Melhores jogos de 2007
Acho que só eu, Guybrush e Quase Nada ligamos para isso, mas eis minha lista. Detalhe: não joguei BioShock, nem passei muito tempo com Mass Effect. Minha lista é centrada em Wii, DS e PSP.
1. Ouendan 2 (DS) - Não tem jeito. A coisa que mais me divertiu esse ano todo. Seria injusto demais eu colocar esse jogo em qualquer posição na lista que não a primeira;
2. Zack & Wiki: The Quest for Barbaros' Treasure (Wii) - Uma mistura de adventure tradicional com jogo em fases bem delimitadas - não muito distante de Gobliiins - este é por um lado um jogo retrô, nostálgico e saudosista, e por outro uma coisa extremamente inovadora. Divertidíssimo e esperto, Zack & Wiki infelizmente vendeu pouco, mas já há boatos de um segundo jogo. O que faz sentido. Resta o marketing da Capcom se movimentar;
3. Super Mario Galaxy (Wii) - A grande volta de Mario, desaparecido (do mundo dos bons jogos) desde Mario 64. O gameplay é tão diversificado que dificilmente você faz a mesma coisa mais de duas vezes. O único defeito é que é um pouco curto (mesmo com 120 estrelas), mas acho sacanagem exigir mais de um jogo que tem momentos de extremo brilhantismo;
4. Portal (PC, 360, PS3) - "This was a triumph!/ I'm making a note here / Huge success";
5. Trauma Center: New Blood (Wii) - O voice acting é horroroso, mas o segundo jogo de cirurgia da Atlus para o Wii consegue melhorar o que já era excelente em Trauma Center: Second Opinion. Um dos jogos mais inovadores dos últimos anos;
6. Jeanne d'Arc (PSP) - É desse jeito que se faz um RPG estratégico. Jeanne d'Arc transborda elegância, com design simples mas extremamente funcional, ótima direção de arte e uma historinha e personagens acima da média. Prende a atenção durante umas 30 horas;
7. Geometry Wars Galaxies (Wii, DS) - Um dos grandes jogos esquecidos este ano. Muita gente reclamou que não pagaria o preço de um jogo completo para o que era um joguinho bacana mas barato da Xbox Live Arcade, mas Galaxies é uma expansão substancial de Retro Evolved, e mistura gêneros de shooters e jogos tradicionais de arcade em um enorme ensopado que remete o jogador ao começo dos anos 80. Há elementos de RPG, além disso tudo, que te forçam a ficar jogando por horas para melhorar suas armas e destrancar novas galáxias. Quem torce o nariz não sabe o que está perdendo;
8. Rune Factory: A Fantasy Harvest Moon (DS) - Rune Factory é um Harvest Mooon RPG. Ou seja, uma mistura de dating sim com simulador de fazenda e RPG. Uma coisa pegajosa, que te domina por horas. Jogo fenomenal. Infelizmente eu ainda não consegui conquistar o coração da bruxinha que cuida da sauna, mas em compensação minha plantação de morangos me rende uma fortuna, e eu sou um sucesso nas festas;
9. Metroid Prime 3: Corruption (Wii) - Esse jogo está sendo esquecido em várias listas de final de ano, soterrado pela avalanche que é Super Mario Galaxy. É um baita jogaço, que merecia muito mais atenção;
10. WarioWare: Smooth Moves (Wii) - Se não fosse tão curto, estaria várias posições acima nesta lista. Enquanto dura, Wario Ware é um grande jogo - surreal, psicodélico e alucinante. Depois que acaba, fica a impressão de que poderia ter mais substância.
Nenhum Phoenix Wright entrou na lista por não ser deste ano, mas fica aqui registrada uma menção honrosa.
- Login para postar comentários
Eu vou terminar primeiro o
Eu vou terminar primeiro o Mass Effect e o Assassin's Creed antes de montar a minha lista. Joguei muito jogo bom esse ano, mas vários lançados em anos anteriores, como Gears of War e Fight Night Round 3. Ah, e por enquanto ainda coloco BioShock como a melhor coisa de 2007.
Aproveitando o tópico,
Aproveitando o tópico, saiu a lista de indicados ao GameStooge Awards. Eu tinha copiado e colocado ela aqui, mas o post ficou muito longo e resolvi tirar. É só clicar no link para ver a lista. BioShock, Halo 3 e Portal são os campeões de indicações.
Call of Duty 4, seguido por
Call of Duty 4, seguido por Crysis, pra PC pelo menos nao tem nem oq discutir, com certeza os melhores. E numa disputa entre todas as plataformas COD4 tbm eh minha aposta firme. Pena que o jogo é muito curto, fico jogando a conta gotas pra tentar espichar mais, nao quero q acabe, é muito bom.
Team Fortress 2 merece
Team Fortress 2 merece uma citação. Viciante e muito bem feito.
Saudações
Ray Jackson
Saudações
Ray Jackson
Gostei da lista, excentrica,
Gostei da lista, excentrica, um pouco tosca, embora personalíssima. Meus jogos sonystas do ano foram: God of War 2, melhor que beowulf e 300 juntos; FF12, pois Final Fantasy é Final Fantasy e vice e versa.
Outra coisa, ganhei um PSP, me diz ae, como faço pra utilizar a pirataria insana? Qual forum vc usa? Eu botei na fila o Silent Hill e o Locoroco, e tenho um memory stick pro duo de 2 gigas que uso na câmera fotográfica. E agora? Eu sei que o google existe pra isso, mas dê-me algumas dicotas, receitas minuto do que fazer. Parece que esse mês sai um tal de FF Tatcis War of the Lions... demorôôôô.
Você ganhou um PSP slim ou
Você ganhou um PSP slim ou um fat? Se ganhou um slim, boa e má notícia. Boa notícia: é um upgrade considerável do fat, com direcional (bem) melhor, corpo razoavelmente mais fino, e muito mais leve. Má notícia: para desbloquear você precisa de alguém com um PSP fat desbloqueado em mãos + tempo e disposição para te ajudar, ou precisa comprar uma Bateria de Pandora (com memory stick mágico) no Mercado Livre (você também pode dar um pulo no PromoCenter, StandCenter, Uruguaiana, Galeria Pajé, ou o equivalente de onde você mora, e pagar o preço de uma Bateria de Pandora do ML para desbloquear na hora). E aproveite e compre um memory stick de 4 gigas, porque 2 não agüenta muito o tranco. Detalhe: você sempre vai precisar de um jogo original no seu PSP, então pode ir comprando um se você ainda não tem.
LocoRoco é um jogo bacana, mais pela inovação e pela trilha sonora do que qualquer outra coisa. O Final Fantasy Tactics é um port do Tactics do PS1, com animações e personagens extra. Já saiu há alguns meses. Recomendo muito mais você jogar o Jeanne d'Arc, que é legal pacas (apesar de menos complexo), e não tem os problemas de visualização de mapa que o Tactics tem (puta treco incômodo).
Acabei de terminar o Castlevania Dracula X, que é o remake de Rondo of Blood. Gostei bastante, mas joguei o jogo quase inteiro com a Maria Renard, que é praticamente o easy mode de Rondo...só que muito mais legal do que o Richter, o personagem principal. As armas da Maria são um par de pombinhas brancas que ela lança da manga do vestido, e ela tem um power up mega-devastador (cima, hadouken + quadrado), fora as sub-armas cheias de fofura e glamour (tartaruga, fênix, gatinho, dragão, ovinho, canção). Até o Game Over é escrito com letras na cor do arco-íris quando você joga com a Maria. Eis como transformar um joguinho bacana em um jogo essencial.
Mais sugestões de jogos para você pegar:
Dizem que o Syphon Filter mais recente é muito bom, mas ainda não joguei. Ano que vem tem God of War: Chains of Olympus (o demo está na rede, e é bem legal), e Final Fantasy VII: Crisis Core, que junto com o slim meio que ressuscitou a viabilidade do PSP como plataforma no Japão.
Excelente. A versão é um
Excelente. A versão é um slim europeu, firmware 3.71. É melhor pagar pra desbloquear, senão eu termino "brickando" (sejá la o que isso quer dizer). Eu achei bem funcional, baixei uns demos, uns themes e etc, a tela é muito boa, achei a melhor telinha que já vi (inclusive comparando com a do iphone) a definição e cores é impressionante, sem falar da iluminação. Agora eu entendo pq o povo fica comprando película pra protege-la. Mas os demos que joguei achei bem goiabinhas, peguei esse silphon filter, lembro da franquia no ps1 (headshot!), um outro de nave e etc. Depois baixo esses que vc falou. E homebrew, vc tem algum?
Homebrew tem vários, mas
Homebrew tem vários, mas ainda não tentei nenhum. Baixei um emulador de Mega Drive + Sega CD para poder jogar Snatcher. O único emulador que não funciona muito bem, aparentemente, é o de SNES (a menos que você tenha um PSP fat, e faça downgrade para firmware 1.5).
Dependendo do preço que te cobrarem, é melhor você comprar a Bateria de Pandora. O procedimento é simples, basta você colocar o stick, e depois colocar a bateria (tem que segurar, porque é a bateria de um PSP fat). Daí aparece um menu na tela, e você primeiro faz o dump da sua NAND, e depois instala o firmware custom. Em menos de 10 minutos está tudo pronto, e você só precisa apertar quatro botões, e remover a bateria duas vezes (da primeira vez, depois de fazer o dump da NAND, e da segunda, para guardar a bateria mesmo).
Já em relação ao hardware, é um ótimo aparelho. A única coisa que fica devendo é a duração da bateria, que eu acho meio precária, principalmente em comparação ao DS. Qual é a cor do seu aparelho, Quase? O meu é prateado, aquele modelo que vem com o pacotão Daxter.
Uau, o quase nada com um
Uau, o quase nada com um PORTÁTIL? Agora só falta ele comprar um Wii.
Falando nos melhores do ano, acabei de terminar Mass Effect e tá foda decidir qual é o jogo do ano, ele ou BioShock.
A cor do meu é um tal
A cor do meu é um tal "piano black", brilha mais que cabeça de pica, veio com o riiiiiiiiiiiiiidge raaaaaaaaacer 2. Eu pensava que os loadings eram maiores, mas o disquinho é rápido. Só achei grande a caixa do jogo, quase do tamanho do portátil, tinha que ser menor... os caras são sem noçãum, 3 caixinhas de jogo original ficam maiores que o próprio psp.
E guybruxe, não comprei, me deram, se me dessem um WII, eu certamente testaria antes de quebrá-lo na cabeça de quem me deu.
Até agora, a minha impressão com os jogos portáteis continua a mesma, dos demos que peguei nenhum me deixou "ligadão", já deixei baixando esses que o mizukami disse, a vantagem é que são jogos pequenos, o silent hill só tem 697 megas. A média dos jogos do PS2 são de 3 gigas. O silent Hill 4 tem 4 gigas.
No geral, é um aparelho gostosinho de mexer, só o fato de poder jogar um rpgzinho dentro do avião, ou no banheiro, enquanto estrangulo um Mandela, já é interessante, apesar de que, em público, eu sou muito desconfiado, não consigo me concentrar, não consigo nem dormir no avião, fico pilhadão, estilo aspirante mathias. Meu psp vai ficar com cheiro de bosta, pois vou jogar cagando mesmo.
Outra coisa boa pra se fazer com o PSP: exibir pros pobres, tipo, escolher um lugar com bastante pobreza, de preferência uma pobreza infantil, daquelas que dá gosto, como num colégio público, e ficar jogando na frente. hehehe E se o meliante juvenil crescer o olho grande eu já retruco: "tira o olho do meu psp, criatura do gheto! PSP é sigla de Pobre Sem Playstation, seu demônio! Agora vaza! Filhote de galinha de macumba!"
Eu duvido que você fique
Eu duvido que você fique decepcionado com Silent Hill ou Jeanne d'Arc (que eu demorei 30 horas para terminar). São jogos de console, mas que rodam apenas no portátil. Há outros no gênero. Essa é uma tendência geral em portáteis, independentemente de serem Sony ou Nintendo.
Bennett escreveu: 7.
[quote=Bennett]
7. Geometry Wars Galaxies (Wii, DS) - Um dos grandes
jogos esquecidos este ano. Muita gente reclamou que não pagaria o preço
de um jogo completo para o que era um joguinho bacana mas barato da
Xbox Live Arcade, mas Galaxies é uma expansão substancial de Retro
Evolved, e mistura gêneros de shooters e jogos tradicionais de arcade
em um enorme ensopado que remete o jogador ao começo dos anos 80. Há
elementos de RPG, além disso tudo, que te forçam a ficar jogando por
horas para melhorar suas armas e destrancar novas galáxias. Quem torce
o nariz não sabe o que está perdendo;
8. Rune Factory: A Fantasy Harvest Moon (DS) - Rune
Factory é um Harvest Mooon RPG. Ou seja, uma mistura de dating sim com
simulador de fazenda e RPG. Uma coisa pegajosa, que te domina por
horas. Jogo fenomenal. Infelizmente eu ainda não consegui conquistar o
coração da bruxinha que cuida da sauna, mas em compensação minha
plantação de morangos me rende uma fortuna, e eu sou um sucesso nas
festas;[/quote]
Ei! Você não tinha me falado sobre esses dois. Tenho que anotar para baixar quando chegar em casa. Estou parado em um chefe no Portrait of Ruin, preciso dar uma aliviada e jogar outra coisa.
Se bem que a porcaria do meu flash card está me boicotando, ele não roda vários jogos, especialmente os mais novos. Vou fazer mais esse teste.
--------
Falta de Esculhambação
Investe em um R4. Sério!
Investe em um R4. Sério!
Tá, vai a minha lista
Tá, vai a minha lista então. Se Assassin's Creed merecer, edito ela depois e incluo ele.
1 - BioShock (360): dispensa comentários. Não só o melhor game de 2007, mas também um dos melhores jogos de todos os tempos. Mais detalhes no meu review aqui.
2 - Mass Effect (360): da mesma forma, a justificativa para a colocação pode ser encontrada no meu review.
3 - Guitar Hero III: Legends of Rock (PS2): é, disparado, o melhor game da série. Supera os anteriores em todos os quesitos. O modo Battle é muito divertido, a inclusão dos chefes ficou muito legal e o set list é o melhor de todos os tempos - e o melhor de tudo, a esmagadora maioria das músicas é a gravação original, ao contrário dos covers das versões anteriores. Agora que eu tenho uma guitarra-controle em casa (aliais, eu não, meu irmão, presente meu para ele), as coisas ficaram ainda muito mais divertidas (e difíceis).
4 - Portal (PC): jogo mais divertido do ano, ponto. Dessa vez, vou deixar o review do Bennett explicar o motivo.
5 - Sam and Max - Season One (PC): Ok, eu PRECISAVA colocar um jogo do Sam and Max nessa lista, por que foi uma das melhores coisas que eu joguei esse ano. Mas não conseguia me decidir se colocava o divetidíssimo episódio 2, "Situation: Comedy", o fantástico episódio 4, "Abe Lincoln Must Die!" (com Max concorrendo com Lincoln para o cargo de presidente dos EUA), ou o não menos excelente episódio 6, "Bright Side of the Moon" - ou se colocava os três de uma vez. No fim das contas, resolvi colocar logo toda a primeira temporada, pois jogá-la do começo ao fim é obrigatório.
6 - Half-Life 2 - Episode Two (PC): Eu sou uma das únicas três pessoas do planeta que não acha o primeiro Half-Life grandes coisas. Mas eu acho o segundo bacana, embora tenha alguns momentos chatos. O episode one, ao contrário, tirou toda a parte chata, mas ficou curto demais, embora tenha sido substancialmente melhor. Já o episode two pega tudo que o primeiro tinha de bom, e deixa ainda melhor. Se continuar a seguir essa escala, o episode three será uma obra-prima sem precedentes.
7 - God of War 2 (PS2): Admito que não é tão inesquecível quanto o primeiro, pois não tem o mesmo impacto. Seguiu a máxima "não se mexe em time que está ganhando" e reprisou a fórmula vencedora do original - embora senti falta de alguma inovação.
8- Wario Ware: Smooth Moves (Wii): Não tenho (ainda) um Wii em casa, mas tenho um amigo que tem, e sempre vou a casa dele jogar um pouquinho - e esse é o meu título favorito. Não dá pra explicar em palavra a bizarrice que é segurar um controle de videogame na cabeça como se fosse um penteado moicano, ou na frente do nariz para imitar uma tromba de elefante. É ver para crer.
9
- Pac-Man: CE (360/XBLA): Ok, é um joguinho minusculo, curto,
totalmente casual. Mas é absolutamente viciante, tanto é que fazem
meses que comprei e ainda jogo com certa frequencia - sempre tentando
superar meu high score - tipo de coisa rara de se fazer hoje em dia.
10 - Shin Megami Tensei: Persona 3 (PS2): Não terminei esse jogo (ainda), não sei nem se vou algum dia, já que dei meu PS2 para meu irmão e o videogame agora fica na casa dos meus pais. Mas sempre que posso jogo um pouquinho, e é um belo RPG, com um tremendo estilo. A série Shin Megami é um dos poucos j-RPG que realmente me cativam, e se realmente sair o Persona 4 para 360 e for tão bom quanto promete, é certeza de compra.
Além disso:
Jogos que eu tinha que ter jogado esse ano, mas não joguei: Assassin's Creed (já tô com ele e é o próximo no meu 360), Halo 3, Call of Duty 4, Crysis, Super Mario Galaxy, Zack and Wiki, Rock Band, Uncharted: Drake's Fortune (único título de PS3 que me interessou).
Tenho muita vontade de jogar
Tenho muita vontade de jogar esse Persona 3, eu adoro RPGs com ambientação fora do usual. Estou cansado de fantasia medieval.
Bennett escreveu:Eu duvido
[quote=Bennett]Eu duvido que você fique decepcionado com Silent Hill ou Jeanne d'Arc (que eu demorei 30 horas para terminar). São jogos de console, mas que rodam apenas no portátil. Há outros no gênero. Essa é uma tendência geral em portáteis, independentemente de serem Sony ou Nintendo.[/quote]
Eu tinha esquecido de perguntar. Pra que eu preciso de um jogo original? Serve o Ridge Racer 2? ele vai ser um disco de boot? Outra coisa, vc já conseguiu usar a internet no psp? Minha rede é com fio, não dá pra testar, mas gostei do browser.
Sobre os firmwares, o ideal é sempre destravar com o último rackeado? Pois esse 1.50 deve ter menos recursos.
Vc acha o memory stick de 2 gigas pequeno? Tem jogo maior que isso? Eu achei duas versões do joana Dark, um era quase a metade do outro, deve ser ripado. Não faço questão de ter muitos jogos no cartão, vou colocando e apagando.
Uma coisa que achei a maior cretinice foi o headphone próprio, eu tentei atochar um fone comum e quase impalo o psp.
Serve o Ridge Racer...você
Serve o Ridge Racer...você só precisa ter o UMD no drive do PSP quando for dar boot a partir do Memory Stick.
Eu compraria um cartão de 4 gigas, para ficar mais ou menos tranqüilo. Os jogos do PSP são meio grandinhos, não é que nem a festa da uva do DS, que vira uma grande jukebox de jogos com um R4.
Em relação à Internet, nunca usei. Nem o PSP, nem o DS. Minha rede em casa é WPA2, e eu tenho preguiça de mudar só para usar os portáteis.
Eu to baixando uns 35 jogos
Eu to baixando uns 35 jogos e ja baixei uns 15, até GTA, que não gosto (e nunca gostarei) ta na fila. Alguns deles são europeus e japoneses, funfam normalmente? O maior jogo que encontre foi um de 1.5 gigas. Um tal de "Warriors of the Lost Empire".
Vc baixa os ripados? Eu tenho pena, passo longe..
O GTA Vice City Stories é
O GTA Vice City Stories é meio constrangedor até, no começo. Tem uma trama em um quartel (você começa como um soldado) que é de amargar. Mas é legal...para dar uns rolês na cidade escutando I'm Not In Love e I Want to Know What Love Is, enquanto atropela galera.
Quando sai jogo novo que
Quando sai jogo novo que só usa o firmware mais atualizado, vcs ficam sem jogar?
Vou tentar colocar o 3.71
Vou tentar colocar o 3.71 M33 Espero que segure as pontas até o chain of olympus. Jogo original eu só compro se o mundo for acabar.
Dos demos, adorei o
Dos demos, adorei o lumines, é um tetris meio goiano, mas vicia.
O Lumines tem uma trilha
O Lumines tem uma trilha sonora eurobrega. Como diria o Plague Rages, só falta um bigodudo de mullet e jaqueta Puma verde dançando no fundo.
eu peguei o Exit, lembra o
eu peguei o Exit, lembra o flashback, apesar de não ter nada a ver.
Eu tenho o trial do Exit
Eu tenho o trial do Exit para o XBox 360 (XBox Live Arcade). É bem bacaninha, mas não me animei a comprar.
Guybrush Threepwood
[quote=Guybrush Threepwood]Eu tenho o trial do Exit para o XBox 360 (XBox Live Arcade). É bem bacaninha, mas não me animei a comprar. [/quote]
Dei uma testada mais a fundo e achei meio songuinha. Não vale comprar o full.
Bennett escreveu:O Lumines
[quote=Bennett]O Lumines tem uma trilha sonora eurobrega. Como diria o Plague Rages, só falta um bigodudo de mullet e jaqueta Puma verde dançando no fundo.
[/quote]
Destravei com o 3.71 m33.2 / Foi 50 real. O tecnico era o maior pedreiro. Todos jogos que testei funcionaram, qual seu firmware? Vc já fez a tal "cópia da nand"?
O Joana Dark é legal, mas é meio fácil.
O Jeanne d'Arc é fácil,
O Jeanne d'Arc é fácil, mas é comprido e MUITO bem feito. O meu firmware é exatamente igual ao seu. Cinqüenta reais é bem caro, Quase. O investimento inicial é de uns cento e poucos mangos para o carinha que quiser destravar, pela bateria + cartão, e depois dessa aquisição o custo marginal do destravamento é ZERO.
E o backup da nand, vc fez?
E o backup da nand, vc fez? Eu não to afim de comprar essa bateria de thundera e esse memory stick harry potter pois eu não quero brickar.
Eu fiz backup da NAND, tudo
Eu fiz backup da NAND, tudo certinho. Não tem muito risco de brickar.
Falaram que essa versão do
Falaram que essa versão do firmware tem um bug com o USB, como ainda não comprei esse cabo, transfiro o memory stick pra camera digital e uso o cabo dela pra transferir os jogos.
Não tem bug com USB, que eu
Não tem bug com USB, que eu saiba. Eu uso um cabo USB normal (aquele com pontas diferentes), e dá para transferir dados numa boa. Faço isso, e também uso o port de Memory Stick do meu laptop, que é Sony (tá vendo como eu não tenho preconceito contra os sonystas?).
Num forum de psp tem um
Num forum de psp tem um tópico falando de um bug se vc tentar acessar a flash 0 pela USB no 3.71.
Isso é verdade, mas para
Isso é verdade, mas para que você vai tentar acessar a flash 0 via USB? Para colocar coisas no cartão você não acessa a flash 0.
Bom saber! Triple owned no
Bom saber! Triple owned no gubruxe! Depois vou formatar o memory stick (pelo psp) pra por outros jogos, tem algum risco? Eu comecei a dar uma olhada nos gráficos do Silent Hill e fiquei meio chocado, muito bons, com efeito de fogo e etc. Quadri Owned no guybruxe!
Não tem problema formatar
Não tem problema formatar o Memory Stick, pode fazer sem medo. Não envolve a flash 0. Apenas lembre-se de fazer backup dos seus saves.
Silent Hill Origins é bem legal, é um jogo com nível de console, como muitos do PSP.
bem, eu nao sou expert como
bem, eu nao sou expert como os amigos gamemaniacos, gosto baiscamente de jogos de corrida, então lá vai:
1. Forza 2 - simplesmente o melhor simracing que ja joguei, qualquer ajuste, menor que seja, influi *DIRETAMENTE* na dirigibilidade.
2. PGR4 - meio-termo entre arcade e sim, honrou a franquia, o lance de clima variável ficou fantastico... comecar a correr em nurburgring com sol de inverno e terminar numa nevasca é show!
3. dIRT - torci o nariz para a demo, achei um jogo pretencioso, com menus confusos, mas a impressao some ao tentar fazer carreira e jogar online. lama, brita e barro a vista!
4. viva piñata - eu achei que tinha algo a ver com coisas mexicanas, entao fugi ate o dia que dei de cara com a caixinha. é bem bacana, voce tem que cuidar de um jardim para que os bichinhos nenenhos venham habita-lo. cuidado, vicia, e quando voce ver, la se foram 8h!
5. Burnout Paradise - Bom pacas, BOM PACAS. mas isto já em em 2008 (saiu em 22/01), mesmo eu tendo jogado a demo em 2007 ainda!
"Você não fez nada de errado. Estou dando esse feedback negativo para ensiná-lo que o universo é arbitrário e injusto!"