Devil May Cry 4
Eu nunca tinha jogado um jogo da série, e não sei comparar este quarto episódio aos demais, mas gostei muitíssimo, mesmo com alguns defeitos que podem irritar bastante algumas pessoas. Talvez o fato de eu não ter me irritado já seja um bom indicador, mas consigo imaginar muita gente detestando Devil May Cry 4 a partir da décima missão.
O herói dos jogos anteriores, Dante, é substituído em Devil May Cry 4 pelo novato Nero, um rapaz totalmente emo e sem senso de humor. Como eu nunca tinha jogado com o Dante antes, não percebi as mudanças em termos de gameplay. Só fui notar como Nero é radicalmente diferente quando Dante entra em cena como personagem jogável. A ação que antes parecia frenética, depois de Dante fica parecendo lenta em comparação. Não que o Nero não seja interessante. É que o Dante é muito, muito mais bacana de se comandar, e exige bem mais do jogador.
Provavelmente a Capcom vai expandir as habilidades de Nero nos próximos jogos, mas do jeito que ele está, é muito, muito menos diversificado e estiloso do que o Dante. Se o Dante exige que você fique trocando de estilos, revólveres e espadas (com direito a utilizar todos os botões do controle, sem exceção...até o select entra na brincadeira), Nero é muito mais mecânico, ainda que possibilite ao jogador improvisar algumas manobras visualmente impactantes. Nero só tem uma espada, a Red Queen, e um revólver, o Blue Rose. Além disso, uma manopla demoníaca (que lembra muito a Witchblade) confere a Nero algumas habilidades interessantes, como o booster, um golpe especial que varia bastante conforme o contexto, e um grapple, com uma mão fantasmagórica que agarra inimigos e pontos de luz. Com o grapple você consegue ficar no ar praticamente o tempo que quiser, sem tocar os pés no chão. É muito diferente do que ocorre com o Dante, que uma hora ou outra aterrisa. O revólver Blue Rose é bastante limitado em termos de habilidades extra (nada além do charged shot), e Nero tem muito mais movimentos com a espada, em razão da ausência do estilo Gunslinger de Dante. A espada Red Queen, ainda, tem um medidor que precisa ser carregado (até três vezes), e exige que você pressione, carregue e solte o trigger esquerdo três vezes para cada carga completa. Isso funciona muito bem, e o efeito é muito legal. Há também o Devil Trigger, conseguido após a captura da espada Yamato (que não pode ser utilizada como espada), conferindo golpes mais poderosos para Red Queen, Blue Rose e booster.
Visualmente, o jogo é de deixar o queixo cair. Apesar de não ter os gráficos de um Call of Duty 4 ou Gears of War, é provavelmente um dos jogos mais bonitos da geração atual. Tecnicamente, quase não há o que criticar (há apenas algumas falhas em uma fase específica). O gameplay, por sua vez, é extremamente divertido e balanceado, com bom replay value considerando-se que você não consegue destrancar todas as habilidades de Nero e Dante em um giro pelas fases apenas. Eu gostei muito mais de Devil May Cry do que o pouco que joguei de God of War (umas duas fases do segundo, e o de PSP inteiro).
Há alguns problemas sérios, entretanto. O primeiro é a duração do jogo. Eu demorei 16 horas e meia para completar as 20 fases, mas fiquei zanzando e enrolando por um bom tempo, fazendo umas lutas desnecessárias, e explorando os cenários para achar itens. Calculo que dê para fechar tranqüilamente em umas 12 horas. E mesmo assim, o jogo na verdade tem somente 6 horas, se você considerar que há um backtracking de TODAS as fases feito com o Dante, em sentido contrário, assim que você as termina com o Nero. Há algumas mudanças, mas as fases são essencialmente as mesmas, em sentido oposto. E você luta com quase todos os chefes não apenas duas, mas três vezes, já que a penúltima fase força você a enfrentar uma nova maratona com os chefes.
Mesmo assim, como eu disse antes, isso não me irritou. Jogar com o Dante é um prazer. E eu vou terminar de novo no hard. Mas não deixa de ser uma coisa bastante cara-de-pau, transformar um jogo de 6 horas em 12 a partir da mera repetição das fases...Quem sabe os jogadores já acostumados com a série não achem uma chatice, mas para quem está jogando pela primeira vez, é mais do que recomendado.
- Login para postar comentários
Botei ele na minha lista de
Botei ele na minha lista de espera da EasyPlay, mas não sei se vou gostar, já que não curti nem um pouco o DMC3 de PS2.
A propósito, terminei o Splinter Cell (muito bom) e já pedi pra trocar pelo Dead Rising.
O Devil May Cry é um gosto
O Devil May Cry é um gosto adquirido, muita gente odeia. Eu sempre gostei, ele vai ganhando um ar épico, com chefes malignos e cenas dramáticas. Outra coisa legal é que o próprio jogo brinca com sua moral, depois de morrer 10 vezes no mesmo lugar o jogo te pergunta "deseja jogar no easy? sua bichinha".
Somente os fracos sucumbem. Devil May Cry só é bom no médio, que é hard, no hard é eu já acho hard demais. Vou dar uma olhada quando sair no PC. Já o Ninja Gaiden é muito técnico, tem que se defender bastante, parece jogo de luta. No DMC dá pra tocar o terror no bonde do lokão. O God of War é mais bruto, desses 3 é o mais fácil, mas a experiencia é muito mais agradável e grandiosa, mesopotamica.
Eu não achei o 4 nada
Eu não achei o 4 nada difícil na dificuldade média. O achievement, aliás, quando você termina na média é "Easy Does It". Eu concordo.
Acho que no Devil May Cry 3 é apresentado o Vergil, que é irmão do Dante. O Nero até agora eu não sei que parentesco, se é que tem, com Dante e Vergil.
O Nero tem uma capinha
O Nero tem uma capinha preta e azul, e um jeitão de emo (namorada foi seqüestrada, ele está sofrendo, anda cabisbaixo etc.). Já o Dante é tipo o Han Solo, e tem uma capinha vermelha.
Eu vi todas as cutscenes, que estão muito bonitas.
Quase nada, num foi tu quem
Quase nada, num foi tu quem postou um vídeo do DMC3 detonando o cachorrão de três cabeças?
Era você mesmo jogando (tu falou que era!) ou era outro alguém?
Tomei um pau federal desse cachorro, umas 5 vezes.
Dei uma encostada no jogo, por enquanto, pra quando eu puder me dedicar inteiramente a ele.
Missão 18 de Devil May Cry
Missão 18 de Devil May Cry 4. Style.
http://youtube.com/watch?v=SA3CTXuGyP8
http://youtube.com/watch?v=V9Sk_HEr0kc
Esses dubladores são
Esses dubladores são bons!
Mas não sei se é a qualidade do youtube, mas me pareceu que os gráficos são bem próximos do que God of War 2 conseguiu fazer.
Os gráficos são beeeeem
Os gráficos são beeeeem melhores que os de GoW2. Não dá para notar no YouTube mesmo.
Cara, agora eu vi o segundo
Cara, agora eu vi o segundo vídeo.
Mas que bicho danado de feio do caramba!
O character design, eu digo.
E a idéia é 113% chupada do penúltimo encontro com o Colosso de Rodes, em GoW2.
Alguém sabe se essa luta do Kratos é chupada de outro lugar?
Esse lance dos pulos gigantes entre uma plataforma e outra é muito legal! É automático, mesmo, basta apertar o botão de pulo, ou você tem que usar o analógico pra chegar certinho na outra plataforma?
Outra pergunta: ainda dá pra escolher a técnica de luta? Tipo, ser um espadachin, um atirador fodão ou um... sei lá o quê?
Fabio Negro escreveu:Quase
[quote=Fabio Negro]Quase nada, num foi tu quem postou um vídeo do DMC3 detonando o cachorrão de três cabeças?
Era você mesmo jogando (tu falou que era!) ou era outro alguém?
Tomei um pau federal desse cachorro, umas 5 vezes.
Dei uma encostada no jogo, por enquanto, pra quando eu puder me dedicar inteiramente a ele. [/quote]
Não era eu, foi um fake, pois tava no nightmare.
Nessa hora vão perguntar se vc quer mudar o nivel pro easy, não sucumba.
Pra matar o cachorro pegue umas orbs, aprenda uns combos. Depois desse chefe, com o dante mais poderoso, o jogo fica aceitável.
Bennett escreveu:Os
[quote=Bennett]Os gráficos são beeeeem melhores que os de GoW2. Não dá para notar no YouTube mesmo. [/quote]
São melhores pq são alta definição, mais poligonos e etc e etc, mas artisticamente, até o filme do Beowulf (e 300) perdem pro God of War.
Fabio Negro escreveu:Esse
[quote=Fabio Negro]Esse lance dos pulos gigantes entre uma plataforma e outra é muito
legal! É automático, mesmo, basta apertar o botão de pulo, ou você tem
que usar o analógico pra chegar certinho na outra plataforma?
Outra pergunta: ainda dá pra escolher a técnica de luta? Tipo, ser um
espadachin, um atirador fodão ou um... sei lá o quê?[/quote]
Os pulos são automáticos, mas você tem que subir em cima de uma plataforma azul.
As técnicas de luta você escolhe só com o Dante. Com o Nero não tem styles. Eu gosto muito do style Gunslinger do Dante, principalmente quando você usa as pistolas preta e branca, e ele fica rodopiando de ponta-cabeça no ar.