Agora, eles acharam uma boa idéia tirar do ar sites que distribuem legendas gratuitamente, baseando-se em um artigo que diz que "proibido traduzir uma obra sem o consentimento do autor". O pior é o que os sites estão acatando essas ameaças terroristas, e saindo do ar ou tirando sua seção de legendas (como fez o LostBrasil). Esses webmasters brasileiros são uns cagões, nenhum deles tem peito para ignorar essa ameaças, como faz o pessoal do PirateBay.
A notícia, abaixo:
LostBrasil e SóSéries são pressionados a tirar legendas do ar
O cerco ao sites que distribuem legendas em português de filmes e seriados de televisão aumentou. A Adepi (Associação de Defesa da Propriedade Intelectual) decidiu não esperar por novas ações da polícia federal e enviou comunicados aos sites LostBrasil e SóSéries para que suspendam o fornecimento de legendas, ameaçando processá-los caso contrário.
Segundo informação publicada ontem pelo site LostBrasil, os advogados da Adepi estão agindo representando os interesses dos grupos Buena Vista (que produz e distribui Lost em DVD) e Sony (dona do canal AXN). Desta vez o argumento usado não é que a distribuição de legendas é feita com a intenção de lucro, mas de que a tradução de conteúdo sem o consentimento de seu autor constitui crime de violação de direitos autorais.
O site LostBrasil retirou do ar as legendas ontem (dia 31/10) e saiu do ar hoje pela manhã. O SóSéries também removeu suas legendas e seu site do ar - apenas o fórum do site permanece funcionando.
Eu vi isso. Eles não aprenderam com a história do Napster, não? Você matando um centro forte de distribuição coletiva de conteúdo, cria vários outros menores com potencial de superar o original em tamanho e utilidade. Acho que vou batizar isso de Lei de Fanning.
O pessoal da lista Net Virtua compilou uma lista do estado atual dos sites de legenda brasileiros (e alguns estrangeiros), que eu vou reproduzir aqui:
O pessoal que faz legendas em português deveria adotar uns 5 ou 10 sites internacionais para fazer a distribuição, se estão com medo da ADEPI. Os sites nacionais existiam só por causa da meritocracia que estrutura o mundo das lagendas no Brasil, em que o pessoal traduz e quer crédito e bajulação pelas legendas. Nada contra, mas é hora de pensar na comunidade e pulverizar a distribuição.
Desde semana passada a coisa tá complicasa, e como o bem o Bennet disse, o umbiguismo dos legenders acabou entralizando muita gente boa em um só lugar e dexou as coisas do jeito que estão. Sou legender dese o ano passado e o povo que faz legenda quer só ser bajulado e crédito mesmo.
Ótima lista, já surgiram alternativas insteressantes no IRC também: irc.irchighway.net #legendas e #soseries.
renmero.blogspot.com
IRC é uma boa opção mesmo, o pessoal deveria usar mais.
Matéria nova no Globo, destacando como a iniciativa da ADEPI é ineficaz, e não tem perspectivas de funcionar.