Reflexões pseudo-sociológicas sobre a comunidade Guild Wars

19 posts / 0 new
Último post
Bennett
Foto de Bennett
Reflexões pseudo-sociológicas sobre a comunidade Guild Wars

Sucumbi à total nerdeza.

Depois de um fim de semana inteiro vendendo um item especial do evento de Natal de Guild Wars, as infames candy canes (removem toda a penalidade por morte, 1k cada!), que eu havia armazenado durante as celebrações, tomei gosto pelo mercado e decidi vender alguns itens que eu consegui recentemente...no eBay de Guild Wars, o Guild Wars Guru Auctions:

Notem a armadura que minha personagem está usando nas fotos...é uma das famosas armaduras de 15k (15k por cada uma das 5 peças, mais uma soma vultosa de ouro em itens raros para a confecção, mais cerca de 40k em tinta preta - porque é super-ultra-fashion ter uma armadura toda preta). Metade do dinheiro das candy canes, que me fizeram rico de um dia para o outro, foi gasto nessa armadura. Que não tem nível de defesa mais forte, apenas é mais desejável porque é sinal de status. Estou achando uma coisa BIZARRÍSSIMA essa minha incursão pelo mundo dos MMORPGs, porque realmente é um microcosmo da vida real - com anões e dragões -, fiel até nas futilidades.

Essa minha armadura é o equivalente de um terno Armani na vida real. Eu precisava comprar? Não. Podia gastar o dinheiro comprando skills, fazendo coisas mais úteis. Mas...decidi que minha personagem merecia isso. Sei que é totalmente babaca e irracional, algo que eu nunca faria na vida real, mas o ambiente virtual de Guild Wars me dá um impulso irresistível de agir uma patricinha fútil. Como é muito divulgado, esses MMORPGs em parte são uma grande brincadeira de bonecas para adolescentes espinhentos.

O end-game de Guild Wars - ou seja, aquilo que você faz depois que termina o jogo - é totalmente orientado por grana. O mercado acaba virando um jogo em si, e as cidades viram uma mistura de shopping center com bazar. Muita gente querendo vender coisa, muita gente querendo comprar, e mais importante, gente querendo se mostrar. Quando aparece outra monk com a mesma armadura que a minha usa, eu até sinto uma certa tristeza. Sim, é uma coisa meio gay, apesar dos aborrescentes que povoam o jogo não perceberem isso. Aborrescentes homens, porque MMORPGs são um fenômeno predominantemente masculino, apesar de mulheres estarem começando a embarcar de corpo e alma em jogos como World of Warcraft (que atualmente é quase um Orkut americano).

Mas não se exibe apenas armaduras e itens. Agora, com Factions, também temos "títulos". Pequenos trechos de texto que são exibidos abaixo do nome do seu personagem, e que representam coisas das mais absurdamente inúteis que você pode fazer no jogo. Quase todas dão um trabalho medonho (tipo explorar 100% do mapa, ficar bêbado por mais de 1000 minutos, perder 100000 jogos de azar, etc.), mas também são símbolo de status. Você escolhe que título quer exibir, e os mais difíceis causam admiração e espanto. Eu só tenho um até agora, Tyrian Explorer (60% aberto do mapa de Tyria), e não ligo para isso. Mas há pessoas obcecadas por títulos, e que gastam muito, muito ouro para, por exemplo, comprar bebida e ficar bêbado para ganhar o título Pinguço Plus.

Além de exibições de armadura e títulos, as cidades são cenário para exibições de dança coletiva, jogos de siga o líder, papel, tesoura e pedra, simulações de praia de nudismo, etc. Mas esses são momentos de lazer: todo mundo vai trabalhar para conseguir mais grana e comprar os acessórios da moda (tipo as espadas que eu estou tentando vender). Trabalhar significa "farmar", ou seja, "to farm":

  • matar monstros para conseguir "drops" (armas, ouro, escudos, itens raros);
  • fazer "chest runs" (correr pelo mundo afora procurando baús de tesouro para abrir - chaves custam grana e o investimento raramente compensa, mas de vez em quando você acha ótimos itens que podem transformá-lo em um trilhardário da noite para o dia);
  • procurar chefes para, quem sabe, conseguir um "green drop" (itens especiais que apenas chefes dropam, e que são raríssimos);
  • fazer "runs" (levar jogadores de carona de um canto a outros do mapa, por grana);
  • barganhar no mercado (bem no estilo "La garantia soy yo").

Enfim, além do jogo normal (PvP, player versus player, e PvE, player versus environment), há esse componente social totalmente bizarro, que é tão idiota quanto é viciante. E isso porque Guild Wars não é um MMORPG no sentido técnico da palavra, e é amigável a jogadores casuais. Jogos mais hardcore como World of Warcraft são mais desesperadoramente imersivos e conseguem construir um ambiente virtual muito mais convincente. Guild Wars ainda tem um jogo por trás de toda pavonaria, mas WoW é coisa séria. É trabalho, é drama, é um outro mundo, para quem não gosta muito desse aqui (as pessoas até se casam em WoW). Ironicamente, é exatamente o mundo real que criou esses outros mundos virtuais, e o fato de que trocentos milhares de jogadores preferem, em relação a ele, uma floresta com elfos com os mesmos defeitos da vida em carne e osso, é algo que está rendendo e vai render um monte de artigos acadêmicos que ninguém vai ler, ou vai ler e esquecer em 24 horas (tipo aquelas teses sobre o disco Araçá Azul, do Caê).

Além de todo esse aspecto mariposa glamourosa que é o Guild Wars Mall, também há um aspecto político. Os jogadores não têm nenhuma influência na vida política das cidades (meio redundante, eu sei), que seguem o script do jogo, mas os assuntos internos de guilda são outros. Há hierarquias internas e externas, disputas, picuinhas, trabalho (do tipo "Farme 5000 faction Kurzick ou Luxon diariamente ou seja expulso da guilda, escravo!"), jogos obrigatórios com horário marcado, etc. Eu não me envolvo muito com a minha guilda, porque é mais relaxada e também porque não tenho saco. Mas para quem quiser brincar de chefe e político, é um playground.

Assim é a vida em Guild Wars. Se algum dia eu mandar um email para vocês com as palavras "Socorro, estou preso em Cantha!", por favor liguem para o Virtua e peçam para desligarem minha conexão.

Meirelles
Foto de Meirelles

pois eh Bennett, to baixando uns videos lah do site pra poder me inteirar sobre o jogo, pq pagar 50 dolares e nao curtir eh barra, mas vc falando parece ser interessante

o q eh isso? davi e golias ou eh um guia espiritual?

Imagem

nao consegui por a imagem aqui :(

Charllie
Foto de Charllie

Caratzo isso me lembra meus tempos de Ultima On-Line, era assim mesmo. Totalmente irracional passar horas "trabalhando" para comprar itens diversos e ficar buscando titulos.

Bennett
Foto de Bennett

Na foto é um assassino com um minipet Rurik. Quando seus personagens fazem aniversário de um ano de existência, você ganha um presente. No primeiro ano foi um minipet, que você pode tirar e fazer passear durante as missões. O do cara é um Rurik (personagem do primeiro jogo), bem raro por sinal, vale uns 100.000k.

EDIT.:

Charllie wrote:
Caratzo isso me lembra meus tempos de Ultima On-Line, era assim mesmo. Totalmente irracional passar horas "trabalhando" para comprar itens diversos e ficar buscando titulos.

Eu me lembro quando você me levou um dia para um servidor de Ultima para me mostrar como era, nós ficamos uma meia hora trabalhando na mina.

 

Meirelles
Foto de Meirelles

bom estava discutindo com um aluno meu sobre esse jogo, ele eh um "expert"(eu q nao sei nada neh hehehe), ele me disse q sao 50 dolares/ mes!??!?! isso confere?

Bennett
Foto de Bennett

Seu aluno não deve ser um expert na coisa, porque Guild Wars exige uma taxa única de 50 dólares por jogo, não por mês. 50 dólares para o primeiro jogo, e mais 50 por cada expansão que você decidir comprar. Uma vez feito o pagamento, você não precisa gastar mais nada.

Meirelles
Foto de Meirelles

eu acabei de comprar o cs source, entao vou dar um tempinho pra poder entrar nesse novo mundo, mas to gostando do q to lendo

quase nada
Foto de quase nada

Minha dúvida é: quem dança melhor, os personagens do GW ou do WoW?

Bennett
Foto de Bennett

GW, sem dúvida alguma. Todas as danças, quase, têm alguma referência à cultura pop. O necromancer homem dança como metaleiro, o elementalista homem dança como a Elaine Benes, o ritualista homem como Napoleon Dynamite, a warrior mulher como a Uma Thurman em Pulp Fiction, os mesmers têm uma dança irlandesa à la Michael Flatley/Riverdance, e assim por diante.

Meirelles
Foto de Meirelles

Elaine Benes personagem em seinfeld?

Bennett
Foto de Bennett

Essa.

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

Fora o monk que faz um kati de kung fu shaolin estilo louva-a-deus.

Meirelles
Foto de Meirelles

Bennett wrote:
Essa.

vou procurar um video entao, pq as pernas tortas e o dedao sendo jogado pra tras eh impagavel!!!

quase nada
Foto de quase nada

Eu vi no youtube que o ritualista homem dança igual ao napoleon dynamite.

E sobre a polemica de quem dança melhor, gw ou wow, tem esse video:

Mas, realmente, guild wars detona no quesito malemolencia e samba no pé:

To pensando em pegar esse jogo só pra ficar dançando, pois odeio mmorpg.

Bennett
Foto de Bennett

Em algumas cidades o pessoal tira a roupa e fica dançando ao invés de jogar, você se sentiria em casa, QN. Vendi minha Golden Phoenix Blade, por falar nisso.

Meirelles
Foto de Meirelles

nego nao faz nada da vida, os personagens fazendo YMCA foi muito hilario!

quase nada
Foto de quase nada

Tem algum patch de nudez?

Bennett
Foto de Bennett

Não tem, mas dá pra você ficar de roupas íntimas. Dá pra você lutar assim também, mas você morre mais rápido porque não tem armadura.

Pringles
Foto de Pringles

Passei pelo mesmo em Ragnarok.. vendendo e comprando itens caros e valiosos até que me perguntei: porra oq eu to fazendo aqui?