Considerações de um Baiano em La Bombonera
E aos poucos vou me tornando o enviado especial do Joio para cobrir os estádios dos quatro cantos do mundo.
Desta vez, este humilde escriba esteve em Buenos Aires e pôde ver de perto uma das mais lendárias praças esportivas do mundo: o estádio Alberto J. Armando, ou La Bombonera para os íntimos.
Bem amigos da Rede Globo...
Estive lá para conferir Boca Juniors X Tigre pela última rodada do torneo clausura, que, se não valia muito para o campeonato -- pois o River Plate já havia se sagrado campeão por antecipação -- pelo menos valia a classificação do Boca para a Libertadores do ano que vem.
Logo de cara, a organização me assustou. Vários detalhes que tentam pôr em prática há tempos no futebol brasileiro, lá são uma realidade. Arquibancadas e cadeiras próximas ao campo, cadeiras numeradas, um "programa oficial" -- um guia com informações úteis sobre o time, o jogo, o campeonato, tipo uma daquelas programações que nos dão na entrada do teatro --, telão com replay e informações importantes, dentre vários outros detalhes que mostram que futebol lá é um negócio muito mais estruturado do que por aqui.
Apesar de ter publicidade da Quilmes por toda parte, o estádio argentino repete o erro do Mineirão -- agora seguido por todo o Brasil, em campeonatos organizados pela CBF -- e não vende cerveza. Isso com o agravante de não ter feijão tropeiro e ainda ter muito argentino (o maior defeito do local, aliás, era esse. 30 mil argentinos juntos é demais para mim). Mas, na verdade, nada disso faz lá muita diferença, já que a temperatura caiu para 4,5º naquela noite, e eu provavelmente não seria esse macho todo para tomar uma cerveja.
Frio, só para mim. As Pirileaders estavam com um shortinho que era uma coisa
Fora o excesso de argentinos empesteando o local, devo admitir que o estádio é espetacular, e a torcida do Boca dá show em cima de qualquer torcida brasileira. Eles não param de cantar sequer um instante (verdade seja dita, a torcida do Tigre também não. Mesmo levando 6 a 2, a pequena torcida rival presente no estádio não se calou, o que é MUITO impressionante), e fica claro que a cantoria inspira o time, que joga literalmente por música.
A velha catimba argentina, diria o Galvão
Esse é outro ponto que merece ressalva, aliás. O toque de bola do Boca é espetacular, eles sabem exatamente onde o companheiro estará a seguir, tornando passes errados uma coisa muito rara no jogo. Muitos cruzamentos que me pareciam completamente errados eram interceptados e resultavam em jogadas fantásticas. Aliás, todo o futebol do Boca se baseia na constante virada de jogo de um lado a outro do gramado, o que deixa o jogo bem mais dinâmico.
Fiquei triste de constatar o ranço que o futebol brasileiro adquiriu pelas bolas paradas. Aqui, qualquer besteira é motivo para cavar uma falta. Esse cai-cai brasileiro virou regra, e jogo não tem a fluidez que deveria.
Sem mencionar que o Boca é um timaço. Riquelme me pareceu meio apagado em campo, mas Palacio e Palermo são craques fora de série e suplantaram com sobra a noite pouco inspirada de Roman. Para dizer a verdade, nunca achei Palermo grande coisa, sempre tive uma impressão ruim vendo ele de longe, mas pude conferir de perto que ele tem MUITO futebol e o respeito de todo o time e torcida.
Enfim, rivalidades à parte, temos muito que aprender com nossos hermanos, não só na organização, mas até mesmo na valorização do futebol arte. Ficar vivendo de tradição para sempre não dá, um dia a casa cai.
- Login para postar comentários
Parabéns Leão, que belo
Parabéns Leão, que belo tópico cara.
E concordo com seus comentários finais. A coisa tá ficando preta.
Sensacional! Até eu que
Sensacional! Até eu que detesto futebol me entusiasmei.
Uma coisa que eu notei é que
Uma coisa que eu notei é que o estádio em que o Fluminense jogou hoje é no estilo "caldeirão", com "tobogãs" enormes atrás dos gols e as arquibancadas bem perto do campo, parecido com a Bombonera.
Meu blog
merecia um tópico o jogo do
merecia um tópico o jogo do flu, mas sou um lixo nesse quesito.
resumo rápido, que estou com sono: saiu no lucro no segundo tempo.
Os zomi do LDU tavam "com a
Os zomi do LDU tavam "com a gota" no primeiro tempo. Foi arrasador.
Já no segundo tempo não quiseram jogar e o flu cansou também e achou melhor levar só 2 de diferença (e tava no lucro mesmo). No finzinho quase que se fode. Deu sorte. Mas fiquei com a impressão que dá pra ganhar o título sim.
liso escreveu: Parabéns Leão,
[quote=liso] Parabéns Leão, que belo tópico cara.
E concordo com seus comentários finais. A coisa tá ficando preta. [/quote]
[quote=Bennett]Sensacional! Até eu que detesto futebol me entusiasmei.[/quote]
Valeu Bennett, valeu liso, e valeu a quem mandou o tópico para a primeira página (Marcus?).
Vamos ver se consigo juntar dinheiro para fazer a cobertura joística da copa do mundo de 2010.
--------
Falta de Esculhambação
Sim, fui eu que promovi para
Sim, fui eu que promovi para a primeira página.
Qualidade sempre será recompensada no Joio.
Meu blog
Quanto ao jogo do Fluminense:
Quanto ao jogo do Fluminense: Com a altitude lá não vão jogar nada aqui. Mas o que me deixou mais pasma foi o Renato Gaucho falando que já ganhou mesmo tomando de 4 lá. E o Thiago Neves dando uma de Carlinhos Bala falando que o gol dele foi o do título. Se entrarem de salto alto no maraca como entraram ontem lá no Equador, esse título já é da LDU.
Quanto o La Bambonera, é espetacular, mas quanto a organização...quando eu tava lá ( morei lá um tempo) e teve um clássico River x Boca, a desorganização era tanta (por causa da venda de ingressos) que teve briga com policias e das organizadas das duas torcidas, as famosas hinchas se pegaram pra valer. O saldo: dois torcedores mortos e jogo cancelado.
Vai ver também as coisas melhoraram por lá!
"Lo que hay antes de que haya algo..."
O time do Fluminense é ótimo,
O time do Fluminense é ótimo, mas o Renato Gaúcho é a pessoa mais sem noção da face da Terra. Disse que "a LDU é que tinha que estar no desespero". Meo Deos.
Meu blog
Pode parecer idiota, mas eu
Pode parecer idiota, mas eu gosto dessas declarações sem noção. Eu gosto quando alguém sai do lugar comum.
Fico com a sensação que todos os jogadores do Brasil têm o mesmo discurso "o grupo está unido", e fico feliz quando surge um Romário da vida que fala "eu sou foda, não preciso de concentração e amanhã farei gol nesse timeco".
--------
Falta de Esculhambação
Leão da Barra escreveu:Vamos
[quote=Leão da Barra]Vamos ver se consigo juntar dinheiro para fazer a cobertura joística da copa do mundo de 2010.[/quote]
Tem alguém me devendo um PS3 (não sei se o Marcus ou o Bennet - não consigo mais abrir tópicos sobre jogos e videogames por causa da censura). Aí, eu poderia vendê-lo e te ajudar na cobertura, pelo menos na de 2014.
[quote=Shady Lane]Quanto o La Bambonera, é espetacular, mas quanto a organização...quando eu tava lá (morei lá um tempo) e teve um clássico River x Boca, a desorganização era tanta (por causa da venda de ingressos) que teve briga com policias e das organizadas das duas torcidas, as famosas hinchas se pegaram pra valer. O saldo: dois torcedores mortos e jogo cancelado[/quote]
Você era zeladora do estádio?
______
Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.
Odnanref escreveu: Tem alguém
[quote=Odnanref]
Tem alguém me devendo um PS3 (não sei se o Marcus ou o Bennet - não consigo mais abrir tópicos sobre jogos e videogames por causa da censura).
[/quote]
What ?!?
:^S
Meu blog
Deve ser o Bennet então. É
Deve ser o Bennet então. É que não consigo mais abrir tópicos sobre tais assuntos (onde solicitei o ps3 dele, já que ele não gostou). Logo logo o Bennet se manifesta.
______
Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.
Soteroponintendista falando
Soteroponintendista falando bem de argentino, isso é novo. Leão, aprenda: argentino não se elogia nem em sonho, mesmo que o Boca jogue bem, o time é uma porcaria. Mesmo que o estádio seja organizado, se tiver uma briga, morre 100. Mesmo que vc tenha gostado da experiência, minta, fale mal. Estamos numa guerra fria contra os argentinos. Poeta. Gosta de wii e fica elogiando argentinices.
Odnanref escreveu:Deve ser o
[quote=Odnanref]Deve ser o Bennet então. É que não consigo mais abrir tópicos sobre tais assuntos (onde solicitei o ps3 dele, já que ele não gostou). Logo logo o Bennet se manifesta.[/quote]
Que isso? onde foi isso? Você não consegue abrir tópicos???
Odnanref escreveu: Você era
[quote=Odnanref]
Você era zeladora do estádio?
[/quote]
Era, ficava na catraca pegando os ingressos pro jogo.
"Lo que hay antes de que haya algo..."
terenzi escreveu: Que isso?
[quote=terenzi]
Que isso? onde foi isso? Você não consegue abrir tópicos???
[/quote]
Fica tranquilo que não é culpa do Joio. Aqui no trabalho, o servidor barra uma série de sites e também há uma lista negra de palavras-chave, como jogos, game e até mesmo playstation. Aí, não dá para abrir tópicos com este tipo de conteúdo.
______
Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.
quase nada
[quote=quase nada]Soteroponintendista falando bem de argentino, isso é novo. Leão, aprenda: argentino não se elogia nem em sonho, mesmo que o Boca jogue bem, o time é uma porcaria. Mesmo que o estádio seja organizado, se tiver uma briga, morre 100. Mesmo que vc tenha gostado da experiência, minta, fale mal. Estamos numa guerra fria contra os argentinos. Poeta. Gosta de wii e fica elogiando argentinices. [/quote]
Agora eu fiquei confuso. Eu sou sem facção ou sou poeta?
Em minha defesa, devo ressaltar que eu disse que o maior defeito do estádio era ter muito argentino.
--------
Falta de Esculhambação
Odnanref escreveu:Deve ser o
[quote=Odnanref]Deve ser o Bennet então. É que não consigo mais abrir tópicos sobre tais assuntos (onde solicitei o ps3 dele, já que ele não gostou). Logo logo o Bennet se manifesta.[/quote]
Certamente foi o do Guybrush, mas acho que era brincadeira.
Não. Tenho documentos que
Não. Tenho documentos que comprovam.
Tudo virá à tona no tempo certo.
______
Se eu copio um autor, é plágio. Se copio vários, é pesquisa.
Leão da Barra escreveu: quase
[quote=Leão da Barra]
[quote=quase nada]Soteroponintendista falando bem de argentino, isso é novo. Leão, aprenda: argentino não se elogia nem em sonho, mesmo que o Boca jogue bem, o time é uma porcaria. Mesmo que o estádio seja organizado, se tiver uma briga, morre 100. Mesmo que vc tenha gostado da experiência, minta, fale mal. Estamos numa guerra fria contra os argentinos. Poeta. Gosta de wii e fica elogiando argentinices. [/quote]
Agora eu fiquei confuso. Eu sou sem facção ou sou poeta?
[/quote] Poeta.
Então lascou-se, estou
Então lascou-se, estou devendo várias parcelas da contribuição sindical.
--------
Falta de Esculhambação