Nodame Cantabile

4 posts / 0 new
Último post
Bennett
Foto de Bennett
Nodame Cantabile

Como nada tem me entusiasmado muito no cinema, e as séries estão na entresafra, apesar de eu ter uma fila enorme de filmes antigos e semi-recentes para ver, tenho mesmo é me investido de corpo e alma no universo dos animes. E sim, estou aqui para recomendar MAIS um "anime para menininhas e jovens damas", Nodame Cantabile. Abandonem qualquer preconceito que vocês tenham em relação a esse tipo de material: vale demais a pena assistir a este e outros desenhos japoneses voltados principalmente a um público-alvo feminino. Tenho achado esses animes muito mais interessantes do que os de ninja e robô gigante.

A história se passa em um conservatório, em 23 capítulos (ainda não se sabe se haverá uma segunda temporada), e trata das aventuras românticas e estudantis de dois alunos, Nodame e Chiaki, acompanhados de um grande elenco de coadjuvantes. Nodame é uma menina meio esquisita, extremamente avoada e ligeiramente insana, uma pianista genial porém totalmente fora de controle e musicalmente imprevisível. Já Chiaki é um rapaz estudioso, esforçado e metódico, um pianista e violinista extremamente controlado, aspirante a maestro, arrogante mas com bom coração, cujo único problema é ter um medo insuperável de viajar de avião. As maiores oportunidades para ele se encontram todas na Europa, mas pelo pavor de voar ele acaba ficando enclausurado no Japão.

Nodame se apaixona por Chiaki, que não se interessa muito pela menina, e atua de forma ambivalente em relação a ela. Os dois são vizinhos de apartamento, e logo Nodame se convida a jantar diariamente com Chiaki (que também é um ótimo cozinheiro), e de certa forma também o elege como professor. Da mesma forma que Nodame, outros personagens também reconhecem o talento de Chiaki e começam a gravitar em torno dele, com a subseqüente formação de uma orquestra de amadores que aos poucos vão se tornando profissionais.

O desenho acompanha a evolução do relacionamento Nodame/Chiaki, ao mesmo tempo que retrata o cotidiano de alunos e professores do conservatório, em um tom que pende para o realismo na maior parte do tempo, mas tem suas incursões pelo bizarro, como é natural em animes. Se isso tudo soa material para novela, de certa forma é...e até houve uma novela baseada no mangá que deu origem à série. Mas isso não torna ela menos inteligente, bem escrita e animada, e os 23 capítulos são costurados de forma tão coerente e, ao final, emocionante, que quem resolver não assistir por causa disso vai perder um grande desenho. Por outro lado, quem decidir não ver também não vai sentir falta da adorável Nodame, como eu já estou sentindo desde já, torcendo para que a segunda temporada seja produzida.

rodriguez
Foto de rodriguez

(ressuscitando aqui rapidinho)

Terminei de assistir agora e realmente é um grande desenho. Os 23 episódios passam voando e mesmo com todas as peculiaridades (que muita gente não gosta) dos animes o resultado final é quase sensacional, bota muita série voltada pro "público feminino" no chinelo.

Faz marmanjo se emocionar, eu fiquei todo babaquinha.

Ah, e confirmaram a segunda temporada! Sugoi!

 

Bennett
Foto de Bennett

Pô, que bacana que vai ter mais Nodame Cantabile. Estava achando que eu ia ficar sem saber o que acontece na Europa.

rodriguez
Foto de rodriguez

Como sempre vai ser engraçado ver dublador japonês falando outra língua.