12 Anos de Escravidão

7 posts / 0 new
Último post
agraciotti
Foto de agraciotti
12 Anos de Escravidão

 

Rapaz...que baque. Eu não tava esperando muito, mas que filme impressionante. 

Pra começar, tem tanto coadjuvante de luxo, formado só por nomes da "A-List" de Hollywood, que até o figurante que passa no fundo carregando uma tábua já concorreu ao Oscar em algum ano.

E fiquei muito surpreso como o Steve McQueen evoluiu aqui. Eu já gostava bastante do Hunger e do Shame, mas eram filmes ainda restritos ao circuito alternativo. Aqui logo de começo já dá pra ver como os planos e a montagem já segue um esquemão mais tradicional "filmão-americano" mas ainda assim ele não deixa de marcar tudo com muito estilo e ainda com seus típicos longos takes (a cena da tortura do enforcamento é absurda de linda. E tb adorei todas as cenas noturnas). É uma cena bonita atrás de outra, q na mão de um diretor qualquer ia ser só mais um dramalhão.

É sofrido e deprimente pra caralho, mas não se resume a isso. É muitíssimo competente, bem feito e bem atuado (o ator principal tem a melhor cara de coitado da história. E o Michael Fassbender detona sempre q aparece. Ele é um vilão mais sinistro aqui do que qualquer Magneto).

Só fiquei "meio assim" com a cena final, q se entrega à xaropagem (apesar de inevitavelmente comovente). Esperava que a câmera fizesse um pan pro lado e terminasse mostrando a janela, um pombo voando, um violino velho..sei la, algo pra encerrar numa poesia cafona, mas não, corta direto pros famosos creditinhos que explicam o q aconteceu com os personagens...

Acho q dentre todos, no fim das contas, é o filme q mais merece o Oscar, não por ser o melhor (não é), mas por mais que eu goste do Cuarón e do Gravidade, esse aqui talvez seja mais importante, tanto tematicamente quanto por representar a ascenção de um diretor q saiu da ceninha "arte" e foi pro mainstream mantendo a integridade (e muito mais talentoso do que o fanfarrão do Danny Boyle).

nota: 9

 

 

quase nada
Foto de quase nada

Isso dos coadjuvantes de luxo deu numa gafe do caralho, olha o poster italiano:

 

 

agraciotti
Foto de agraciotti

eu vi isso. hahah

E o Brad PItt aparece só uns 3 minutos no final.

quase nada
Foto de quase nada

Isso de "filme importante" não existe, é um clichê que tão repetindo por ai, queria pancar a primeira pessoa que disse isso. O que existe é filme melhor e filme pior, sendo que esse é mil vezes melhor que o Gravidade e ponto final.

Confesso que odeio filmes raciais tipo Amistad, Malcolm X e Flipper, mas aqui a coisa é diferente, ele tem o mérito de não cair no clichê de que o branco é culpado por tudo que aconteceu com o negro, o roteiro se foca em contar uma história, sem muitas mensagens liberais (tipo aquela bosta do The Butler).

O Mcqueen é excepcional, depois de três filmes fodas consecutivos a conclusão é de que não foi sorte de principiante, ele é mais um exemplo de negão de tirar o chapéu, moreno bala, sujeito do pagode, passista da Unidos do Reino Unido, faz um cinema realista e desafetado, sem falar que sabe dirigir atores como ninguém (até a picareta do American Horror Story atuou direito).  

A produção do filme é apenas razoável... Mas mesmo sem ter o orçamento necessário ele conseguiu fazer um épico, ele fecha os planos, mete uns closões e captura até a alma dos atores. Ainda bem que o roteiro não caiu nas mãos de um vagabundo da laia do spike lee (não vou nem comentar o remake do oldboy). 

A última vez que vi um filme fazer o que esse fez com a platéia foi no Paixão de Cristo. O filme suga suas forças, vc sai da sala e vê gente se agarrando pelas paredes, tortos, com a lomba ardida de tanta chibatada, dá até pra passar mal. Aquela globeleza é tão boa atriz que acho até que ela levou umas chibatadas de verdade. Já o negão merecia mais o oscar que o Mcdonalds, pois ele não usou nenhum artifício como emagrecer ou engordar e mostrou a passagem do tempo só na base da postura e atuação (e nuns cabelinhos grisalhos lá pro final), tinham que dar logo 2 oscars pra esse cara.

Nota: 11

agraciotti
Foto de agraciotti

quase nada wrote:

não vou nem comentar o remake do oldboy

por favor, comente. Aguardo ansiosamente.

Dré
Foto de Dré
quase nada
Foto de quase nada

Imagina se tivessem visto, ai que teriam votado mesmo.