O Porquinho Rosa contra Jack White

Foto de Bennett
Forums: 

Jack White sempre foi contrário ao compartilhamento de arquivos (apesar de ter ajudado MUITO a banda dele), e contra cópias do disco circularem livremente, em geral. Recentemente ele atazanou uma DJ de Chicago, a DJ Electra, porque ela tocou Icky Thump inteiro no programa dela, antes do disco ser lançado.

Um evento provavelmente não relacionado ao entusiasmo de Jack White em lutar contra reproduções não-autorizadas de suas obras (intensificado depois dos Stripes assinarem contrato com a Warner) ocorreu recentemente, envolvendo nosso site favorito, o do lendário Porco Rosa, que agora está mudando de URL, devido a problemas de DNS. O órgão de registro recebeu reclamações de um autor, Darren Shan, e o site foi pressionado a mudar de endereço. Sim, tudo por causa do ebook de um autor que ninguém lê e mal era baixado...

Voltando ao problema com os White Stripes: o site recebeu um pedido do WebSheriff, um cidadão tosco que atua em nome de gravadoras mandando notificações a sites para retirada de conteúdo do ar. O pedido, justamente, era o de tirar os torrents de Icky Thump do site, junto com os de outros discos. A lista também incluia, curiosamente, outra banda indie célebre, os Arctic Monkeys, que DEVEM sua carreira ao compartilhamento de arquivos. Não deve ter sido a primeira vez que o site foi ameaçado, e em outras ocasiões, eles prontamente obedeceram a pedidos (ao que tudo indica educados) de que torrents de discos ainda não lançados fossem retirados (Dinossaur Jr. e Ted Leo), com autorização tácita das gravadoras de que os álbuns poderiam circular depois do lançamento. Mas desta vez o site obedeceu aos pedidos do notoriamente bocó WebSheriff...e ninguém entendeu muito bem o motivo. Em uma mensagem enigmática, o próprio Porco disse que era "crucial para a sobrevivência do site". Hmmm...

Mas eis que surge hoje, novamente, um torrent de Icky Thump. Que foi subido a pedidos do Porco, no IRC. Ainda foi solicitado que o torrent fosse subido com o pedido de que ninguém comprasse o CD. Ele ficou magoado.

Interessantíssimo. Mas talvez coerente, já que o disco foi agora já foi lançado e está nas ruas.

Mas de fato, não vale a pena comprar Icky Thump. Concordo com a crítica do Village Voice. Ainda é bacana ver os Stripes ao vivo (eles fazem um ótimo show), mas meu dinheiro vai ser gasto com coisas melhores do que o álbum novo.