Morre Robert Jordan

1 post / 0 new
Bennett
Foto de Bennett
Morre Robert Jordan

Morre hoje, dia 16 de setembro de 2007, aos 58 anos, de uma doença cardíaca, o escritor norte-americano Robert Jordan. Provavelmente não vai significar nada para a maior parte de vocês, mas Jordan é autor do épico de fantasia The Wheel of Time, fenômeno editorial da literatura de fantasia que eu tenho acompanhado desde 1995, e uma obra que ele agora deixa sem conclusão.

Falando honestamente, desde os últimos 5 ou 6 livros, a série tem ido ladeira abaixo, mas eu sempre acompanho...é uma coisa afetiva. O primeiro livro foi publicado em 1990, e mais ou menos até o quarto volume, é uma série muito boa, mas que é em geral tida com muitas reservas por leitores de fantasia (a fama do Robert Jordan não é tão distante da do Paulo Coelho aqui no Brasil, dentre os fãs de fantasia). Cada livro tem em média umas 700 páginas, então a coisa é realmente épica, apesar de que o grau de embromação estava alto demais nos últimos anos.

O décimo segundo livro, A Memory of Light, fica no momento sem previsão de publicação, e é provável que algum outro escritor seja chamado para concluí-la, provavelmente com o auxílio da mulher de Jordan, Harriet. Se é que não vai ser a própria Harriet a terminar o livro.

Uma das grandes piadas feitas pelos fãs da série ("E se Jordan morrer antes de terminar WoT?"), virou realidade no dia de hoje.

R.I.P.