PAN do Brasil

Foto de Terenzi
Forums: 

Pelo visto o Brasil vai dar mais uma prova de que não consegue entender como a Internet funciona. O Comitê organizador resolveu proibir que os jogos sejam transmitidos ao vivo via internet? Seria Lobby da Globo?

Foto de Terenzi

O Comentário do Rodolfo Lucena da Folha sobre o assunto, é parecido com o que eu ia dizer então deixa o dele mesmo:

Rio 2007

Censura olímpica

O Comitê Olímpico Brasileiro e o Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007 decidiram censurar a cobertura do Pan pela internet. Eles anunciaram que os veículos de internet não terão direito à produção ou transmissão ao vivo de conteúdo próprio que inclua vídeo ou áudio captado em áreas oficiais do evento, que será realizado entre 13 e 29 de julho.

O objetivo é defender os interesses da Globo e demais canais de TV que compraram os direitos de transmissão. Conforme o UOL registra em ampla cobertura (leia AQUI), o diretor de marketing do comitê, Leonardo Gryner, afirma: "A preocupação do CO-Rio é respeitar os contratos de direito de transmissão firmados com as emissoras de TV brasileiras que irão garantir o amplo alcance de público na distribuição de sua produção durante os Jogos.".

Os comitês estão metendo os pés pelas mãos, confundindo alhos com bugalhos e atuando na contramão da história. Os grandes eventos esportivos e tudo, em geral, no mundo, estão cada vez mais internéticos. E os conteúdos disponíveis da internet passam, sim, pelas grandes empresas da mídia tradicional ou da mídia eletrônica, mas são cada vez mais produto de milhões de pessoas, numa onda que os burocratas do mundo, em geral, são cada vez menos capazes de conter.

As empresas de comunicação do Brasil (e, imagino, logo as do mundo) já se rebelam contra essa medida e tomam providências para defender os seus interesses (que, nesse caso, são também os interesses do público em geral). Vamos ver a que ponto isso vai chegar.


Escrito por Rodolfo Lucena às 11h51

Foto de Bennett

É, acho que 2007 vai ser um ano decisivo na história da Internet. E tenho a franca sensação de que os grandes veículos industriais vão perder. A sociedade civil parece cada vez mais consciente de que está se ferrando.