Mirror's Edge - jogo do ano?
Caras, baixei o demo do Mirror's Edge na Xbox Live e desde então já joguei ele umas dez vezes, apesar dele ser curtinho. E vou ser clichê ao falar com vocês, mas junto com Braid e Portal é um dos raros jogos genuinamente inovadores dos últimos anos... e veio atender uma vontade que eu tenho há bastante de tempo, que é de ver um jogo de plataforma estilo Prince of Persia em primeira pessoa - que FUNCIONE.
O demo começa que uma breve histórinha, algo sobre uma sociedade tão utópica que tornou-se distópica... crime, violência, poluição foram erradicados, porém o preço foi a liberdade e a privacidade. O jogador assume o papel de Faith, uma runner, cuja função e carregar maletas com informação de um lugar para o outro - o único meio de comunicação que não é vigiado. Para isso, Faith usa de freerunning e alguma dose de artes marciais. A primeira tela do demo é um tutorial, e começa em cima de um prédio, onde aprendemos os comandos básicos. Confesso que nos primeiros segundos achei que não ia dar muito certo e estranhei os controles, mas precisou apenas pouco mais de um minuto para que eu estivesse plenamente adaptado e usando-os com naturalidade. Faith se desloca de um lado para o outro correndo mesmo, saltando ou escorregando por baixo de obstáculos, andando por paredes etc, aqueles movimentos de le parkour/freerunning que já estamos cansados de ver em filmes mais recentes. Porém, apesar do jogo ser em primeira pessoa, o foco não é em gunfight (embora você até possa usar armas de fogo, o jogo não incentiva) e nem em stealth: é em fugir o mais rápido possível dos inimigos ultrapassando os obstáculos com fluidez e agilidade. Você pode desarmar os inimigos no meio do caminho ou dar voadoras ou rasteiras, mas interessante mesmo é correr feito um louco para fugir tentando raciocinar rápido em cima das manobras a serem feitas - é incrivelmente emocionante.
Além de tudo, a visão do jogo simula uma verdadeira visão em primeira pessoa, ao contrário da maioria dos jogos do gênero. Quando Faith faz um rolamento, a tela rola junto. Quando ela escala uma parede, ela olha para as mãos dela pegando na quina da parede. É muitíssimo bacana, mas acho que quem sofre de simulation sickness nem vai querer chegar perto do jogo.
Estou TÃO entusiasmado com Mirror's Edge que minha cópia já está encomendada na pré-venda da Play-Asia. Para quem tem PS3 ou Xbox 360, o download do demo é obrigatório.
- Login para postar comentários