Download de LOST na 'net liberado

4 posts / 0 new
Último post
Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood
Download de LOST na 'net liberado

Distribuidores declaram que não é crime baixar seriados da internet

27/03/2006

Escrito por: David Denis Lobão

Editado por: David Denis Lobão




Tá liberado - Não é crime baixar seriados da internet



Em matéria publicada pela revista Época recentemente sobre a distribuição de séries e músicas na internet para uso em aparelhos de Ipod, deixou-se claro que o Ministro da Cultura Brasileiro Gilbero Gil não é totalmente contrario a idéia.



Segundo a reportagem o ministro é um dos artistas favoráveis a idéia dos direitos “parcialmente reservados” que garante o pagamento de royalties aos músicos em caso de venda de CDs ou execução em filmes e novelas, e em caso de exibição na TV ou venda em DVD para os seriados.



Debate provocado graças í  â€œLost” e “24 Horas”



A discussão causou polêmica e voltou í  cena hoje graças a uma matéria publicada no jornal Agora São Paulo sobre o sucesso das séries “24 Horas” e “Lost” na Internet, onde fãs baixam os episódios recém exibidos nos EUA.



Segundo declaração de Elie Wahaba (Gerente Sênior VP da América Latina e Caribe da Fox) ao jornal paulistano não é crime baixar episódios disponí­veis na internet desde que seja para uso próprio “As pessoas baixam porque querem assistir antes”, o problema para a Fox seria a comercialização destes episódios em CDs ou DVDs sejam na própria rede mundial de computadores ou em barraquinhas e standes.



Já Stefania Granito (Gerente de Marketing dos canais da Sony como AXN e Animax) concorda com o Elie: “Os fãs promovem grupos de discussão na Internet, e isso ajuda na divulgação da série. Nos sites, eles disponibilizam links para quem quer baixar os capí­tulos para ver ou rever. Não consideramos que isso seja pirataria porque eles não estão comercializando o programa”.



E como fica o fã?



Seja como for, o debate na mí­dia trouxe um final feliz para o fã que baixa da internet seus episódios preferidos de animes, seriados e outros programas exclusivamente para ver em seu PC ou Ipod, prática muito comum entre fansubbers brasileiros, pois poderão continuar fazendo-o sem medo de estar cometendo um crime, apenas guardando seu seriado favorito no PC como guardariam em uma fita VHS ao gravar da televisão



TOP 10 – Animes e Tokusatsus



Que “24 Horas” e “Lost” são recordes absolutos de downloads na internet ninguém duvida. Seguidos de perto no quesito seriados pelos ‘velinhos’ “Chapolin” e “Chaves”.



Entre os desenhos animados, no entanto, “Os Simsons” e “South Park” levam vantagem seguidos de clássicos como “Caverna do Dragão” e “X-men”.



Já entre animes e tokusatsus é tamanho o volume de tí­tulos que é possí­vel criar fácil um TOP 10, como este divulgado no final do ano passado pelo clube ‘Soneca Anime Clube’ com os tí­tulos campeões de downloads em 2005, confira:



1 – “Naruto”

2 – “Dokuro-Chan”

3 – “Cavaleiros do Zodí­aco Hades – Inferno”

4 – “Tsubasa Chronicles”

5 – “Abenobashi”

6 – “Anjos Guerreiros” (“IkkiTousen”)

7 – “Full Metal Alchemist”

8 – “Ragnarock Animation”

9 – “Lionman”

10 – “Flashman”



Fonte

Bennett
Foto de Bennett

Bela atitude desses dois (e a Stefania é até bonitinha), mas me irrita como esse pessoal se acha na autoridade de ter a palavra final na interpretação do direito. Freqí¼entemente eles não só interpretam errado a lei, como ignoram a Constituição e chegam em alguns momentos a mentir na cara dura (vide advertências de livro, proibindo reprodução total e parcial...quando você pode por expressa disposição de lei fazer reproduções parciais).

Terenzi
Foto de Terenzi

annn Isso significa que podemos colocar Links pro Lost aqui agora ou nem tanto? Tipo, eu acharia muito útil. O último epsodio de Lost eu baixe um arquivo com defeito no som aos 18 minutos. Inclusive nem tive de tempo de assistir ainda depois disso

Bennett
Foto de Bennett

Nah, acho que vamos manter a polí­tica...se o site fosse menor, tudo bem, mas tudo indica que nós iremos crescer bastante, eventualmente. Talvez seja cautela excessiva nossa, mas a posição oficial das produtoras dos seriados é contrária í  distribuição por torrent. Não sei bem o que deu nesses dois que se pronunciaram.



Eu também peguei esse torrent de Lost e fiquei meio puto. Mas geralmente os comentários já esclarecem se o arquivo tem problemas passados poucos minutos depois das primeiras distribuições completas. Eu sempre olho, e só de vez em quando me dou mal. E também vale a pena dar uma olhada no Nforce um tempinho depois do torrent ser lançado, para ver se não foi nukado.



De qualquer forma, a idéia é proibir a linkagem direta a torrents (links ed2k também entram na jogada). Agora, linkar para o Mininova, por exemplo, não é linkar diretamente para o torrent. Vamos estudar isso logo antes do site ir a público de vez, e esclarecer de uma vez por todas o que pode ou não ser postado.



Não vejo como algo como isso aqui, se você gosta de South Park, não venha a ser permitido explicitamente. É só não transformar o site em um tracker ou um site de links ed2k.