Capitão América 2 - O Soldado O QUE??

24 posts / 0 new
Último post
quase nada
Foto de quase nada
Capitão América 2 - O Soldado O QUE??

Invernático? Invernoso? Quem foi a besta que deu esse nome? Deve ser do piauí. Vou boicotar só por causa do título.
 

quase nada
Foto de quase nada

Chupa haters! Chupa charlie!

Dré
Foto de Dré

Qual o conceito de filme de espionagem pra vocês?

Porque o público e crítica que vem categorizando e elogiando este Capitão América 2 como filme de “espionagem” parece ter pulado toda a história do gênero no cinema. As comparações com obras dos anos 70 que têm aparecido por aí? Impossível serem mais absurdas. O negócio aqui é no nível seriado do Disney Channel.

Mas ignorando esse lado, temos aqui o clássico segundo filme da franquia, livre da parte de apresentar origens e começando o desenvolvimento de personagens. Mas isso no que diz respeito ao elenco secundário, porque ainda não conseguiram deixar o soldado-mór da Marvel um pouco mais interessante – até porque estamos falando de um herói que veste uma bandeira e é interpretado pelo Chris Evans. Criatividade tem limite.

Ou seja, Nick Fury, Viúva Negra ( ela com muito mais tempo de tela, mas ainda sem muito o que acrescentar que não seja nas cenas de ação ) e, principalmente, a organização SHIELD tem seu lugar ao sol. O Capitão, como estrela do filme, não chega a ficar em segundo plano como no filme dos Vingadores, mas quase limita-se a ter sua história girando em torno de um segredo muito mal guardado do passado ( leia-se: do primeiro filme ).

A trama gira mais em torno da SHIELD, na verdade, do que do Capitão América em si – apesar do personagem ( e todo o universo cinematográfico da Marvel, pelo visto ) estar totalmente conectado a organização de defesa liderada pelo Nick Fury.

Como todo filme Marvel tem seu tesseract, neste aqui a SHIELD criou uma tal Operação Insight, que consiste, em suma, num sistema de armas inteligente acoplado em três daqueles porta-aviões voadores deles, agora capazes de analisar e eliminar potenciais ameaças ao planeta – antes mesmo delas surgirem. Como o Capitão América se opõe a ideia, passa de garoto de recados da organização para potencial inimigo, sendo caçado pela cidade de Washington ao lado da Viúva Negra. E, com Nick Fury também colocado fora da jogada, resta à dupla – ou melhor, ao trio, agora ajudados pelo Falcão, um ex-soldado da aeronáutica que pilota um traje biônico voador ( quase um Homem de Ferro negro ) – impedir que a arma seja utilizada.

Em paralelo, para deter os heróis, é convocado o tal Soldado Invernaldo do título: um Capitão América em versão espião, com seu braço biônico e lança-granadas a tiracolo, que possui a tal conexão óbvia e mal guardada com o passado do Capitão.

Em termos de ação, não há o que contestar: o filme é uma delícia. Tem começo meio Metal Gear Solid, com o Capitão invadindo um navio, depois é muito bem intercalado entre discussões dos personagens – principalmente com a figura do Robert Redford, como o secretário de defesa que assume a SHIELD após a saída do Nick Fury – e diversas cenas de pancada, tiro e bomba que vão crescendo até a batalha final entre o Capitão e o Invernítico, com os três porta-aviões voadores de pano de fundo. Neste quesito de aventura, é uma sequência digníssima dos Vingadores ( que são citados a rodo durante a história ), ambos com um final até um pouco similar.

Aliás, analisando à distância, todos os filmes da Marvel tem exatamente a mesma estrutura, começando com o herói glorificado, daí mostram suas fraquezas, arma-se um plano contra ele, o herói é desacreditado, se reúne com amigos pra um contra-ataque e então basta esperar a megabatalha e o final com cada herói seguindo seu caminho. Gibis em formato de filme, óbvio.

Mas voltando rapidamente ao negócio da “espionagem”: não tem isso aqui não. No máximo, o Capitão e a Viúva fazem uma investigaçãozinha bem mequetrefe, na base do “vamos ver onde isso vai dar”, e descobrem um segredo por trás da SHIELD. Mas o negócio é tão cagado ( envolvendo um pen-drive acessado numa loja da Apple que vai levá-los a um supercomputador escondido, uau ) que, se não fossem as ótimas sequências de ação, estragaria o filme.

Então, antes de sair pra sala de cinema, fica a dica do que vai assistir pra não se frustrar. É um grande filme de ação? Certeza absoluta que sim. Mas filme de espionagem, ainda mais comparável com qualquer clássico do tipo? Nem a pau.

quase nada
Foto de quase nada

Não ia ver no cinema, mas mudei de ideia quando falaram que era um mini avengers. Com certeza é mais revoltiço e rico que o primeiro, a invasão do navio no começo do filme é a melhor cena do ano. Por incrível que pareça a história tb rende, nem acreditei. Outra coisa boa é que a viúva negra e o nick fury participam como personagens, não apenas pra encher linguiça (ao contrário do Falcão Moreno, que tem algumas ceninhas boas, mas parece que entrou através da cota).

O 3D vale a pena, as cenas ficaram claras, bem melhor que os últimos HF e Thor, ficou nível avengers. Eles investiram muito em perseguição de carro e deu certo, as porradas tb são outro nível.

O CA é um dos meus heróis preferidos, adoro quando ele panca uns russos, o que não gostei é que agora ele virou meio pacifista (mas tudo bem, foi a escolha correta pra deixar o filme mais rentável no exterior, atraindo mais o público negro, gay, ateu e liberal, que pertencem mais ou menos ao mesmo "grupinho" de haters dos EUA).

Esse filme tb toca num tema cabeludo que é a infiltração das sociedades secretas dentro do governo, chegam até a citar a Nova Ordem Mundial, espero que a marvel saiba onde está pisando, pois estamos de olho em vcs /\.

Nota: 9
 

XIII
Foto de XIII

Mijei com os dois primeiros posts desse tópico. Capricharam nesse filme, hein... pura violência frenética alucinática só faltou uma trlha sonora da grande pensadora Valesca Popozuda na trilha sonora pra ficar o fino!

Bem apontada a cena do assault ao navio(''Was he wearing a chute?''), MGS puro, o próprio começo do filme é bem pensando(''On your left'', ''Does anyone know where the Smithsonian is? I'm here to pick up a fossil''). Pra variar os filmes da Marvel dão uma aula em pick-up lines em comparação aos rivais da DC, a cena do elevador é outro exemplo... hilária. Tinha um dançador de lepo-lepo ao meu lado na sessão que faltou ter um ataque epilético quando cai a máscara do Invernado, foi só dar uma olhada pro lado que o pentium 4 do garoto se tocou do gargalo.

Cliffhangers mais óbvios impossível mas a execução do filme é fantástica, merece as nota que anda levando. Curti a cena pós crédtitos, quem diria que essas adaptações de gibis dariam tão certo, o boxoffice era óbvio mas porra... os filmes tão sendo bons pra caramba!

Nota 9(Faltou tiro, porrada e bomba pro 10).

agraciotti
Foto de agraciotti

XIII wrote:

os filmes tão sendo bons pra caramba!

Até agora nao vi UM q prestasse, tirando dois X-Men q ficam acima da média.

As boas criticas me animaram a conferir esse Capitão aí, mesmo achando o primeiro filme de um xaropismo sem tamanho.

Bennett
Foto de Bennett

Talvez o melhor filme da Marvel até agora.

Odnanref
Foto de Odnanref

Eu ainda não vi, mas já sem quem é o Invernal. Ele também dormiu 70 anos?

A Marvel está fazendo um ótimo trabalho. Tem material aí para muitas sequências (e muita grana no bolso). Com exceção do Hulk (Mark Ruffalo, em duas aparições - Vingadores e HF 3 - fez muito mais pelo personagem do que Eirc Bana e Edward Norton), os outros três personagens/pilares de sustenção (Homem de Ferro, Capitão América e Thor) estão muito bem amarrados, com aparições frequentes e pontuais de Nick Fury, Viúva Negra e do Arqueiro também nos filmes individuais.

Sobre Robert Downey Jr. nem é preciso tecer muitos comentários. Faz um Homem de Ferro perfeito (meu personagem preferido por ser, justamente, o mais 'humano'). Mesmo com a troca de atores que fazem o Máquina de Guerra (Terence Howard saiu para a entrada do Don Cheadle como James Rhodes) e com toda a qualidade nos efeitos visuais, quem dá o tom é o Downey Jr. Tanto é que quando os Vingadores se reunem pela primeira vez, o grande salvador é o Homem de Ferro, contrariando o papel principal do Capitão América nos quadrinhos.

Chris Hemsworth e Chris Evans são extremamente limitados. Conquistaram os papéis de Thor e Capitão América, respectivamente, por conta do físicusão que ambos ontentam e que se encaixam nas características dos personagens. Não chegam a fazer cagadas, mas, nos filmes individuais, o papel principal é das sequências de ação e, nos Vingadores, são facilmente ofuscados pelo Tony Stark de Downey Jr.

Ainda há outros personagens que podem ser explorados (Homem Formiga, Pantera Negra, Vespa ... sinceramente, como não sou leitor de HQ, nem sei se há mais personagens que fazem ou fizeram parte do esquadrão). Não sei se algum deles sustentariam um filme solo, mas, como falei, há material para muitas e muitas sequências ... ou, pelo menos, mais quatro, se considerarmos que teremos trilogias (THor 3, CA 3 e Avengers 2 e 3) e mais uma chance para um solo do Hulk dar certo.

______

Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.

quase nada
Foto de quase nada

Nem comentei, mas o filme teve umas regionalizações super ridículas, na hora que o CA lê um papel de dicas do negão tem escrito "xuxa", "mamonas assassinas" e etc. Na tradução rola até "cadastro do enem" .

Dré
Foto de Dré

quase nada wrote:

Nem comentei, mas o filme teve umas regionalizações super ridículas, na hora que o CA lê um papel de dicas do negão tem escrito "xuxa", "mamonas assassinas" e etc.

Na minha sessão ( legendada ) também, mas nem consegui ver porque tava jogando sal na pipoca. Pra que isso?

quase nada
Foto de quase nada

Até que gosto quando os estúdios já mandam o filme com o título e algumas palavras em pt-br, tipo esse novo filme de avião com liam neeson, onde as mensagens no visor do celular já aparecem em portugues, o triste é quando não traduzem literalmente, como se a gente fosse mongol e não entendesse as referencias feitas pros americanos.

Leão da Barra
Foto de Leão da Barra

Eu gostei da adaptação. Vocês estão muito rabugentos.

Ela foi feita em todos os países, colocaram Beatles na Inglaterra, Oldboy na Coreia, Shakira no México e assim por diante.

--------

Falta de Esculhambação

 

agraciotti
Foto de agraciotti

Ainda não vi o filme mas eu odeio...ODEIO esse tipo de interferência. Mesmo q fosse uma referência BEM local e q só os americanos vão entender...foda-se, mas não regionalizem o filme. Fica apenas ridículo. 

Eu tive vontade de sair da sala em Os Incríveis quando ele ouve no rádio q está na Avenida Paulista. Mas respirei fundo e resisti. Já vi q esse Capitão America vai dar trabalho pra minha paciência.

quase nada
Foto de quase nada

Isso foi uma esperteza dentro daquela tática de tornar o filme mais rentável com a ajuda dos esquerdinhas anti americanos. Só sei que tanto na lista inglesa quanto na americana tem "moon landing" pra humilhar,  eu manteria, pois mal dá pra ouvir a choradeira dos outros países lá do espaço. Na lista do Brasil podiam incluir Petrobrás e Eike Batista.

 

Dré
Foto de Dré

A única coisa curiosa é o nome do Wagner Moura ali no meio. Foi uma piadinha pra dizer que o Capitão Nascimento é nossa versão do Capitão América?

E pela unha brilhando da imagem britânica, aquele dedo tem jeito de ser de mulher.

quase nada
Foto de quase nada

Aqui tem a lista das listas (yo dawg) dos outros países:

https://movies.yahoo.com/blogs/yahoo-movies/what-s-on-captain-america-s-to-do-list-across-the-globe--194542393.html

Na america do sul só teve duas, uma pro Brasil e outra pro mercado alatinado (com direito a shakira e maradona).

 

Dré
Foto de Dré

Thai Food, Star Wars/Trek, Nirvana, Rocky (Rocky II?) e Troubleman (soundtrack) foram as únicas coisas repetidas em todas as listas.

Leão da Barra
Foto de Leão da Barra

quase nada wrote:

Na america do sul só teve duas, uma pro Brasil e outra pro mercado alatinado (com direito a shakira e maradona).

Curiosamente, só teve Chaves no Brasil.

--------

Falta de Esculhambação

 

quase nada
Foto de quase nada

Leão da Barra wrote:

quase nada wrote:

Na america do sul só teve duas, uma pro Brasil e outra pro mercado alatinado (com direito a shakira e maradona).

Curiosamente, só teve Chaves no Brasil.

Queria ver se tivessem botado Chávez. 

 

Livia
Foto de Livia

assisti esse fim de semana

é bom, mas nunca chegará perto de um thriler de espionagem da década de 70

não sei de onde tiraram isso

é um bom filme de ação e só

ainda acho vingadores o melhor filme da marvel

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

Livia
Foto de Livia

a coisa mais legal do filme foi isso

 

o samuel jackson conseguiu colocar no seu tumulo o mesmo versiculo que ele fala em pulp fiction

 

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

And then there was silence...

quase nada
Foto de quase nada

Por falar nisso, o cinemark vai relançar pulp fiction e outros cults restaurados

agraciotti
Foto de agraciotti

Bem atrasado, assisti ontem. E exageraram um pouquinho no hype hein?  É bom sim, roteiro sólido e eficiente (ao menos no nível dos filmes de super herói). Mas é dificil ignorar as bobagens no caminho. Primeiro de tudo, troca a SHIELD pela polícia e o Samuel L.jackson pelo Gary Oldman e vc tem metade do The Dark Knight ali. Até a morte forjada tem. Achei tudo MUITO familiar (além de MUITO previsivel. Quem não sacou que o Robert Redford era o vilão e q o amigo do Steve Rogers era o Soldado Invernal no primeiro segundo q eles aparecem não assistiu nenhum filme de ação nos últimos 20 anos).

A primeira metade, quando o filme vai na velha coisa de "herói fugitivo q precisa descobrir o plano conspiratório e provar sua inocência" é bem melhor q a segunda, quando supercomputadores explicam toda a trama bem mastigadinha pra cliançada e entram todas as bobagens do universo de super-herói. Esse Falcão foi totalmente gratuito e esse plano das naves com canhões nao faz sentido NENHUM. Mas beleza.... a gente ignora algumas forçadas infantis. Mas eu dei risada quando ele pega o uniforme original. É bem dificil levar a sério essa roupinha do Capitão America. Antes disso o filme tava indo tão bem nos fazendo esquecer do visual do personagem.

E porra....o Chris Evans e a Scarlet são ruins DEMAIS. 

nota 6

 

Dré
Foto de Dré

agraciotti wrote:
Primeiro de tudo, troca a SHIELD pela polícia e o Samuel L.jackson pelo Gary Oldman e vc tem metade do The Dark Knight ali. Até a morte forjada tem.

É mesmo um Dark Knight à luz do dia ( obviamente, à parte o vilão ). Mas pra filme da Marvel, tá muito bom.