Devil May Cry 4

Foto de Bennett
Forums: 

Eu nunca tinha jogado um jogo da série, e não sei comparar este quarto episódio aos demais, mas gostei muitíssimo, mesmo com alguns defeitos que podem irritar bastante algumas pessoas. Talvez o fato de eu não ter me irritado já seja um bom indicador, mas consigo imaginar muita gente detestando Devil May Cry 4 a partir da décima missão.

O herói dos jogos anteriores, Dante, é substituído em Devil May Cry 4 pelo novato Nero, um rapaz totalmente emo e sem senso de humor. Como eu nunca tinha jogado com o Dante antes, não percebi as mudanças em termos de gameplay. Só fui notar como Nero é radicalmente diferente quando Dante entra em cena como personagem jogável. A ação que antes parecia frenética, depois de Dante fica parecendo lenta em comparação. Não que o Nero não seja interessante. É que o Dante é muito, muito mais bacana de se comandar, e exige bem mais do jogador.

Provavelmente a Capcom vai expandir as habilidades de Nero nos próximos jogos, mas do jeito que ele está, é muito, muito menos diversificado e estiloso do que o Dante. Se o Dante exige que você fique trocando de estilos, revólveres e espadas (com direito a utilizar todos os botões do controle, sem exceção...até o select entra na brincadeira), Nero é muito mais mecânico, ainda que possibilite ao jogador improvisar algumas manobras visualmente impactantes. Nero só tem uma espada, a Red Queen, e um revólver, o Blue Rose. Além disso, uma manopla demoníaca (que lembra muito a Witchblade) confere a Nero algumas habilidades interessantes, como o booster, um golpe especial que varia bastante conforme o contexto, e um grapple, com uma mão fantasmagórica que agarra inimigos e pontos de luz. Com o grapple você consegue ficar no ar praticamente o tempo que quiser, sem tocar os pés no chão. É muito diferente do que ocorre com o Dante, que uma hora ou outra aterrisa. O revólver Blue Rose é bastante limitado em termos de habilidades extra (nada além do charged shot), e Nero tem muito mais movimentos com a espada, em razão da ausência do estilo Gunslinger de Dante. A espada Red Queen, ainda, tem um medidor que precisa ser carregado (até três vezes), e exige que você pressione, carregue e solte o trigger esquerdo três vezes para cada carga completa. Isso funciona muito bem, e o efeito é muito legal. Há também o Devil Trigger, conseguido após a captura da espada Yamato (que não pode ser utilizada como espada), conferindo golpes mais poderosos para Red Queen, Blue Rose e booster.

Visualmente, o jogo é de deixar o queixo cair. Apesar de não ter os gráficos de um Call of Duty 4 ou Gears of War, é provavelmente um dos jogos mais bonitos da geração atual. Tecnicamente, quase não há o que criticar (há apenas algumas falhas em uma fase específica). O gameplay, por sua vez, é extremamente divertido e balanceado, com bom replay value considerando-se que você não consegue destrancar todas as habilidades de Nero e Dante em um giro pelas fases apenas. Eu gostei muito mais de Devil May Cry do que o pouco que joguei de God of War (umas duas fases do segundo, e o de PSP inteiro).

Há alguns problemas sérios, entretanto. O primeiro é a duração do jogo. Eu demorei 16 horas e meia para completar as 20 fases, mas fiquei zanzando e enrolando por um bom tempo, fazendo umas lutas desnecessárias, e explorando os cenários para achar itens. Calculo que dê para fechar tranqüilamente em umas 12 horas. E mesmo assim, o jogo na verdade tem somente 6 horas, se você considerar que há um backtracking de TODAS as fases feito com o Dante, em sentido contrário, assim que você as termina com o Nero. Há algumas mudanças, mas as fases são essencialmente as mesmas, em sentido oposto. E você luta com quase todos os chefes não apenas duas, mas três vezes, já que a penúltima fase força você a enfrentar uma nova maratona com os chefes.

Mesmo assim, como eu disse antes, isso não me irritou. Jogar com o Dante é um prazer. E eu vou terminar de novo no hard. Mas não deixa de ser uma coisa bastante cara-de-pau, transformar um jogo de 6 horas em 12 a partir da mera repetição das fases...Quem sabe os jogadores já acostumados com a série não achem uma chatice, mas para quem está jogando pela primeira vez, é mais do que recomendado.

Foto de Guybrush Threepwood

Botei ele na minha lista de espera da EasyPlay, mas não sei se vou gostar, já que não curti nem um pouco o DMC3 de PS2.

A propósito, terminei o Splinter Cell (muito bom) e já pedi pra trocar pelo Dead Rising. 

Foto de quase nada

O Devil May Cry é um gosto adquirido, muita gente odeia. Eu sempre gostei, ele vai ganhando um ar épico, com chefes malignos e cenas dramáticas. Outra coisa legal é que o próprio jogo brinca com sua moral, depois de morrer 10 vezes no mesmo lugar o jogo te pergunta "deseja jogar no easy? sua bichinha".

Somente os fracos sucumbem. Devil May Cry só é bom no médio, que é hard, no hard é eu já acho hard demais. Vou dar uma olhada quando sair no PC. Já o Ninja Gaiden é muito técnico, tem que se defender bastante, parece jogo de luta. No DMC dá pra tocar o terror no bonde do lokão. O God of War é mais bruto, desses 3 é o mais fácil, mas a experiencia é muito mais agradável e grandiosa, mesopotamica.

Foto de Bennett

Eu não achei o 4 nada difícil na dificuldade média. O achievement, aliás, quando você termina na média é "Easy Does It". Eu concordo.

Acho que no Devil May Cry 3 é apresentado o Vergil, que é irmão do Dante. O Nero até agora eu não sei que parentesco, se é que tem, com Dante e Vergil.

Foto de Bennett

O Nero tem uma capinha preta e azul, e um jeitão de emo (namorada foi seqüestrada, ele está sofrendo, anda cabisbaixo etc.). Já o Dante é tipo o Han Solo, e tem uma capinha vermelha.

Eu vi todas as cutscenes, que estão muito bonitas. 

Foto de Fabio Negro

Quase nada, num foi tu quem postou um vídeo do DMC3 detonando o cachorrão de três cabeças?
Era você mesmo jogando (tu falou que era!) ou era outro alguém?

Tomei um pau federal desse cachorro, umas 5 vezes.
Dei uma encostada no jogo, por enquanto, pra quando eu puder me dedicar inteiramente a ele.

Foto de Bennett

Missão 18 de Devil May Cry 4. Style.

http://youtube.com/watch?v=SA3CTXuGyP8

http://youtube.com/watch?v=V9Sk_HEr0kc

Foto de Fabio Negro

Esses dubladores são bons!

Mas não sei se é a qualidade do youtube, mas me pareceu que os gráficos são bem próximos do que God of War 2 conseguiu fazer.

Foto de Bennett

Os gráficos são beeeeem melhores que os de GoW2. Não dá para notar no YouTube mesmo.

Foto de Fabio Negro

Cara, agora eu vi o segundo vídeo.

Mas que bicho danado de feio do caramba!
O character design, eu digo.

E a idéia é 113% chupada do penúltimo encontro com o Colosso de Rodes, em GoW2.
Alguém sabe se essa luta do Kratos é chupada de outro lugar?

Esse lance dos pulos gigantes entre uma plataforma e outra é muito legal! É automático, mesmo, basta apertar o botão de pulo, ou você tem que usar o analógico pra chegar certinho na outra plataforma?

Outra pergunta: ainda dá pra escolher a técnica de luta? Tipo, ser um espadachin, um atirador fodão ou um... sei lá o quê?

Foto de quase nada

[quote=Fabio Negro]Quase nada, num foi tu quem postou um vídeo do DMC3 detonando o cachorrão de três cabeças?
Era você mesmo jogando (tu falou que era!) ou era outro alguém?

Tomei um pau federal desse cachorro, umas 5 vezes.
Dei uma encostada no jogo, por enquanto, pra quando eu puder me dedicar inteiramente a ele. [/quote]

Não era eu, foi um fake, pois tava no nightmare.

Nessa hora vão perguntar se vc quer mudar o nivel pro easy, não sucumba.

Pra matar o cachorro pegue umas orbs, aprenda uns combos. Depois desse chefe, com o dante mais poderoso, o jogo fica aceitável.  

Foto de quase nada

[quote=Bennett]Os gráficos são beeeeem melhores que os de GoW2. Não dá para notar no YouTube mesmo. [/quote]

São melhores pq são alta definição, mais poligonos e etc e etc, mas artisticamente, até o filme do Beowulf (e 300) perdem pro God of War.

Foto de Bennett

[quote=Fabio Negro]Esse lance dos pulos gigantes entre uma plataforma e outra é muito
legal! É automático, mesmo, basta apertar o botão de pulo, ou você tem
que usar o analógico pra chegar certinho na outra plataforma?

Outra pergunta: ainda dá pra escolher a técnica de luta? Tipo, ser um
espadachin, um atirador fodão ou um... sei lá o quê?[/quote]

Os pulos são automáticos, mas você tem que subir em cima de uma plataforma azul.

As técnicas de luta você escolhe só com o Dante. Com o Nero não tem styles. Eu gosto muito do style Gunslinger do Dante, principalmente quando você usa as pistolas preta e branca, e ele fica rodopiando de ponta-cabeça no ar.