Capote

3 posts / 0 new
Último post
Bennett
Foto de Bennett
Capote

Reproduzindo um post do filme*log:



Eu não esperava muita coisa, mas o filme é bem bacana. Foi uma boa escolha, ao invés de fazer um biofilme que tentasse cobrir a vida inteira do Capote em duas ou três horas, fazer um filme mais curto tendo como base alguns eventos apenas. Boa estratégia narrativa, e o roteiro é a coisa mais forte desse filme. O Phillip Seymour Hoffman causa uma certa estranheza no começo, porque a performance parece caricata demais. Mas o próprio Capote construiu uma persona caricata para si, e Hoffman consegue deixar isso claro ao decorrer do filme. Ele interpreta pelo menos dois Capotes. Em muitos aspectos, é um trabalho cheio de nuances, mas um tanto arriscado. Não sei se a indicação ao Oscar e a vitória do Golden Globe se deu porque o público votante percebeu essas nuances, ou ficou deslumbrado pela caricatura mesmo. Fica pouco claro se o que pesou foi uma imitação perfeita da persona pública do Capote, de trejeitos í  voz [1], ou os esforços significativos do Hoffman em realmente construir uma personagem na tela.



Mas voltando ao roteiro, é muito bom, e atí­pico em biofilmes. É praticamente uma meta-adaptação de A Sangue Frio, e funciona bem. É concentrado, conciso, coeso, eficiente, e no final não fica aquela sensação de esboço que é comum em biofilmes. Capote cobre um perí­odo de quatro anos, e se dedica totalmente ao processo de elaboração de A Sangue Frio. Desse jeito, acaba falando mais alto em relação í  pessoa do Capote, do que um filme que fosse da infância í  morte do escritor. Escolher um evento significativo e procurar detalhá-lo parece ser uma estratégia mais eficiente e interessante para biofilmes, a julgar por Capote. Conta-se uma história completa, além de se fazer um estudo de personagem.



Dentre os indicados ao Oscar, coloco Capote em terceiro lugar:



1. Boa Noite, e Boa Sorte

2. Brokeback Mountain

3. Capote

4. Munique

5. Crash



Desses, acho que só Crash é totalmente desmerecedor de estar na lista, apesar de não ser um filme ruim. Se eu tivesse algum poder de indicar filmes arbitrariamente, colocaria Mysterious Skin, Lord of War e King Kong na lista. Daria o prêmio para King Kong. Mas é uma lista até que razoável, em se tratando do Oscar.



--



[1] Seguindo esse link, você pode ouvir o próprio Capote narrando A Christmas Memory [Realplayer, streaming]. Hoffman acerta direitinho, mas talvez exagere um pouco. Segundo meu amigo Quase Nada, parece um pouco o Cartman. Ele tem razão.

João Lucas
Foto de João Lucas

No iní­cio do filme mostram a menina vendo a amiga morta na cama, e eu imaginei: PQP lá vamos nós para mais um biofilme (tinha acabado de assistir Jhonny & June), do padrão menino vê a mãe morta, fica orfão, sofre o pão que o diabo amassou mas vence na vida e bla bla bla.



Para meu alí­vio o Capote aparece já velho na cena seguinte! Ufa! Mas mesmo assim eu fiquei esperando uns flashbacks. hehehe Essa estratégia me fez ver o filme com maior prazer.



E ele é excelente! Oscar pro Capote! Se bem que dá uma dó de não premiar o cara de Good Luck..



Terenzi
Foto de Terenzi

Bennett wrote:




Desses, acho que só Crash é totalmente desmerecedor de estar na lista, apesar de não ser um filme ruim. Se eu tivesse algum poder de indicar filmes arbitrariamente, colocaria Mysterious Skin, Lord of War e King Kong na lista. Daria o prêmio para King Kong. Mas é uma lista até que razoável, em se tratando do Oscar.




Perseguição com Crash. Não acho que merecia o oscar, que deveria ter sido dado ao Boa noite e Boa sorte, mas é tão bom quanto o Brokeback que aliás não gostei muito, mas acho que neste caso é perseguição minha com o Ang Lee. Se eu tivesse que dar um Oscar pra alguém fora da lista seria pro Simpathy for lady vengeance... Ok... talvez o King Kong fosse bacana também.