Ficção Científica - Livros, Filmes, Etc. - Recomendem Seus Preferidos

22 posts / 0 new
Último post
Stryder
Foto de Stryder
Ficção Científica - Livros, Filmes, Etc. - Recomendem Seus Preferidos

Ficção Científica, o gênero preferido dos nerds!

Este tópico é para você indicar suas obras preferidas, comentar seus interesses no gênero, dizer o que leu, o que não leu, o que tem vontade de assistir, o que nunca assistiu etc, vamo lá, não se reprima. Gosta de Julio Verne? é fã da 'All Is Loneliness' da Janis Joplin porque leu que um personagem estava ouvindo ela em O Homem Duplo? Prefere o SOLARIS do Soderbergh ao do Tarkovsky e tem uma edição original do livro em polonês? Nunca leu um conto do Ray Bradbury mesmo tendo ele escrito um conto por dia por diversos anos? Acha ALIEN do Ridley Scott um dos melhores filmes de todos os tempos? Só gosta de Hard Sci-Fi e pra você a maior parte do que chamam de ficção-científica é fantasia? Gosta dos 3 últimos Star Wars porque os efeitos especiais são superiores?

Enfim, vamo lá, todo mundo tá convidado (menos o babaca que preferir os 3 últimos Star Wars).

Eu descobri que o jeito mais fácil de começar uma discussão é mostrando uma lista, então aqui vai uma lista com Top 10 filmes de sci-fi:

http://www.guardian.co.uk/life/news/page/0,12983,1290764,00.html

E a pergunta que não quer calar: onde está E.T nessa lista? Foi pra casa?

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

Eu não sou especialista, mas gosto bastante do gênero. Já li vários mestres, incluindo Clarke, Asimov, Verne, Wells, Adams, Gibson... mas o meu autor favorito como já falei acho que várias vezes aqui no Joio, é mesmo o K. Dick.

A prosa do Dick não é lá essas coisas, mas ele é absolutamente genial em suas idéias. Eu sempre fui fascinado com a idéia de se brincar com a realidade, e ninguém, NINGUÉM faz isso melhor do que ele. Eu lembro que o primeiro conto que me marcou do Dick foi um espetacular chamado "The Electric Ant". Nele, uma espécie de andróide começa a fazer experiências com um cartão perfurado, que é responsável pelas suas sensações, e ao alterá-lo, ele começa a alterar a realidade ao seu redor, questionando o que de fato é "real". É interessantíssimo, só lendo mesmo pra ver. A maioria dos trabalhos do Dick mexem com esse conceito de realidade de algum forma (tem muito a ver com sua experiência com drogas, principalmente).

O que mais me marcou, e um dos meus livros favoritos de todos os tempos, é o The Man in the High Castle, uma realidade alternativa onde o Reich venceu a segunda guerra e o mundo foi dividido e está sob domínio dos alemães e dos japoneses. É um espetáculo de livro (e ainda rezo pela adaptação cinematográfica). Dentro desse conceito realidade/ilusão, uma das coisas mais bacanas desta obra é que dentro dessa realidade do livro existe também um livro, chamado The Grasshoper Lies Heavy, que apresenta uma realidade onde os Aliados venceram a guerra (seria a nossa realidade). Esse paralelo é de arrepiar.

Aproveitando o gancho, você viram que o Ridley Scott está envolvido com uma possível continuação de Blade Runner?

agraciotti
Foto de agraciotti

Nunca mergulhei muito em literatura sci-fi, mas eu lembro de ter lido O Homem Bicentenário e adorado (e ainda tem um conto no final q é tão bom ou até melhor q a historia central), mas achei o filme um ERRO sem tamanho. Uma das adaptações mais sem vergonha q já vi.

Stryder
Foto de Stryder

aiuheiehea

Eu também sofro com as adaptações. Por exemplo, eu concordo com o Guybrush sobre o PKD ser provavelmente o melhor escritor de sci-fi (pelo menos o que mais me interessa), e por isso eles tão sempre fazendo adaptações dos livros e contos dele. Só que às vezes eu assisto algum filme ruim e só depois eu fico sabendo que foi uma adaptação, mas aí o filme ja 'manchou' o livro. O PAGAMENTO, por exemplo, do John Woo , foi um filme que quando eu vi quando tinha uns 14 anos, eu achei divertido, mas aí eu comprei o livro ano passado (quase 10 anos depois) e não consegui ler, porque eu não consegui dissociar a imagem do Ben Affleck do personagem principal do livro. Daí eu vou esperar esquecer o Robin Williams pra ler  O Homem Bicentenário. 

 

Será que o Ridley Scott aguenta o tranco? E o Prometheus, será que rende? O último filme Top que ele fez foi Gladiador, e já se foram mais de 10 anos de muitos filmes medianos ou, no máximo, legais. Se bem que sci-fi parece ser a praia dele, eu amo tanto ALIENS quanto o BLADE RUNNER.

Leão da Barra
Foto de Leão da Barra

Guybrush Threepwood wrote:

O que mais me marcou, e um dos meus livros favoritos de todos os tempos, é o The Man in the High Castle,

Estou com esse diabo desse O Homem do Castelo Alto na minha lista há muuuuito tempo (salvo engano alguém já mencionou ele aqui no Joio, não lembro se foi você, Furão, Fábio Negro ou os três), mas sempre enrolo e passo outro na frente, nem sei por quê. E agora já providenciei o tal do Encontro com Rama indicado por Ray no outro tópico.

Malditos sejam vocês que ficam indicando livros e assim não me deixam estudar. Até hoje eu atribuo ao sacana do Bennett meu desempenho pífio no concurso do MPU, porque o Guerra dos Tronos roubou preciosas horas de estudo.

--------

Falta de Esculhambação

 

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

Eu já vi todas as adaptações cinematográficas do Dick, exceto esse último, como o Matt Damon (esqueci o nome). De todas, as únicas duas que salvam são mesmo Blade Runner (que é bem diferente do livro, mas um filmaço mesmo assim) e Total Recall (cujo conto é só 1% da história do filme, mas é absolutamente fiel em espírito ao Dick).

Ah, lembrei do A Scanner Darkly. Bom filme também, e bastante fiel.

Outros livros de sci-fi que eu gosto, que me vem a mente agora:

- a trilogia de cinco livro do Guia do Mochileiro das Galáxias. Apesar de não ser ficção-científica série, é muito interessante, e o Douglas Adams mostra que realmente conhece bem as convenções do gênero. Meu favorito pessoal é o Restaurante no Fim do Universo, mas são todos muito bons. Os conceitos que ele criou são brilhantes, como o Campo de Problema de Outra Pessoa, que permite que uma nave gigantesca pouse num campo de críquete sem ser percebida.

- a saga Fundação. Vou admitir aqui que ainda não li ela toda (só os dois primeiros livros), mas já deu pra perceber por que é considerada a obra máxima do mestre Asimov. O Ray mencionou esse livro no outro tópico, então vou deixar que ele se aprofunde.

- Viagem Ao Centro da Terra. Grande clássico do Júlio Verne. É mais pra fantasia do que sci-fi hoje em dia. Na época talvez as especulações do livro fizessem mais sentido, mas hoje é meio ridículo. Mesmo assim é uma ótima aventura.

- Parque dos Dinossauros e Esfera. E por falar em aventura, ninguém mistura melhor os gêneros aventura e sci-fi do que o saudoso Michael Chrichton. Ele é meio subestimado, é uma espécie de Dan Brown da ficção-científica, mas eu já li muita coisa dele, e gosto bastante da obra do cara. Esses dois que eu citei são meus favoritos.

Depois eu completo a lista, por que ficar escrevendo isso durante o horário de trabalho tá foda.

Stryder
Foto de Stryder

Vc leu 20 Mil Léguas Submarinas, Guybrush? Pergunto porque eu estou parado na página 93 e não estou muito empolgado, mas quando eu li o Viagem... eu adorei desde o começo, então não sei se meu gosto mudou ou se o 20 Mil... é inferior. Talvez a partir de agora o negócio comece a pegar fogo, mas por enquanto eu não estou muito animado, não.

Eu acho que a graça do filme PARQUE DOS DINOSSAUROS está nos dinos, como o livro funciona? A trama é a mesma? Você leu o livro antes ou depois de ver o filme?

 

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

Stryder wrote:

Vc leu 20 Mil Léguas Submarinas, Guybrush? Pergunto porque eu estou parado na página 93 e não estou muito empolgado, mas quando eu li o Viagem... eu adorei desde o começo, então não sei se meu gosto mudou ou se o 20 Mil... é inferior. Talvez a partir de agora o negócio comece a pegar fogo, mas por enquanto eu não estou muito animado, não.

Cara, eu não li o Léguas. Os outros dois do Verne que eu li foram "Da Terra á Lua" e "Volta ao Mundo em 80 Dias". Ambos bons, mas acho bem inferiores ao "Centro da Terra". Eu acredito que esse tenha sido o ápice do Verne, muitos o consideram seu livro mais memorável.

Stryder wrote:

Eu acho que a graça do filme PARQUE DOS DINOSSAUROS está nos dinos, como o livro funciona? A trama é a mesma? Você leu o livro antes ou depois de ver o filme?

Eu li o livro depois do filme (que eu também amo de paixão). Mas o livro tem uma pegada diferente. Enquanto o filme tem um lado mais de ação/aventura, o livro é 100% suspense. Tem umas passagens MEGA tensas. Ele é mais detalhado nas descrições científicas também, dá um tom mais crível ao negócio todo do que o filme. Pra você ter uma idéia, eu achei TÃO bom, que li todo o paçoco de 600 e poucas página em um fim-de-semana, isso por que eu estava passando as férias na casa da minha tia na PRAIA quando li a primeira vez. O "Mundo Perdido" (o livro) também é ótimo, totalmente diferente daquela cagada que foi o segundo filme. No livro o T-Rex não foge para o continente, a ação se passa totalmente na ilha.

Junior-RO
Foto de Junior-RO

Tem que ler muita coisa de Isaac Asimov, especialmente Fundação.

E pelo menos os primeiros 100 episódios de Perry Rhodan. Nunca entendi porque não virou filme. Sempre achei melhor que qualquer coisa que teve em Guerra nas Estrelas.

Ray J
Foto de Ray J

Repararam que Fundação é unanimidade no Joio?

Saudações
Ray Jackson

Stryder
Foto de Stryder

Terminei o 20 Mil Léguas Submarinas. É divertido, graças a deus melhorou depois que eu reclamei aqui. Na minha opinião não se compara com Viagem Ao Centro da Terra, que é um dos meus livros preferidos (não sei se eu continuaria com a mesma opinião se o relesse hoje). Eu acho que muita gente não consideraria Julio Verne como ficção científica, mas se voce ler mantendo em mente a época que foi escrito, é ficção científica sim, nos seus primórdios, mas já se valendo de conceitos científicos e especulando sobre suas possibilidades. É tão sci-fi quanto ALIENS, só que tendo como fundamento conceitos e conhecimentos de épocas distintas, o que faz com que Verne, pro leitor de hoje, ter um tom muito maior de Aventura.

Enfim, o livro me divertiu bastante, mas não tanto quanto ver isso (mesmo que pelo youtube):

http://www.youtube.com/watch?v=u7deClndzQw

 

 

Agora vou ver qual é a desse Fundação que vocês tanto pagam pau.

Ray J
Foto de Ray J

Stryder wrote:

Agora vou ver qual é a desse Fundação que vocês tanto pagam pau.

Pagamos pau pois é o Senhor dos Aneis da ficção científica. Tem até o Sauron, carinhosamente chamado de Mulo.

Saudações
Ray Jackson

Guilherme
Foto de Guilherme

Eu li um chamado "Macacos Malvados" de um sujeito chamado Matt Ruff é ficção de século XX. (anos 90).

Uma menina descobre que o zelador da escola é um psicopata que sumiu com o irmão caçula dela e põe o cara na cadeia.

Meses depois ela está fazendo as palavras cruzadas num jornal e vê que lá tem uma mensagem:

Cuidado o cara fugiu e vai te pegar hoje use a arma que está no armário da pia da cozinha.

Ela pega arma na hora que o sujeito entra na casa dela e desintegra o cara e desmaia

No dia seguinte ela acorda na cama dela e a arma sumiu.

Anos depois ela descobre que foi recrutada por uma organização que  mata pessoas malvadas e que seu irmão caçula não morreu, foi recrutado por uma organização rival - Os Macacos Malvados, cujo objetivo é fazer o mal triunfar.

O cara chupinha uma  série de road movies mais Matrix, mas é legal.

Uma  série que é legalzinha mas é longa é a Torre Negra do Stephen King, que msitura faroeste com ficção com fantasia.

 

Ray J
Foto de Ray J

Olha todo mundo falando de Fundação. Leiam, meus amigos.

Saudações
Ray Jackson

XIII
Foto de XIII

Ray J wrote:

Olha todo mundo falando de Fundação. Leiam, meus amigos.

Está na fila. Vou dar sequência ao tópico mencionando um bem renomado também mas que achei bem porra louca, "all over the place."

Neuromancer, li tem uns anos, não lembro de muita coisa mas achei as tão citadas referências críticas de "inspiração de Matrix" meio forçadas. Dá pra identificar um personagem ou outro, como a Trinity e o guarda-costas do Oráculo em personagens do livro mas fora isso as referências são mais simbólicas, como a IA que o protagonista debate no final tomar a forma de um bebê e no Revolutions antes da batalha com Smith as máquinas tomarem a forma de um rosto de bebê também.

Li o original e enquanto lia indiquei à um amigo que leu a tradução, ambos achamos a leitura difícil e arrastada. O autor cunha todo um mundo cyberpunk futurista e vocabulário próprio, foi um desafio pro meu inglês mas consegui terminar. Continuo achando o que achei na época, foi inovador pro gênero mas é bem meia boca, pesquisei os dois seguintes da trilogia mas terminei Neuromancer não instigado o bastante para lê-los, se alguém aqui leu Count Zero e Mona Lisa Overdrive adoraria saber o que acharam, se a escrita do cara evoluiu bem nesses talvez eu confira no futuro.

Ray J
Foto de Ray J

XIII wrote:

Ray J wrote:

Olha todo mundo falando de Fundação. Leiam, meus amigos.

Está na fila. Vou dar sequência ao tópico mencionando um bem renomado também mas que achei bem porra louca, "all over the place."

Neuromancer, li tem uns anos, não lembro de muita coisa mas achei as tão citadas referências críticas de "inspiração de Matrix" meio forçadas. Dá pra identificar um personagem ou outro, como a Trinity e o guarda-costas do Oráculo em personagens do livro mas fora isso as referências são mais simbólicas, como a IA que o protagonista debate no final tomar a forma de um bebê e no Revolutions antes da batalha com Smith as máquinas tomarem a forma de um rosto de bebê também.

Li o original e enquanto lia indiquei à um amigo que leu a tradução, ambos achamos a leitura difícil e arrastada. O autor cunha todo um mundo cyberpunk futurista e vocabulário próprio, foi um desafio pro meu inglês mas consegui terminar. Continuo achando o que achei na época, foi inovador pro gênero mas é bem meia boca, pesquisei os dois seguintes da trilogia mas terminei Neuromancer não instigado o bastante para lê-los, se alguém aqui leu Count Zero e Mona Lisa Overdrive adoraria saber o que acharam, se a escrita do cara evoluiu bem nesses talvez eu confira no futuro.

Nunca li, mas o pouco que li a respeito sempre disse que a prosa do autor era fraca e que os conceitos eram melhores que o livro em si. Tanto que foram usados até em Cyberpunk 2077. Fora que certas coisas deixaram de ser ficcção, né?

Quanto a Matrix, bebeu de várias fontes. Na minha opinião não teve um pingo de originalidade nos conceitos. Mas o primeiro realmente foi um divisor de águas. Os outros...

Saudações
Ray Jackson

XIII
Foto de XIII

Ray J wrote:

Nunca li, mas o pouco que li a respeito sempre disse que a prosa do autor era fraca e que os conceitos eram melhores que o livro em si. Tanto que foram usados até em Cyberpunk 2077. Fora que certas coisas deixaram de ser ficcção, né?

Quanto a Matrix, bebeu de várias fontes. Na minha opinião não teve um pingo de originalidade nos conceitos. Mas o primeiro realmente foi um divisor de águas. Os outros...

A prosa é fraca de fato, o livro é curto e todo mundo que lê leva tempo pra terminar.

E esse Cyberpunk, melhorou já? Eu estou fraco pra jogos, depois de terminar Doom Eternal (que jogo) ano passado, comecei RDR II que ainda não havia jogado, joguei umas 5, 6 missões e encostei, acabei me ocupando com outras coisas e RPGs não me prendem mais como antigamente, idade chegando talvez.

E Matrix é uma fusão muito especial de inspiração de várias fontes, efeitos especiais inovadores e revolucionários na indústria. Elenco, trama e e desenvolvimento que encaixam como poucos, é meu filme favorito o primeiro, uns dos que mais assisti e não perde o impacto. Filme que começa com o protagonista adormecido no teclado e já te joga uma referência literária enquanto ele vende software proprietário é especial, fala sério? Concordo que as sequências não tem o mesmo impacto e qualidade que o primeiro, mas gosto bastante dos demais mesmo assim, megalomania pura mas das boas.

Ray J
Foto de Ray J

XIII wrote:

Ray J wrote:

Nunca li, mas o pouco que li a respeito sempre disse que a prosa do autor era fraca e que os conceitos eram melhores que o livro em si. Tanto que foram usados até em Cyberpunk 2077. Fora que certas coisas deixaram de ser ficcção, né?

Quanto a Matrix, bebeu de várias fontes. Na minha opinião não teve um pingo de originalidade nos conceitos. Mas o primeiro realmente foi um divisor de águas. Os outros...

A prosa é fraca de fato, o livro é curto e todo mundo que lê leva tempo pra terminar.

E esse Cyberpunk, melhorou já? Eu estou fraco pra jogos, depois de terminar Doom Eternal (que jogo) ano passado, comecei RDR II que ainda não havia jogado, joguei umas 5, 6 missões e encostei, acabei me ocupando com outras coisas e RPGs não me prendem mais como antigamente, idade chegando talvez.

E Matrix é uma fusão muito especial de inspiração de várias fontes, efeitos especiais inovadores e revolucionários na indústria. Elenco, trama e e desenvolvimento que encaixam como poucos, é meu filme favorito o primeiro, uns dos que mais assisti e não perde o impacto. Filme que começa com o protagonista adormecido no teclado e já te joga uma referência literária enquanto ele vende software proprietário é especial, fala sério? Concordo que as sequências não tem o mesmo impacto e qualidade que o primeiro, mas gosto bastante dos demais mesmo assim, megalomania pura mas das boas.

Então, vamos falar dos jogos. Tenho jogado Subnáutica. Um survival com campanha. Um dos jogos mais hardcore que já joguei. Odeio fazer isso, mas jogo num monitor com a wiki do jogo aberta em outro. Basicamente você caiu num planeta coberto de mar e passa a maior parte do tempo embaixo dágua tentando sobreviver enquanto descobre uma maneira de sair do planeta. Aí vai se desenrolando uma trama. É de um estúdio indie muito antigo, que começou fazendo o MOD Natural Selection para o Doom. Hoje é um estúdio com umas 15 pessoas, mas que faz títulos de alto nível.

Mas é survival. Pense num Ark embaixo dágua, com menos grind, porém muito mais difícil. Piscou, morreu.

Quando eu terminar provavelmente vou jogar witcher 3 do zero de novo. Dos novos, único que me atrai no PC é o Horizon Zero Down, mas vou esperar baixar o preço.

Ah! E jogo Overwatch com a filha quase todos os dias.

Saudações
Ray Jackson

agraciotti
Foto de agraciotti

XIII wrote:

E Matrix é uma fusão muito especial de inspiração de várias fontes, efeitos especiais inovadores e revolucionários na indústria. Elenco, trama e e desenvolvimento que encaixam como poucos, é meu filme favorito o primeiro, uns dos que mais assisti e não perde o impacto. Filme que começa com o protagonista adormecido no teclado e já te joga uma referência literária enquanto ele vende software proprietário é especial, fala sério? Concordo que as sequências não tem o mesmo impacto e qualidade que o primeiro, mas gosto bastante dos demais mesmo assim, megalomania pura mas das boas.

Sobre Matrix, eu faço um programa quinzenal no youtube com um amigo onde discutimos cinema, e nesse aqui falamos justamente da importancia de Matrix pros dias de hoje, se interessarem:

XIII
Foto de XIII

agraciotti wrote:

Sobre Matrix, eu faço um programa quinzenal no youtube com um amigo onde discutimos cinema, e nesse aqui falamos justamente da importancia de Matrix pros dias de hoje, se interessarem:

Nada mal, concordo que as sequências são bem conceituais e ousadas. Já usei a mesma referência de DBZ pra batalha final do Revolutions, até hoje é o mais próximo de algo do anime que chegou nos cinemas. E é fato, a humanidade nessas duas primeiras décadas de século XXI só tem provado que talvez o auge da humanidade já tenha passado, com o tempo a relevância do primeiro só aumenta. Atemporal...

Ray J wrote:

Mas é survival. Pense num Ark embaixo dágua, com menos grind, porém muito mais difícil. Piscou, morreu.

Quando eu terminar provavelmente vou jogar witcher 3 do zero de novo. Dos novos, único que me atrai no PC é o Horizon Zero Down, mas vou esperar baixar o preço.

Ah! E jogo Overwatch com a filha quase todos os dias.

Esse survival que tu tem jogado parece do cão. Horizon é a jóia da geração do PS4 na minha opinião, ainda preciso jogar TLOU2 mas Horizon é belo demais, a história é foda e a fluidez do jogo é excepcional, um dos poucos que vai ficar instalado no meu PS4 indefinidamente.

Overwatch ainda bomba? Único jogo relativamente "parecido" que invernei online foi Mass Effect III, em 2014 altas horas da madruga eram nele, jogava de tanker com um Geth Juggernaut, salvava a pele do time às vezes nas waves finais, jogaço, até hoje tem gente jogando online no PS3, acredito.

agraciotti
Foto de agraciotti

XIII wrote:

Nada mal, concordo que as sequências são bem conceituais e ousadas. Já usei a mesma referência de DBZ pra batalha final do Revolutions, até hoje é o mais próximo de algo do anime que chegou nos cinemas. E é fato, a humanidade nessas duas primeiras décadas de século XXI só tem provado que talvez o auge da humanidade já tenha passado, com o tempo a relevância do primeiro só aumenta. Atemporal...

Valeu. E sim, acho q nao só o primeiro aumenta a relevancia como as continuações talvez ganham um pouco mais com o tempo. Ainda são filmes bem falhos e todo o criticismo ainda procede, mas....são blockbustesr com veia autoral e ideias ousadas como raramente vemos desde então. Só por isso acho q as Wachowski merecem valor.

XIII wrote:

Esse survival que tu tem jogado parece do cão. Horizon é a jóia da geração do PS4 na minha opinião, ainda preciso jogar TLOU2 mas Horizon é belo demais, a história é foda e a fluidez do jogo é excepcional, um dos poucos que vai ficar instalado no meu PS4 indefinidamente.

Concordo plenamente. Horizon Zero Dawn é "O" grande jogo dessa geração. E ele tem umas mecanicas de mundo aberto q nao entendo como outros jogos, tipo o Assassins Creed, nao adotaram (tipo vc trackear no mapa onde e o quasi itens precisa pra construir tal armadura, por exemplo). Segundo melhor pra mim é o Ghost of Tsushima. Que delicia de jogo e acho a melhor narrativa dessa geração. Me envolvi demais. 
Acho TLOU 2 cada vez mais overrated. Ele é marcante pelo primor técnico da Naughty Dog, claro, que ainda é sem precedentes. Nenhuma outra produtora consegue entregar uma coisa tão bem feita e tão tecnicamente impecável. Mas, como ja comentei aqui, o jogo é um teste de paciencia, e eu acho q vai envelhecer rápido e mal.

Ray J
Foto de Ray J

XIII wrote:

Esse survival que tu tem jogado parece do cão. Horizon é a jóia da geração do PS4 na minha opinião, ainda preciso jogar TLOU2 mas Horizon é belo demais, a história é foda e a fluidez do jogo é excepcional, um dos poucos que vai ficar instalado no meu PS4 indefinidamente.

Overwatch ainda bomba? Único jogo relativamente "parecido" que invernei online foi Mass Effect III, em 2014 altas horas da madruga eram nele, jogava de tanker com um Geth Juggernaut, salvava a pele do time às vezes nas waves finais, jogaço, até hoje tem gente jogando online no PS3, acredito.

Sim, é do cão. Quase todo embaixo dágua. Entrar numa caverna e contar cada segundo de oxigênio para pegar uma gravação perdida e no final não lembrar como sai é de foder. Lembra muito um mergulho de verdade. Fora os sustos.

E Overwatch bomba sim. Filhota está aqui do lado jogando agora. Bem menos gente que antes, mas ainda tem uma boa cota de jogadores online. E vão lançar o 2, com crossplay online com o 1, então deve ser manter vivo por um bom tempo.

E, como disse, devo jogar Witcher 3 de novo. Nada de novo me atrai. Só jogos casuais. Witcher 3 eu terminei com 240 horas de jogo, levei um ano e mesmo assim deixei coisa pra trás e quero refazer. Por isso coloquei Horizon Zero Down na lista. Dizem que bebeu muito na fonte de Witcher no estilo de jogo de mundo aberto.

Saudações
Ray Jackson