O Plano Perfeito (Inside Man)
O Spike Lee, pra mim, são dois diretores em um: tem aquele Spike Lee, que dirige dramas sobre racismo (como Faça a Coisa Certa e Malcolm X) - e que eu acho um saco. E tem o outro Spike Lee, diretor de thrillers (como Verão de Sam, A íšltima Noite ou esse agora, Inside Man) que é muito talentoso.
Na verdade, Inside Man é melhor mesmo do que as outras investidas de Lee no gênero, e provavelmente o melhor filme dele.
Basicamente, é um filme de assalto í banco. Como uma centena de outros. No entanto, graças í mão firme do cara na direção, e a um roteiro extremamente engenhoso, esse exemplar acaba destancando-se dos demais. É um filme tenso, envolvente, inteligente. O filme intercala cenas da ação do assalto com o interregatório que acontece depois com os suspeitos, e faz você acreditar que já previu o final e entendeu tudo. Mas o roteiro acaba sendo mais esperto, e te engana direitinho.
As questões raciais que sempre existem nos filmes de Lee estão aqui também, mas integram-se bem í trama, e não ficam parecendo forçadas.
Vale ressaltar também o ótimo timing para humor do filme, e a excelente trilha sonora.
Sem dúvida, o primeiro grande filme de 2006.
- Login para postar comentários
Bom ler isso, já estava
Bom ler isso, já estava inclinado a ir ver o filme, até porque filme com a Jodie Foster já ganha uns pontinhos comigo (apesar que o vôo noturno foi bem fraquinho, mas ela ainda salva algo!)
Devo ir assistir na quinta.
Corrigindo, não é Vôo
Corrigindo, não é Vôo Noturno e sim Plano de Vôo.
Guybrush Threepwood wrote:O
[quote=Guybrush Threepwood]O Spike Lee, pra mim, são dois diretores em um: tem aquele Spike Lee, que dirige dramas sobre racismo (como Faça a Coisa Certa e Malcolm X) - e que eu acho um saco. E tem o outro Spike Lee, diretor de thrillers (como Verão de Sam, A íšltima Noite ou esse agora, Inside Man) que é muito talentoso.
Na verdade, Inside Man é melhor mesmo do que as outras investidas de Lee no gênero, e provavelmente o melhor filme dele.
Basicamente, é um filme de assalto í banco. Como uma centena de outros. No entanto, graças í mão firme do cara na direção, e a um roteiro extremamente engenhoso, esse exemplar acaba destancando-se dos demais. É um filme tenso, envolvente, inteligente. O filme intercala cenas da ação do assalto com o interregatório que acontece depois com os suspeitos, e faz você acreditar que já previu o final e entendeu tudo. Mas o roteiro acaba sendo mais esperto, e te engana direitinho.
As questões raciais que sempre existem nos filmes de Lee estão aqui também, mas integram-se bem í trama, e não ficam parecendo forçadas.
Vale ressaltar também o ótimo timing para humor do filme, e a excelente trilha sonora.
Sem dúvida, o primeiro grande filme de 2006.[/quote]
Não acho o melhor filme dele (prefiro Bamboozled), não achei um grande filme de 2006. Achei um filme bom. Ponto. Redondinho, as piadas funcionam, a narrativa funciona, os atores não fazem feio. Denzel Washington como o tira mala tá interessante, só que sinceramente aquele papel do Clive Owen deveria ser de um cara de vinte e poucos anos, meio hippie.
Nota 6,5 (ainda estou influenciado pelo Tarkovsky), esquecível.
--
Rodolfo Castrezana
Nerd Rabugento
Fui ver hoje e achei bem
Fui ver hoje e achei bem bacana. Realmente não acho que é o grande filme do ano até agora nem nada do tipo mas é um filme bem legal de assalto de banco. Um dos melhores dos últimos tempos. O roteiro é muito bacana e o filme te leva a pensar exatamente o que ele quer. Bem legal. Só fiquei meio encucado de onde que o Personagem do Clive Owen tirou todas aquelas informações que ele tinha. O filme não explica né? Se explica eu boiei feio
terenzi wrote:Só fiquei
[quote=terenzi]Só fiquei meio encucado de onde que o Personagem do Clive Owen tirou todas aquelas informações que ele tinha. O filme não explica né? Se explica eu boiei feio[/quote]
Pensei a mesma coisa. Acho que era uma informação que o filme tinha que ter dado sim, mas eu também não lembro de terem tocado nesse assunto.
Outra coisa que me deixou pensando foi a propaganda descarada e abundante do Ipod. Em TODAS cenas externas tinha alguém com um. Impressionante. EDIT: E quase em todas cenas dentro do banco também. : ) Às vezes num mesmo take tinham dois ipods em cena.
João Lucas wrote:terenzi
[quote=João Lucas][quote=terenzi]Só fiquei meio encucado de onde que o Personagem do Clive Owen tirou todas aquelas informações que ele tinha. O filme não explica né? Se explica eu boiei feio[/quote]
Pensei a mesma coisa. Acho que era uma informação que o filme tinha que ter dado sim, mas eu também não lembro de terem tocado nesse assunto.
Outra coisa que me deixou pensando foi a propaganda descarada e abundante do Ipod. Em TODAS cenas externas tinha alguém com um. Impressionante. EDIT: E quase em todas cenas dentro do banco também. : ) Às vezes num mesmo take tinham dois ipods em cena.[/quote]
Engraçado que eu não recordo de nenhum iPod no filme... só do PSP do guri lá, o primo do Walt.
João Lucas wrote: Outra
[quote=João Lucas]
Outra coisa que me deixou pensando foi a propaganda descarada e abundante do Ipod. Em TODAS cenas externas tinha alguém com um. Impressionante. EDIT: E quase em todas cenas dentro do banco também. : ) Às vezes num mesmo take tinham dois ipods em cena.[/quote]
reparei nos Ipods tbm. Realmente praticamente todo mundo tinha um, principalmente os curiosos do lado fora.