Almodóvar e Tavernier querem grana de impostos

1 post / 0 new
Bennett
Foto de Bennett
Almodóvar e Tavernier querem grana de impostos

Folha wrote:
O cineasta espanhol Pedro Almodóvar e seu colega francês Bertrand Tavernier pediram à Comissão Européia, órgão executivo da União Européia (UE), que apóie a manutenção de um imposto sobre produtos eletrônicos que, no ano passado, rendeu 560 milhões de euros em financiamento para artistas.

Almodóvar (ganhador de dois Oscars, com os filmes "Tudo Sobre Minha Mãe" e "Fale com Ela") disse que a reforma na regra sobre o recolhimento do imposto é preocupante, pois "pode ameaçar essa fonte de remuneração, bem como o financiamento de muitas atividades culturais que contribuem para a criação e promoção dos trabalhos europeus", segundo a agência de notícias Reuters.

A comissão ainda irá decidir, até o fim deste ano, se dará apoio a uma regra, incluída em uma diretriz de 2001 sobre proteção de direitos autorais, que permite aos países do bloco excluir ou limitar um imposto sobre produtos eletrônicos --que inclui de iPods até copiadoras e scanners.

A indústria de produtos eletrônicos diz que o imposto é antiquado (foi introduzido na década de 60, sobre fitas cassete) e que acarreta aumentos nos preços dos aparelhos, pois o custo é repassado aos consumidores.

O bacana desses impostos é que, não importa se você está copiando alguma coisa protegida pela legislação de direitos autorais ou não: VOCÊ SEMPRE PAGA! Vai usar seu drive USB apenas para copiar arquivos de texto pessoais? Vai pagar! Quer usar um iPod somente para armazenar e escutar gravações de pesquisa? Vai pagar! Super justo. Falando sério, danem-se as produções de Almodóvar e Tavernier, do jeito que as coisas andam prefiro ver home video de adolescente turco no YouTube do que a Penélope Cruz em uma historinha batida e mal escrita como a de Volver.

Fonte