Todo mundo sabe do que se trata, mesmo sem entender muito bem os motivos. Se nas aulas de história você não entendia bulhufas quando seuprofessor falava do Crack de 1929, é provável que agora você entenda menos ainda.
Bom, o importante agora é ficar de olho para não deixar que perdas nas Bolsas de Valores e a oscilação no Dólar sejam motivo para nos passarem a perna.
Não foi só uma vez que ouvi de comerciantes argumentos furados sobre aumento repentinos nos preços - mesmo das mercadorias que já estavam em estoque, compradas no preço antigo - por causa do aumento do Dólar.
Porém, sempre que ocorre o inverso, a rapidez do comerciante não se repete. E o que não valeu para o aumento, vale para a redução. O spreços só vão cair quando renovarem o estoque, que será comprado com o preço menor.
Um exemplo mais claro é o dos combustíveis. Apesar do Brasil já ter alcançado sua independência petrolífera, sem esquecer que há a promessa de despertar o gigante adormecido para se tornar potência exportadora de combustíveis (fósseis ou não), sempre que há ocilação no preço do barril do petróleo ou do dólar, tende-se a repassar isso para o consumidor.
Em menos de uma semana, o dólar disparou de R$ 1,70 para R$ 2,30. Já percebo donos de postos com as mãos coçando para aumentar o preço da gasolina, do diesel e até do álcool. Porém, é bom ficar atento, porque o preço do barril do petróleo, que até pouco tempo atrás supera os U$ 150,00, agora caiu para menos de U$ 80,00. Mesmo com a subida do dólar, a queda do valor do barril poderia até significar redução (que nunca acontece).
Esse é só um exemplo. Mas creio que, infelizmente, deva ser reproduzido para diversos outros setores do consumo. Por isso, é bom manter a atenção redobrada para não levar uma rasteira da burrice neo-liberal norte-americana.
Nem me fala dessa crise, minhas ações da Vale e da Petrobrás tão valendo o mesmo que nada hoje, e só tá piorando. Ainda bem que eu tenho sangue-frio e não desespero igual essa turma que sai venedendo até as calças no primeiro indício de crise.
Obrigado pela dica Andarilho. Não vou mais ser enganado.
Agora ele tá comprando ações a preço de banana e guardando na geladeira na esperança de lucrar bastante com elas assim que a crise passar (se passar).
O problema é que pra se dar bem, de verdade, com ações, tem que ter um bom capital. Com pouco dinheiro, mesmo com lucro, só dá migalha.
Sempre fico feliz quando ajudo pobres almas ... ainda mais com o natal se aproximando.______
Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.