Treme
Não sei se tenho bagagem pra fazer uma resenha digna. Sou do mundo do Hard N' Heavy, rockeiro desde pivete, metade das 35 horas de Treme é puro Jazz (tradicional e morderno) com boas doses de folk local, e tem algumas participações de lendas de New Orleans. Se em The Wire o Simon ergueu um espelho sob Baltimore, nesse ele presta tributo à New Orleans e suas tradições musicais e culturais (e vou te falar que até os hinos indianos são de arrepiar). Mesmo não manjando muito, admiro trabalhos de Miles Davis, Coltrane e Howlin' Wolf (blues), pra citar alguns que são refenciados e já adianto que não tem um episódio com música ruim. Fora a linda homenagem, ele pega 3 temps e meia e explora o aftermath do Catrina, as cagadas federais, locais, a volta pra casa dos que fugiram por abrigo, o destino de alguns que ficaram. E cada temp (com exceção da última, que dá a impressão inclusive de terem cancelado prematuramente o seriado, apesar de os arcos principais serem fechados, David Simon não brinca em serviço) tem uma trama que expõe os "invisíveis" da sociedade (o cara estourou pra tv com The Corner, vai se situar primeiro, muitos não terão sensibilidade ou neutralidade política pra conferir sem fazer careta). As tramas são sutis e algumas progridem até de forma lenta, mas o finale da 3º temp é de arrepiar, sublime (o que me leva a pensar que assim como em The Wire, onde ele teve que brigar feio pra conseguir uma 5º temp, o mesmo pode ter acontecido aqui. Mesmo com alguns arcos em aberto é mais finale em impacto do que o verdadeiro final, com direito a um fade to black de arrepiar na última cena).
Enfim, sem me estender muito, não é um seriado de se maratonar, a não ser talvez que você seja um obssecado por Jazz, aí tá com um banquete na mão. Mas no que se propõe e na mensagem passada, é forte, tecnicamente impecável e desenvolvido (assim como The Wire), como um livro, cada temporada um capítulo, com exceção da última que é puro epílogo. Não é simples entretenimento, é pegar o meio televisivo e fazer arte, passar uma mensagem, doa a quem doer.
Como sou P2P raiz (manda cartinha extra-judicial pra mim, manda fdp), já há quase 20 anos, não assino streaming nenhum, portanto não faço ideia se algum serviço o oferece, talvez o HBO Max, o HBO Go até metade do ano eu verifiquei e não estava no catálogo, no legendas.tv uma alma caridosa disponibilizou subpacks de todas as temps, então é só não ser boomer preso na bolha algorítmica do google que se acha fácil o seriado.
Deixo abaixo alguns artistas espantosos que impressionam no seriado, a Lucia Micarelli sendo inclusive uma das proganistas.
www.youtube.com/watch?v=nTVuFKozfJg
www.youtube.com/watch?v=m8NN4fpdm40
www.youtube.com/watch?v=Gk_mk-fkifY
Nota: 8 (diamante em estado puro, difícil de se quebrar, mas brilhante nonetheless)
P.S. Vale mencionar que a primeira temp tem a sequência de suicídio mais realista que já vi, portanto estejam avisados, não é nada gore, mas é emocionalmente carregadíssima.
- Login para postar comentários