BioShock: bem-vindo à Rapture

Foto de Guybrush Threepwood
Forums: 

O jogo só sai dia 21 desse mês, mas tamanha é minha ansiedade por ele, que decidi já fazer logo um post. Na verdade, vou admitir uma coisa: BioShock foi a razão final pelo qual decidi pelo XBox 360 - foi o critério usado para o desempate. Pra ser sincero, ainda que eu esteje alucinado pelo MGS4 (que, até o presente momento, ainda não pode ser considerado um título de 360), esse BioShock tem todo o potencial para ser um jogo inesquecível.

Eu inclusive cheguei a SONHAR com ele outro dia, que eu estava sendo perseguido por um Big Daddy, como esse aqui abaixo:

Exatamente o que o jogo tem de tão fascinante? Bem, em primeiro lugar, ele é uma "sequência espiritual" do melhor jogo que eu nunca terminei, System Shock 2. Explico: o System Shock 1 eu nunca joguei. Eu tive o demo dele e terminei, mas nunca consegui pegar a versão completa (era outra era, uma era em que modem tinha 2400 bps, não se podia acessar a Internet e você dependia de ter amigos com cópias dos jogos que você queria). O 2 veio mais tarde, e eu peguei nunca locadora de CD-ROMs (alguém lembra que isso existia?) e copiei pra mim, mas por mais extraordinário que o jogo fosse, não consegui continuar jogando.

Por que foi o único jogo que me causou uma sensação REAL de medo. Nem Doom3, nem Silent Hill 2, nem Resident Evil 4, nenhum desses chega nem aos pés. SS2 era um jogo que me obrigava a fazer pausas de meia em meia-hora, de tão nervoso que eu ficava. Acabei optando por deixar o jogo de lado por um tempo para retomá-lo mais tarde, o que nunca aconteceu.

Mas vou ter essa nova oportunidade com BioShock. Que para todos os efeitos, é o mesmo jogo, em uma ambientação diferente, e com gráficos muito melhores.

E com uma história promissora: você é um naufrago que encontra abrigo em uma cidade submersa - um projeto de sociedade utópica que deu horrendamente errado. Daí você tem que se virar nos cenários retro-futuristas, tentar juntas peças para descobrir o que houve exatamente, enquanto procurar sobreviver aos ataques maníacos dos habitantes de Rapture. Nisso, você aos poucos vai tendo seu DNA alterado por uma substância conhecida como plasmid, que lhe concede poderes especiais.

Uma coisa interessante do SS2, que continua presente em BS, é o nível de detalhamento e interatividade: você pode mexer em tudo, e muitas vezes vai precisar usar o cenário ou as circustâncias em seu favor, já que a munição é escaça e os inimigos, duros na queda. É mais um "first person thinker" do que um "first person shooter"...

O jogo terá versão para PC também, então não tem desculpa para não correr atrás. Para quem tem o 360, o demo já está na Live. Eu vou esperar a versão completa.

Enquanto isso, deliciem-se com esse belo artbook. E tem nego que ainda diz que videogame não é arte...

 

Foto de Bennett

Parece um sério candidato a jogo do ano, as críticas estão insanas. A única coisa ruim é que o jogo é aparentemente curto (15 horas), mas fora isso, só elogios.

Vai ser interessante ver como isso vai refletir em número de vendas, comparado a Metroid Prime 3: Corruption e Halo 3, porque BioShock é de longe o com menos hype. 

Foto de Guybrush Threepwood

O que eu li é que apesar do jogos ser realmente meio curto (15-20), ele é tão bom que vale a pena um replay imediatamente depois, mesmo por que dizem que tem dois finais totalmente diferentes (chutando, eu acho que tem algo a ver com matar ou não as Little Sisters).

Olha, se esse não for o jogo do ano, prometo trocar meu avatar para a cara do Jack Thompson.

Foto de Bennett

Não faz essas promessas!

Mas enfim, espero que meu PC aguente as pontas, caso contrário vou ter que antecipar a compra do Xbox. 

Foto de Bennett

Só para avisar as partes interessadas, o jogo vazou para a rede antes do lançamento e já está disponível nos locais de sempre. O pessoal está achando de sensacional para cima.

Foto de Guybrush Threepwood

Saco, e eu aqui com o console bloqueado, esperando o jogo original chegar pelo correio. Maldita garantia da Microsoft.

Foto de Bennett

Video review da IGN.

Foto de quase nada

Pra arrumar confusão (pra variar), vou falar o que achei do demo (que não joguei, mas vi no youtube) O começo é uma cópia safada de Half Life, com ele chegando na cidade, um narrador falando os coiso, coisas estranhas acontecendo ao redor e etc. A jogatina é aquilo de sempre, arminha na mão, mirinha na tela. Aquela garotinha (a que anda com o robozão) não lembra algum coisa? (atchinFEAR!). Aquelas magias.... sei lá... lembrei de hexen.

O último (e talvez único) fps que me deixou grudado foi o Doom 3 (por incrível que pareça, pois aquela história de portal pro inferno é 100% xuxu com leite [mas a fase do inferno... PQP!!! que coisa linda, inclusive não era vc que usava a assinatura "fui ao inferno e voltei"?]). O FEAR eu achei meio goiano; o Far Cry, baiano; Half Life 2, meio seboso.

Eu vou ser sincero, quando eu comprava esses jogos de ação/fps/tiro/maxpayne no meu fornecedor de pirataria, eu sempre levava junto um RPGzinho, pra não morrer de tédio, pq essa mataiada toda me dá coisas, eu gosto de NPC, comprar armadura, ir no shops pra comprar herb, alugar chocobo e etc.

Mas isso é gosto, conheço gente que daria o cu pra jogar halo 3, mas o 2 é uma das coisas mais proxenetas que eu já vi, os veículos eram legais (inclusive o unreal 2007 tbm vai ter) mas o jogo era meio escroto, pra não dizer que era goiaba.

Foto de Bennett

O último FPS que eu gostei foi Half Life 2 mesmo, que eu ADOREI (Doom 3 não me comoveu). O último que eu joguei foi aquele do índio mala que é sugado para uma nave alien, Prey. Achei ruim.

Mas BioShock tem pedigree, vai ser mais do que um simples FPS.

Foto de quase nada

Doom 3 é mais visceral, Half Life 2 é mais mamãe eu quero mamar.

Foto de Bennett

Doom 3 funciona na base do susto. É um jogo bacana, mas não me divertiu muito. Half Life 2, pelo contrário, apesar de ser curto e fácil, achei muito mais interessante e, como diria nosso amigo REF, "fun".

Foto de Bennett

Falando nesse tipo de jogo estou jogando Rune Factory, algo que o Quase Nada é capaz de gostar mas nunca admitiria.

Foto de quase nada

Nunca ouvi falar de Rune Factory, mas o nome é gay, é mais um desses jogos de menina?

Foto de Bennett

É jogo de menino, já que você só pode jogar com menino homem e só pode casar com menina mulher. É um Harvest Moon com masmorras e monstros. Entre uma colheita e outra você sai para derrotar bichos violentíssimos em cavernas de Satanás.

Foto de quase nada

A ta, nada contra esse jogo, eu até jogaria. 

Foto de Guybrush Threepwood

Olha só, joguei o demo de Bioshock (versão de PC) na casa de um amigo. Eis o que eu achei:

Aliáis, não. Não vou falar muito. Não vou dizer o que acontece, não só por que não quero spoilar vocês, mas por que estou realmente sem palavras. É um jogo que deve ser experimentado acima de tudo, e não lido sobre.

De qualquer forma, o que eu quero dizer, sobre os quarenta e poucos minutos que gastei no demo: são os melhores quarenta e poucos minutos iniciais da história dos videogames. Sem exagero. Faz a introdução de jogos como Half-Life 1 e 2 parecem a coisa mais ridícula do mundo. É de arrepiar os pêlos do cotovelo.

Não vou jogar o demo de novo, por que quero esperar a experiência completa, mas se o resto do jogo for METADE do que é o demo, já vai ser o melhor jogo da década.

Nunca pensei em dizer isso, mas: afinal, com Bioshock, quem é que precisa de Metal Gear Solid 4?

Foto de Bennett

[quote=Guybrush]Nunca pensei em dizer isso, mas: afinal, com Bioshock, quem é que precisa de Metal Gear Solid 4?[/quote]

O Quase Nada.

Guybrush, sabe se os XBox com HDMI já começaram a aparecer por aqui? 

Foto de Guybrush Threepwood

Não sei, Bennett. No caso do kit oficial, certamente não, por que eles ainda tem muito estoque para queimar. Creio que daqui há algumas semanas já pra encontrar em algumas lojas especilizadas o importado nesse novo modelo, contudo.

Mas vale lembrar que esse 360 com saída HDMI ainda não é o Falcon (edição nova que terá chips de 65nm). Esse deve sair mais para o final de setembro.

Foto de Bennett

Hmm...acho que vou esperar o Falcon, porque eu tenho muito medo das 3RL e não quero comprar o kit oficial.

Foto de quase nada

[quote=Bennett]

[quote=Guybrush]Nunca pensei em dizer isso, mas: afinal, com Bioshock, quem é que precisa de Metal Gear Solid 4?[/quote]

O Quase Nada.

Guybrush, sabe se os XBox com HDMI já começaram a aparecer por aqui? 

[/quote]

Eu e todos de bom senso no mundo, mgs4 fecha a melhor franquia hetero de todos os tempos do universo. Bioshock deve ser legal, tem tiro, magia... mas pá, é mais um jogo. 

Foto de Bennett

Eu também tenho vontade de jogar MGS4, o duro é pagar 600 paus por um videogame para poder jogar MGS4. Meu interesse diminui na proporção em que o preço aumenta.

Foto de Guybrush Threepwood

Eu tenho certeza que o MGS4 vai ser um puta jogaço, mas mesmo depois que já foi provado um milhão de vezes por "a + b" que o jogo roda tranquilo num 360 (até melhor do que num PS3, se bobear), e que é fácil portar ele pro console da Microsoft, o Kojima continua com aquela mesquinharia de que "o jogo vai terminar num console da Sony!". Tá certo que a decisão final é da Konami, e não dele. Mas ele está sendo imbecil de não ver que grande parte dos feliz possuidores de um PS2 e amantes da série MGS (eu inclusive) migraram para o X360, e que ele vai partir vários corações se o port não sair.

Eu mesmo já me decidi: NÃO vou comprar um PS3 só por causa desse jogo. Por mais que eu esteje louco para jogar, fico revoltado com essa pirraça. Posso até vir a comprar um PS3 no futuro, se vierem a surgir outros títulos que eu considere essenciais, mas é muito improvável. O 360 já tem tudo o que eu quero, só o BioShock já parece que vai fazer valer o investimento de R$ 3.000,00 no kit BR (apesar de que eu considere que já tenha valido, pelo Gears e pela XBLA). E ainda vem aí GTA IV, Assassin's Creed, Mass Effect, Knights of the Old Republic 3... todos para o 360, e tirando o Metal Gear, não tem nada no PS3 que me apeteça.

Então, se sair o port do MGS, excelente, comprarei na pré-venda. Agora, se não sair, foda-se. Não vai me tirar o sono ficar sem jogar esse game.

Foto de Bennett

MGS4 é praticamente certeza que sai para XBox. É que a equipe que vai fazer o port não é do Kojima, que depois de fechar a versão PS3 de MGS4 vai trabalhar em um projeto para o Wii. Daí o Kojima ficar insistindo que o jogo é só para PS3. A versão dele com certeza é só para PS3, mas nada impede que a Konami faça um port, até porque o jogo parece de fato ser apenas um timed exclusive com a Sony.

Foto de quase nada

É muito mais fácil sair o Bioshock pro ps3 do que o MGS4 pro 360. No geral, o PS3 ainda é uma esperança, mas vendo o currículo do gamecube e xbox, sabemos em quem da pra confiar. Os consoles da sony pensam no futuro, os jogos sempre foram melhores, mais jogo de terror, com história e etc. O 360 é um PC médio com foco nos caipiras americanos, jogo de tiro, nem adianta vender no Japão. Já o wii é caso perdido, eu tento ver algo bom, mas não dá! O que faz um console são as exclusividades, não tem que sair MGS4, FF13 e etc pra mais nenhum console, talvez um mini game fofo pro wii (pro mizukami ficar feliz).

Foto de Bennett

BioShock é exclusivo, não sai para PS3 nunca. A Irrational tem um acordo recente de exclusividade com a Microsoft. E não é para timed exclusivity como no caso da Konami com a Sony.

Foto de quase nada

Historicamente a microsoft é mão aberta, os grande jogos do xbox (ninja gaiden, halo) ou sairam pro PC ou pra concorrencia.

Bioshock deve aparecer no PS3 em 2008.

Foto de Bennett

Sinais de desespero no post do sonysta.

Não vai rolar BioShock para PS3, sério. Mas em compensação, você vai poder jogar Heavenly Sword. Não é bacana? 

Foto de Guybrush Threepwood

O pior é que o quase nada fica defendendo uma coisa que ele nem tem ainda!

Foto de Bennett

Às vezes eu acho que ele está sendo troll, mas é tão recorrente nessa birra com o Wii, e com os mesmos argumentos de fanboys de 15 anos de fóruns de jogos, que eu estou começando a achar que ele de fato vestiu a camiseta da Sony.

Foto de Guybrush Threepwood

Ao invés de atualizar o PC, compra logo um X360.

Foto de Meirelles

o único contra pra rodar o bioshock no meu pc é o processador que é um P4 de 3.0 será que roda? o resto está batendo =)

Foto de Guybrush Threepwood

[quote=Meirelles]o único contra pra rodar o bioshock no meu pc é o processador que é um P4 de 3.0 será que roda? o resto está batendo =) [/quote]

Acho que não, Meirelles. O pessoal da Gamespot fez uns testes, olha só o que eles tem a dizer:

[quote=gamespot] 

CPU
We've found that BioShock benefits from multicore processors. If you're on an aging Pentium 4 or a slower Athlon 64, you might have something to worry about.

[/quote]

Parece que o jogo é ultra-mega-pesado, mesmo.

Foto de Guybrush Threepwood

Yay! Hoje chegou meu Bioshock, e o melhor de tudo, a alfândega liberou sem cobrança de impostos! Wo'hoo! Pena que só volto para casa amanhã, mas já estou ávido para jogar! Yes!

O case do jogo vem dentro de uma caxinha de papelão metalizada, fotos abaixo (perdoem pela qualidade, tiradas com o celular):

Bioshock 1

Bioshock 2

Foto de quase nada

Terminei. Apesar de ser um FPS típico, tem alguns elementos de adventure, RPG e survival.

Desfrutei-o no PC para aproveitar o som e gráficos ao máximo, experiência que não seria completa no 360. Joguei com AA 8X e high em tudo, menos no tal "sei-la-o-que-shaders", que dava pau (não só no meu PC, parece que é um erro comum). Na primeira cena, quando o avião cai e ele está dentro da agua, tudo era tão bem feito que fiquei parado, observando, pensando que ainda era a introdução.

O jogo tem muitas salas diferentes, não há repetição entre os ambientes, mas é bastante linear (apesar do elevador, que possibilita voltar a outras salas); imita vários jogos (de half life à fatal frame, esse negócio da camera foi de uma cara de pau sem tamanho) e tem poucos inimigos, até enjoa.  

Que bom que essa empresa do Bioshock está procurando pessoal entendido no PS3 e caso não seja algo da série "bio", que seja algo mais profundo, menos linear e com final um pouquinho menos broxante.

Nota 7,06
Selo de Bronze.

Foto de Guybrush Threepwood

[quote=quase nada]

Desfrutei-o no PC para aproveitar o som e gráficos ao máximo, experiência que não seria completa no 360.

[/quote]

 

Mas vem cá, qual final você pegou? Do bem ou do mal? Eu peguei o "do bem", e embora ele seja meio abrupto eu gostei bastante, me deixou com os olhos marejados. Se tu pegou o "do mal", não spoleia pra mim não (por que eu vou jogar de novo pra ver esse final), mas um amigo meu que terminou com ele falou que é meio fraquinho mesmo.

Ah, e vem cá, fala se "Fort Frolic" não é uma obra-prima de fase? 

Foto de Bennett

O que compensa mais sob o ponto de vista da narrativa, o final do bem ou do mal? Vou jogar BioShock em breve e queria saber, sem spoilers.

Foto de Guybrush Threepwood

Olha, eu só terminei com o final "do bem" e gostei bastante. É uma cutscene curta (uns três-quatro minutos no máximo), mas é um final com bastante carga dramática, confesso que fiquei emocionado.

O final "do mal" eu ainda não sei como é, mas um amigo meu disse que não curtiu muito (não sei o motivo por que pedi para ele não spoilar, já que vou jogá-lo de novo qualquer hora).

Li em algum lugar que existe um final "meio-termo" também, não sei se procede. 

Foto de Bennett

Eu me sinto tentado a escolher o final do mal...mas queria o que fosse mais interessante quanto ao desenrolar da história.

Foto de quase nada

Tbm peguei o final bom, acho que no final mal o jogo é mais fácil, pois da pra colher mais Adam. Mas não muda muita coisa, pois as escolhas são apenas um detalhe durante o jogo, "harvest" ou "save" as little sisters.  

Uma fase que impressiona, alem dessa do shopi, é aquela perto de um vulcão, com uns reatores nucleares e etc.

O tal final "meio termo", é o final mau, mas a voz do cara mais insana.

Eu peguei o system shock 2 e to achando melhor, pena que ta congelando no meu pc, vou ver o que é. 

 

Foto de Bennett

Joguei umas duas horas de BioShock (versão PC, pois acho que recebi um calote do cara de quem comprei a versão 360), e meu veredicto até agora: Mass Effect é bem melhor. É claro que eu preciso jogar até o final, etc. etc., mas duvido um pouco que no final das contas eu opte por BioShock entre os dois. O que é muito, MUITO bacana em BioShock é a ambientação e a direção de arte...o ruim é que por vezes as convenções do gênero - como aquelas estações na parede que te dão health - são transparentes demais e me fazem pensar "Estou jogando mais um FPS com uma roupinha mais interessante do que a tradicional".

Não que Mass Effect seja um jogo inovador (visual e narrativamente é bem mais genérico que BioShock), mas o pacote tem muito mais força e impulso.

Foto de Guybrush Threepwood

Não se precipite que ainda tem muita, muita coisa pra rolar em BioShock. Duas horas de gameplay não é nada.

Sério que o cara te deu calote? Que houve, sumiu e não deu notícia? 

Foto de Bennett

Depois te conto os rolos...vamos ver se eu eventualmente recebo nas próximas duas semanas. Era BioShock + Eternal Sonata.

Foto de quase nada

Mercado livre? Lá tem maracutáia demais, Deus que me livre desses meliantes.

Foto de Bennett

Foi fora do Mercado Livre, mas de um cara com quem eu já tinha comprado via Mercado e dado tudo certo.

Foto de Pringles

Só joguei Bioshock agora, isso pq me emprestaram não curto muito FPS (exceto Killzone).

O inicio é bom e me deixou empolgado, mas depois da fase dos jardins comecou a ficar tudo muito repetitivo. Tambem foi a partir dai que notei uma queda do level design, no inicio tudo muito soberbo depois começou a ficar genérico, se repetindo.

O que estragou a dificuldade do jogo foi aquele tool que deixa voce tirar mais dos corpos (no caso do PS3, apertando R2).. ficava rico em pouco tempo e varias vezes cheguei no limite da carteira que é 500.. municiao de sobra e a vontade, nem explorei os plasmids direito usei so quando precisava como o fire pra derreter gelo. O auto-hack tool é outro troço que deixou tudo muito facil.

Sobre as primeiras horas do jogo disseram com razão que são uma das melhores já feitas. Mas quando cheguei no Core pra desativar aquelas bobinas gigantes ja estava fazendo um esforço sobrehumano pra continuar - piratas, slicers e um big daddy aqui e ali. O jogo se desgasta e perde a graça numa formula genial que acabara de criar.

No mais, terminei no final bom e to sem saco pra platinar.. leva nota 8 pelo belo inicio, mas não é um jogo que eu compraria.