Silent Hill

9 posts / 0 new
Último post
quase nada
Foto de quase nada
Silent Hill

Minha sensação vendo esse tipo de filme deve ser igual a da sua mãe vendo um filme com o Richard Gere. Joguei os 4 silent hill's e sou fanzoco da série.

Mas o filme é ruim que dói, tem umas coisinhas legais, mas o resto é um fiasco, desrespeita o material original, é chato, bobo e falha desgraçadamente ao tentar passar um clima de suspense.

- No jogo, a cidade não é povoada, mas o Silent hill do filme tem mais gente que a Bahia. O clima de desolação vai por água abaixo quando começa a aparecer dezenas de personagens (o mesmo erro do Land of The Dead) rola até um churrasco.
- A trama paralela envolvendo o marido da protagonista é desnecessária e chata.
- A história é ruim e não tem nada de complexo, o final não é aberto, é até muito mais auto-explicativo do que deveria ser, o Ebert é meio burro. Não precisa de nenhuma teoria mirabolante pra entender esse filme. O pessoal que não ve cinema asiático fica meio tapado.
- CGI porco, beirando o constrangedor, as baratas gigantes (que seguem o Pyramid Head) são do nível daqueles escaravelhos do Retorno da Múmia. Deve ter sido coisa de produtor "vamos botar umas baratas gigantes pra deixa-lo mais grotesco".
- Aquele efeito morph, que aparece quando as paredes estão se transformando, dá pra fazer na minha geforce 6.

Mas nem tudo é desgraça.

- As músicas são boas, aquele trip-rock baixo astral de sempre.
- O Pyramid Head tem boas cenas (apesar das malditas baratas de cgi) uma delas é clássica.
- A cena do arame farpado ficou legal, é meio clive barker, meio Hellraiser, meio plague ragues.
- Pega no tranco no terço final.

Nota 4,63 (Não ficou bom, é muito longo e embanana a história original, pega elementos dos 2 primeiros jogos e faz uma micarê, ficou bobinho. Um japa teria feito um silent Hill melhor, mas a grana falou mais alto no ouvido da konami.)
Bregometro 8 (atores ciganos, tem uma sósia da naomi Watts que me deu pena. Eu ri alto numa hora que uma velha chama uma mulher de bruxa e faz com os dedos o simbolo de heavy metal. A coreografia das enfermeiras ficou daiane dos santos de tão ridículo, eu pensei que elas iam dançar thriller. O nome da protagonista é Rose "da Silva", ai é pedir pra apanhar.)
NCN 1 (não assusta, não diverte.)

João Lucas
Foto de João Lucas

Minha nota é 7,87. O filme tem ótimas cenas (Pyramid Head e a dos arames, como você falou) e a história não compromete.

Bennett
Foto de Bennett

Então, dou um 5,25 para Silent Hill, com alguma boa vontade.

Não é um filme ruim, mas está longe de ser um filme bom. Mantenho tudo o que eu disse naquele post do filme*log sobre videogames e arte, mas superestimei demais o Christophe Gans e o Roger Avary. É uma bela oportunidade desperdiçada esse filme, porque no que ele acerta, ele acerta em cheio. Gostei da direção de arte, tanto da Silent Hill pré-sirene quanto da Silent Hill pós-sirene. Gostei demais da trilha sonora, quando ela reproduz a excelente trilha dos jogos. Gostei dos CGIs, que apesar de óbvios são bacanas. Gostei bastante de alguns ângulos de câmera, imitando os do jogo. Gostei muito da Radha Mitchell, que carrega o filme inteiro nas costas e é a única do elenco que não está atuando tetricamente mal...

Agora...DETESTEI a história, uma mistura muito mal escrita de elementos dos dois primeiros jogos com uma trama nada a ver surrupiada de The Ring e trocentos outros filmes de fantasma vingador. Detestei as atuações do elenco inteiro com exceção da Radha Mitchell. Detestei a sub-trama tosca do Sean Bean, que o Quase Nada tem razão, é inteiramente dispensável. Detestei os momentos de revisão/explicação didática da trama que o roteiro faz questão de colocar nos momentos mais inoportunos. Detestei o diálogo totalmente "on the nose" do Roger Avary (uma cena é fantástica...um monte de cinzas caindo e a Rose fala "Cinzas..." para si própria). Detestei ver o Pyramid Head, apesar de bem feito, totalmente fora de contexto no filme. Detestei o ritmo do filme, que não é exatamente chato mas é blasé demais para um filme de horror (tenso como um sarau na casa da Judi Dench...exatamente o contrário dos jogos, em que você fica desesperado quando ouve aquela sirene tocar). Enfim, detestei muita coisa, e muita coisa importante.

Mesmo assim, não é um filme de todo ruim. É um filme meio besta, só isso. Se tivessem adaptado literalmente a trama do segundo jogo teria ficado bem melhor. Aliás, pra falar a verdade, acho que algum fã com tempo em mãos pode fazer uma versão muito melhor do filme apenas cortando as cenas do Sean Bean. Silent Hill ficaria com meia hora a menos, não perderia absolutamente nada em termos de inteligibilidade da história, e seria um filme razoavelmente superior. Se o fã hipotético cortasse todas as cenas sala-de-aula em que o filme mostra flashbacks explicando o que aconteceu, e aquela cena da Rose da Silva com a metade maléfica da filha no hospital (o filme cortaria de volta para a igreja logo depois daquele clarão quando a Rose entra no quarto), ficaria melhor ainda. O charme da Silent Hill dos jogos é que você tem uma vaga, vaguíssima idéia do que ocorreu na cidade. Sabe que houve um culto por lá, mas as coisas param por aí, por um bom motivo. Você não ter idéia do porquê de tudo ser daquele jeito é o motivo da ambientação ser tão perturbadora e dantesca como é (nos jogos - no filme é 100% blah). Você tem algumas pistas muito indiciárias de eventos horríveis, e faz as relações que quiser, com informações bastante fragmentadas. O filme tinha que ser mais ou menos assim também. Mas não, é totalmente zémanético, explica tudo direitinho, e o que é explicado é francamente a coisa mais sonsa do universo. Provavelmente tiveram medo de serem herméticos - confirmando aquela regra que eu tracei de cineastas adaptando videogame subestimarem a inteligência dos espectadores - e fizeram um filme de horror padrão sem nenhuma inspiração, que tem gosto de isopor com vento. Se eles tivessem sido semi-herméticos e optado por uma adaptação literal do segundo jogo, fariam sucesso pelo menos no circuito alternativo, e talvez até o público mainstream tivesse gostado do filme.

Quase Nada wrote:
Eu ri alto numa hora que uma velha chama uma mulher de bruxa e faz com os dedos o simbolo de heavy metal.

Eu também, o que foi aquilo?

Quase Nada wrote:
A coreografia das enfermeiras ficou daiane dos santos de tão ridículo, eu pensei que elas iam dançar thriller.

Aquela cena parece uma mistura de clipe do Marylin Manson com clipe do Lion Heart.

Mesmo com todos esses defeitos, acho que Silent Hill é o filme de videogame mais decente já feito até agora. Meio triste, mas é verdade. Os cinematics de Silent Hill 2 são bem melhores que Silent Hill, o filme, mas Silent Hill, o filme, é bem melhor do que coisas como Double Dragon, Super Mario Bros., Tomb Raider, e outros filmes baseados em jogos.

quase nada
Foto de quase nada

João Lucas wrote:
Minha nota é 7,87. O filme tem ótimas cenas (Pyramid Head e a dos arames, como você falou) e a história não compromete.

A historia não comprometeria se fosse baseado apenas na cabeça do roteirista, mas pra quem é fanzoco, compromete sim.

quase nada
Foto de quase nada

Realmente mizukami, a coisa que me deixou mais triste foi terem feito o filme de forma besta, ele é um R mas tem horas que parece um pg 13, parece o Stay alive, com aquele gorezinho pra adolescente. A cena que mais gosto é na hora que a sra. Da Silva vai no quarto da menina queimada, onde tem uma enfermeira chorando de costas, ficou bem lynch, mas o diretor cai na besteira de mostrar o rosto da enfermeira, ficaria muito mais sinistro ter deixado ela de costas. Silent Hill é isso, terror psicológico, sugestão. Eu teria podado as cenas do marido e daquela gang da igreja.

Bennett
Foto de Bennett

Fala sério, só aquela cena do monstro-porta no 2 já valeria a pena ver na tela, mas eles optaram por fazer uma trama centrada em uma mocréia cultista. Impressionante como os jogos são mais maduros do que esse filme.

quase nada
Foto de quase nada

Eles fizeram uma coisa meio anti-religião, mas isso é tão século passado, achei a história muito ruim, só de pensar me dá raiva.  

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

Concordo totalmente com vocês, aqueles tutoriais dentro do filme me deram raiva, o charme do jogo é que você fica no escuro quanto ao que realmente aconteceu em Silent Hill, e nem importa, por que o foco é o que está acontecendo com o seu personagem naquele momento. Mas tem pelo menos uns 30% de filme muito bom ali (quando tentam ser fiéis ao jogo), pena que os 70% restantes não passem de puro lixo. E, francamente, é um dos filmes de horror mais sonsos que já vi na vida, aquilo ali não assusta nem meu irmão de sete anos.

Charllie
Foto de Charllie

Gans comenta sobre o que estava errado em Silent Hill...

Notícia Aqui