Inimigos Públicos
Gosto muito do Michael Mann. Acho um desses diretores q conseguem fazer filmes nos moldes hollywoodianos mas com um estilo artístico próprio. Esperava muito desse Inimigos Públicos e, por um lado, não me decepcionou, já que tem todos os elementos de um bom Michael Mann ali: bons conflitos de personagens, grandes cenas de ação e tiroteio (q som incrível!) e grandes sutilezas de direção. O problema é que o filme não decola. Não sei se foi o desenrolar da história ou a conclusão.... o fato é q muitas coisas foram construídas para serem deixadas de lado (de que forma o conflito com John Dillinger afetou o personagem do Cristian Bale? De que adiantou a ênfase na característica do personagem do Cristian Bale ser bom de tiro à distância? Que diferença fez toda a dedicação de Dillinger com a namorada? São pontos completamente ignorados)
E tb não dá pra ignorar as MUITAS semelhanças com Fogo Contra Fogo (pra mim um dos melhores policias da história). A diferença é q Fogo Contra Fogo explorava melhor o embate entre os dois personagens - o perseguidor e o perseguido -, construía muito melhor o lado pessoal de cada lado (e também, ao contrário de Inimigos Públicos, os personagens femininos eram muito mais complexos e significativos pros personagens centrais) e encerrava o conflito de forma quase poética.
O desfecho de Inimigos Públicos foi tão anti-clímax que deixou um ar de..."isso tudo pra acabar assim?"
Mas enfim... um filme mediano do Michael Mann é melhor do que metade dos filmes de ação que saem por ano.
nota: 7,0
PS: E aquela coisa do Blackbird foi muito cafona...
- Login para postar comentários
Pra mim foi um dos piores
Pra mim foi um dos piores filmes do Michael Mann, mesmo assim merecendo um 5,4. A fotografia está ruim, com closes ridículos e tomadas feias. O som ta bom mesmo, parece Call of Duty, mas câmera digital sem tratamento de película fica com cara de making off de novela. A história é baseada num livro que foi baseado num fato real, logo nem tudo é climático como gostaríamos (tipo um duelo final de nunchaco entre Cristian Bale e Johnny Deep). Tbm odeio filme que romantiza a vida de um bandido filho da puta, seria mais interessante manter o foco na vida do Cristian Bale (pra ficar com mais cara de Os Intocáveis).
É pior que o remake de Miami
É pior que o remake de Miami Vice? pq pra superar aquilo tem que ser muito ruim mesmo.
quase nada wrote: Tbm odeio
[quote=quase nada]
Tbm odeio filme que romantiza a vida de um bandido filho da puta, seria mais interessante manter o foco na vida do Cristian Bale (pra ficar com mais cara de Os Intocáveis).
[/quote]
Putz... Quando o Bale disse q precisava de novos agentes eu pensei q ia aparacer o Sean Connery.
Mas eu gostei do filme a cena q o plague citou realmente ficou muito boa.
Eu tb gostei muito de como
Eu tb gostei muito de como ele usou o digital ali. Ouso dizer q foi até bem original. Uma coisa q notei é como ele gruda a camera na cara dos atores...dá pra ver os poros da pele deles, as rugas do Johnny Depp, a feiúra do Cristian Bale e até a Marion Cotillard, sempre tão bonita, aparece com os dentes amarelos de quem fuma um maço por dia.
O filme acaba tendo um ar de crueza e imediatismo muito interessante.
Mesmo quando o filme é ruim,
Mesmo quando o filme é ruim, vale a pena ver a obra do Michael Mann nem que seja pela fotografia.
Lembro de como babei nas cenas de Collateral. O cara é bom.
Saudações
Ray Jackson