquilo. Até acho estranho os fãs reclamarem porque parece que só agora estão levando a sério mesmo a saga no cinema. 

agraciotti
Foto de agraciotti

O Hayden Christensen é Daniel Day Lewis perto do Adam Driver.

E agora que matarm o Snoke (foda-se spoiler), só sobrou ele o Domhnall Gleeson como os grandes vilões, justamente as piores escolhas de casting do filme. E os piores vilões da história. Dois patetas ne.

Serio...o q sobrou pro próximo filme? O Imperio Contra-Ataca terminava com Luke descobrindo sobre Darth Vader, perdendo um braço, Hans Solo congelado, tudo parecia perdido. Qual o cliffhanger desse? PRA QUE vou ver o proximo?

Sem contar essas ideias nada a ver. Leia usando a Força? Fantasma do Yoda trazendo raio? Luke se materializando à distância pela galáxia? Desde quando isso existe nesse universo?

Nao sou contra novas ideias, pelo contrário, quero q tenha novidade mesmo. Mas o problema é q nao estebelecem novas regras, nova mitologia....tudo é apenas uma grande aleatoriedade de personagens, tramas e dramas, sem consequencia e coerência nenhuma. Tanto que tudo nesse filme me pareceu uma grande trollagem com as milhares de teorias dos fãs (sobre quem é o snoke, sobre a origem da rey, sobre como seria o treinamento dela com o luke, etc). No fim nada era nada. LOL.

AINDA BEM q não sou lá dos mais fanáticos pelo universo Star Wars, senão iria querer me matar depois desse filme.

 

--------------------------------------

https://soundcloud.com/cellardoorbr

agraciotti
Foto de agraciotti

Acho q vc nao leu o q escrevi. Jamais levei a sério, nunca me considerei fã e sempre achei bobinho. Mas quando revi a trilogia original antes de ver o Force Awakens entendi o apelo e a longevidade q aqueles filmes tem. É mitologia e fantasia redondinha, criativa e bem narrada. 

esses novos são totalmente desleixados. Nao só bagunçam tudo o q os originais tinham de melhor como não conseguem desenvolver NADA de novo e interessante. Achei esse nao só o PIOR de todos (BEM pior q as prequels), como é candidato fácil a um dos piores filmes dos últimos anos.

Eu saí realmente revoltado. E olha q eu sempre entendo o valor das criticas e opiniões divergentes...Consigo compreender sempre quando algum filme q muita gente gosta não me agrada, como o Blade Runner 2049, Mulher Maravilha ou Logan. Consigo tomar uma cerveja com alguém q adora esses filmes e bater um papo na boa. Mas se alguem me diz q gosta desse Last Jedi eu tenho vontade de socar.

 

--------------------------------------

https://soundcloud.com/cellardoorbr

Pringles
Foto de Pringles

Eu não ligo muito pra história quando vejo Star Wars. O importante é ter cenas de ação de impacto e assistir de preferencia numa sala IMAX com som poderoso. O ultimo filme eu vi assim, e acabei gostando apesar de achar a personagem um pouco sonsa. Dessa vez não vai dar pra ir a SP nesse fim de ano e vou ter que me contentar em baixar o filme, o que diminui bastante o impacto desse tipo de filme. 

Ainda não assisti - só me diga uma coisa: tem boas cenas de ação? lutas com os sabres de luz?

agraciotti
Foto de agraciotti

Pringles wrote:

Eu não ligo muito pra história quando vejo Star Wars. O importante é ter cenas de ação de impacto e assistir de preferencia numa sala IMAX com som poderoso. O ultimo filme eu vi assim, e acabei gostando apesar de achar a personagem um pouco sonsa. Dessa vez não vai dar pra ir a SP nesse fim de ano e vou ter que me contentar em baixar o filme, o que diminui bastante o impacto desse tipo de filme. 

Ainda não assisti - só me diga uma coisa: tem boas cenas de ação? lutas com os sabres de luz?

Tem uma boa cena de luta. Muito bem coreografada e badass. Mas tem resolução frustrante e non-sense, como todo o resto.

 

--------------------------------------

https://soundcloud.com/cellardoorbr

Odnanref
Foto de Odnanref

Em breve, tecerei um caloroso discurso em defesa de Mark Hamill e contra o desprezo por Luke Skywalker

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

Leão da Barra
Foto de Leão da Barra

Admito que não sou esse entusiasta todo de Guerra nas Estrelas, mas não entendi o por que de tanto ódio com esse filme. Eu gostei bastante, diverte, nem parece ser tão longo (muito embora eu reconheça que tem ali uma bela barriga na sidequest de Finn, totalmente desnecessária).

Muitas reclamações são de coisas que sempre existiram nos filmes. "Ah, Rey aprende a usar a Força do nada". Caralho, Luke sai de fazendeiro no deserto para piloto rebelde em quinze minutos! Quando foi que ele aprendeu a pilotar?

"Ah, Snoke é um vilão que aparece do nada e morre do nada!" isso é quase uma tradição da série: Boba Fett, Darth Maul etc etc etc.

Enfim. Vocês estão bem amargos, vamos diminuir esse lúpulo aí.

--------

Falta de Esculhambação

 

Terenzi
Foto de Terenzi

Finalmente eu assisti isso. Tirei o fim de semana pra ver dois filmes que vocês detonaram, Star Wars e Liga da Justiça. Eu achei tão ruim quanto os últimos. Basicamente com os mesmos defeitos. O negócio é que a história é bem ruim, o roteiro um queijo suiço e os atores péssimos!!!!

Aquela sena da morte do Snoke poderia ter sido mais bem aproveitada por exemplo se o Kylo Ren tivesse imediatamente após matar os guardinhas de araque demosntrado que fez tudo de caso pensado porque na verdade tava de olho no trono e sabia que não conseguiria derrotar o Snoke no mano a mano. Ele teria se mostrado um puta de um vilão badass. Daí era só dar um jeito de salvar a Rey (sem ser por méritos dela porque isso não faz sentido)

O sidequest do Finn deveria realmente ser totalmente cortado. Não agregou absolutamente nada a não ser criar uma ligação entre ele e a japa pra liberar a Rey pro piloto. Mas apesar de toda ruindade não odiei o filme assim tb. Achei o ódio exagerado.