This Film Is Not Yet Rated

1 post / 0 new
Bennett
Foto de Bennett
This Film Is Not Yet Rated

Documentário sobre o sistema de censura privada da MPAA, implantado décadas atrás por Jack Valenti, que vitimiza centenas de diretores anualmente (ganhar um NC-17 é morte comercial nos EUA), a partir de critérios imbecis e muitas vezes irracionais, implementado por meio de um processo sem transparência, que em grau recursal é ainda mais injusto do que em instância originária.

O filme mistura um jornalismo investigativo à la Michael Moore (sem os exageros), com o diretor Kirby Dick fazendo entrevistas e ao mesmo tempos tentando descobrir, com o auxílio de duas detetives, quem são os membros que compõem o painel responsável pelas classificações - é um painel secreto! As entrevistas são interessantes, e alguns diretores famosos participam, putos da vida com a MPAA (Atom Egoyan, John Waters, Mary Harron, Kevin Smith, Matt Stone, Kimberly Peirce, Wayne Kramer). A Maria Bello também dá uma entrevista, e diz se sentir aviltada por The Cooler ter recebido um NC-17 originalmente por causa dos pentelhos dela, enquanto Scary Movie levou apenas um R. Kirby também entrevista autores inteligentes (Lawrence Lessig e Jon Lewis), ex-membros do comitê de classificações e um advogado.

Por meio de diversas comparações entre classificações concedidas a filmes, o documentário revela um sistema misógino, conservador, homofóbico e procedimentalmente injusto. Em grau de recurso, os apelantes são forçados a ter no painel dois representantes do clero, apontados pela MPAA (um católico, e outro episcopal), e em nenhum momento podem saber os nomes dos responsáveis pelo julgamento (em ambos os graus). O poder concentrado de que o cartel cinematográfico dispõe acaba impondo um sistema de censura privada absurdo, hipócrita e mais imoral do que qualquer filme que tenha recebido uma classificação NC-17.

This Film Is Not Yet Rated não mostra nada que a gente que acompanha o sistema da MPAA não saiba, mas é bastante didático para quem não tem contato com esse universo, e expõe a MPAA como o órgão representante do demônio na terra que é.