Efeito Dominó ( The Bank Job )
Finalmente um filme fudido em 2008! Tudo bem que é do ano passado, mas enfim... Guardadas certas proporções, este seria um "Cães de Aluguel" dos anos 2000, sem a estética "cool" que aplicam por tabela aos filmes do Tarantino. Outra diferença é que a graça aqui não está em saber quem dedurou o roubo, mas como os bandidos vão se ferrar no final.
A história ( baseada em fatos reais, com nomes trocados e detalhes não esclarecidos conforme explicado nos letreiros finais ) gira em torno de um bando de fotos tiradas por um líder negro que compromete um membro da família real britânica. A polícia secreta descobre que as fotos estão escondidas no cofre de um banco e ludibria um grupo de ladrões amadores para que eles assaltem o tal cofre ( apenas pela grana, sem saber de seu principal conteúdo ) e consigam as fotos. Os ladrões fazem o serviço e obviamente descobrem sobre as fotos, além de outros itens escondidos que podem valer muito mais do que toda a grana do roubo. Daí em diante, tem início um jogo de chantagens que pode derrubar a polícia, a família real, líderes da máfia local e, principalmente, o bando de ladrões.
Alguns podem achar que é apenas mais um filme de assalto, mas a ação ( ainda que econônica ) é conduzida com maestria. Os personagens são genéricos e dispensáveis e as situações podem ser um pouco previsíveis, mas a trama é uma verdadeira bola de neve que vai levar quase todos os envolvidos ( ao menos, os que sobreviverem ) a se encontrarem no final pra uma resolução bem digna.
Tecnicamente não tem nada de excepcional, talvez um certo destaque pro Jason Statham, que parece mesmo saber atuar. Curioso que o filme é moderadamente violento ( o Statham protagoniza a única briga ao final, por exemplo ), mas não deixa de ser tenso em momento algum, mostrando aos poucos cada uma das peças do tal dominó do ( finalmente eficaz ) título nacional caírem.
- Login para postar comentários
Assisti esse filme semana
Assisti esse filme semana passada puxado via torrent, e concordo totalmente com vc Dré, excelente filme, bem amarradinha a trama, tenso, não deixam a peteca cair em momento algum do filme e apesar das cenas de ação propiamente dita serem bem escassas, quando acontecem são bem justificadas e bem executadas. Agora não pensem que não seja um filme violento por causa disso, tem algumas cenas de torturas que podiam fazer parte do Hostel. O Jason Statham na cena final mostrou pq é um dos melhores atores quando o assunto é dar porrada, o cara é muito bom, não tem como negar.
E até agora um dos melhores filmes de que assisti em 2008, juntinho com Gone Baby Gone (Medo da Verdade) e bem melhor que o Vantage Point (Ponto de Vista).
gostei tambem, vi ontem a
gostei tambem, vi ontem a noite, ia até abrir um topico, mas achei na busca e nao o repeti.
aquela morena que ajudou a armar, é modelo? que bandida linda! :)
de resto, o filme é agitado, mas nao acho que seja tarantinesco como 'caes de aluguel', voces mesmo admitem que nao ha tanta violencia.
nota 8!
Foi uma boa surpresa, eu
Foi uma boa surpresa, eu pensava que seria apenas mais um filme de macho, mas até que tem história. Eu nunca tinha ouvido falar nessa sacanagem envolvendo essa Princesa putona.
O começo é bem legal (deles se patolando numa praia deserta) lembra um pouco o "Porno Holocausto" do lord Joe D'Amato.
Mesmo só tendo uma cena de luta (meio chinfrin e mal montada) há uma boa dose de suspense internacional, fazendo com que o filme cresça e vire um hitchcock dos pobres.
Nota: 8,74
Não assisti esse filme até
Não assisti esse filme até o final. Achei tudo muito fake, a cenografia, os personagens, a situação e os diálogos. Parecia mais uma tentativa de fazer um filme de assalto do que um filme em si.
Mesmo assim é bem melhor
Mesmo assim é bem melhor que os três "11 homens e tantos outros segredos", juntos. E acho que realmente não teve nenhuma princesa putona, o que sabemos da história real é somente que teve o assalto, e que foi o maior da Inglaterra, mas outras informações ainda estão sob sigilo, e pelo que diz nos créditos finais somente em 2030 irão liberar a real história mesmo.