Guardiões da Galáxia
A cena mais emblemática de Guardiões da Galáxia quebra a fórmula da Marvel no cinema até agora: quando o herói, Peter Quill, vai entregar a Orbe ( o Tesseract da vez ) para outro personagem, com aquela música de suspense de fundo, e... derruba o troço no chão. Dali em diante, é certeza que nada aqui deve ser levado a sério. E tai o trunfo de um dos filmes mais legais do ano.
Tudo tem gostinho de já vi isso antes, mas é uma aventura tão bem costurada que você entra de cabeça e se diverte com as várias referências em homenagem ( e justiça ) aos grandes momentos da Sessão da Tarde – Alf, Footloose, Star Wars, Indiana Jones, Goonies, O Último Guerreiro das Estrelas, ET, e outras tantas que talvez valha mesmo a pena ver de novo pra captar. Tive até a impressão que a direção perde um pouco o foco de vez em quando pra poder colocar essas referências aqui e ali ( os conhecedores de HQ vão encontrar muito mais, óbvio ) e o filme perde certo ritmo. Ou seja: o aspecto reprise é intencional.
A história gira em torno da tal Orbe mesmo: Peter Quill ( ou Senhor das Estrelas, como ele prefere ser chamado, por favor ), um caçador de artefatos raros, a encontra logo no comecinho do filme. O vilão Ronan, parceiro do deus Thanos, envia seus soldados atrás do item – mas, com a falha destes, Gamorra se oferece para recuperar o negócio. Peter chega a outro planeta para vender a Orbe e lá é caçado por Gamorra e também por Groot e Rocket, ambos atrás de uma recompensa oferecida pela cabeça do tal Senhor das Estrelas. Os quatro são capturados e enviados para uma prisão espacial, onde se encontram com Drax, o Destruidor, e será questão de tempo antes destes cinco se juntarem para uma grande fuga, com direito a perna mecânica roubada, para tentarem vender a tal Orbe – que é infinitamente mais perigosa do que imaginam.
E segue-se aí um belíssimo filme pipoca que, se pede que o espectador não o leve a sério, trata a diversão como fator de primeira linha.
E o cerne de tudo aqui são os personagens sensacionais. Peter é o cara: aventureiro nato, pegador, engraçado, tem bom gosto musical e faz dancinhas. Drax é o fortão que se junta ao grupo com o singelo propósito de matar o deus Thanos, assassino de sua família. Gamorra, a personagem menos desenvolvida, também tem sua agenda contra o mesmo vilão – seu pai adotivo, aliás. Mas o destaque absoluto é a dupla Groot e Rocket: o primeiro é uma árvore ambulante que diz apenas “Eu Sou Groot” e tem muito mais profundidade que isso. Seu parceiro é um diminuto guaxinim inventor, que fala sem parar e geralmente porta uma arma maior que ele mesmo.
E nessa hora você percebe que um dos grandes filmes da Marvel – que tem dezenas de personagens conhecidíssimos do povão nas páginas de suas histórias em quadrinhos, muitos deles já com suas histórias de domínio público – acaba sendo de um bando de figuras que nunca ouvimos falar, mas que conseguem, com um básico de introdução e muita personalidade, conquistar uma simpatia imediata. Duvido que alguém aqui não se apaixone pelo Groot até o final da sessão – que tem direito a última cena antes dos créditos finais ( tem outra cena após os créditos, rapidíssima e inútil pra não iniciados em HQ ).
Vale dividir o mérito aqui com a escalação dos atores e com o figurino: todos muito a vontade e se divertindo tanto quanto o público, seja nas piadas rápidas de Chris Pratt e Zoe Saldana aproveitando-se muito bem de sua presença física – mesmo pintada de verde. E claro, os efeitos que tornam Groot e Rocket ( com excelente dublagem do Bradley Cooper ) críveis e com aquele visual que dá vontade de ter o bonequinho na estante. Efeitos que não se limitam a isso: as sequências de batalha no espaço, principalmente a parte onde um esquadrão de naves se junta para impedir o avanço da nave de Ronan, tornam obrigatória a dica: assista num IMAX.
Sabe tudo que tinha de errado com a segunda trilogia do Star Wars? Trama arrastada, atores aparecendo mais que os personagens chatos, efeitos exagerados, direção capenga e toda aquela megalomania? Guardiões da Galáxia é o total inverso de tudo isso.
Chupa, George Lucas!
- Login para postar comentários
Chupa George Lucas ao²
Chupa George Lucas ao²
[spoiler] Colocaram o Howard no filme.
.
Apesar do que ele fez nos 80's ter ficado bem melhor que esse frango de briga no ponto de degolar.
O que vai ter de metido a entendedor dizendo "Disney enfiou o Pado Donald na Marvel! maque felás da pota! aposto que o aveijers vai ter o Mickey, mas num vai ter o Spidey"
[/spoiler]
Enquanto a Marvel lança um filme com um Mão-Pelada de metranca, um [spoiler] cachorro telepata e um Pato Antropomorphico [/spoiler] a Warner não tem nada alem de um filme com um graveto interpretando a Mulher Maravilha.
___________________________________________________________________________
não existe certo ou errado
so existe o que você faz
Assisti e é praticamente um
Assisti e é praticamente um Mass Effect 4 com um humor inusitado pra esconder uma história fraquinha e esquizofrênica.
Depois do excelente Capitão
Depois do excelente Capitão América 2 parece que a Marvel pegou no tranco e aprendeu. Ótimas cenas de ação, psicodélico e dentro de sua despretensão conseguiu ser um dos Top 3 desse ano. Zueragem das boas (nível Spaceballs).
nota 10,6
quase nada wrote:
[quote=quase nada]
Depois do excelente Capitão América 2 parece que a Marvel pegou no tranco e aprendeu. Ótimas cenas de ação, psicodélico e dentro de sua despretensão conseguiu ser um dos Top 3 desse ano. Zueragem das boas (nível Spaceballs).
nota 10,6
[/quote]
Na mosca, hein Dr.. vazia um tempo que não dava uma dentro! Eu por não conhecer muito desse branch da Marvel esperava menos, muito bem feito... dita o ritmo desde a primeira cena, bem editado e montado. Me surpreendeu, comecei a projeção irritado pelo retarda do projetista que rodou o filme em Pan & Scan na telona, devo ter perdido uns 20% das extremidades do filme, visto que até o nome dos créditos eram comidos mas o próprio tom e atmosfera leve me fez relevar essa palhaçada.
Nota: 10.
Nota 7.
Nota 7.
gileadraab wrote:
[quote=gileadraab]
Entrei aqui so pra perguntar se não vai ter tópico do filme novo das tartarugas ninja. Não vi ainda mas pelas fotos já to embasbacado com a feiura que deixaram os bichinho.
[/quote]
Tá feito. Mas não perde seu tempo com as Tartarugas, vai ver Guardiões da Galáxia ( nem que seja pela segunda vez ) que é bem mais legal.