Curse of the Golden Flower

2 posts / 0 new
Último post
Marcus
Foto de Marcus
Curse of the Golden Flower

Vi o novo wuxia do Zhang Yimou ontem, num DVD-rip de ótima qualidade. E tem tudo a ver com o carnaval, dado o exagero nos figurinos (indicados ao Oscar) e direção de arte, no limite da paródia.

É o filme mais suntuoso que eu já vi sobre a China. Bate os outros dois filmes da trilogia e deixa O Último Imperador com cara de produção de pequeno orçamento (também foi filmado na Cidade Proibida). As cenas de batalha dos dois exércitos coloridos deixam Ran, do Kurosawa, a ver navios, e chegam mesmo a lembrar a grandiosidade do Senhor dos Anéis.

Essa escola de samba em forma de filme ganha nota dez em alegorias e adereços e em evolução, mas zero em samba enredo, harmonia, comissão de frente, etc.

É talvez o pior filme do Yimou, entre os que eu já vi (uns oito). Uma tentativa shakespeariana que naufragou. Não se entende direito os motivos dos integrantes da família imperial, os personagens são pobremente construídos, e a história é cheia de furos. Não dá pra sentir empatia por ninguém.

Já tinha sido lançada um outra superprodução do gênero ano passado, cujo nome não recordo, e que eu nem consegui ver até o final, de tanto xarope que era. O cinema chinês começa a seguir o modelo industrial norte-americano de produções mirabolantes e enredos vazios.

Esse tem poucas cenas de ação e lutas, mas o que salva é uma invasão espetacular de ninjas num palacete nas montanhas, à noite. De cair o queixo.

quase nada
Foto de quase nada

Essa cena dos ninjas no castelo tem no trailer. Joinha joinha!