Novidades Apple
Nada muito bombástico. À primeira vista, pelo menos.
Filmes no iTunes e um aparelho chamado iTV (um player wireless para vídeos que se conecta à TV) são as maiores novidades. Há upgrades na linha de iPods, mas não é nada tão extremo quanto o salto entre a quarta e quinta gerações. 80 gigas para o modelo mais caro de iPod (parece criado especialmente para os usuários das redes de compartilhamento...acreditem em mim, 60 gigas já são suficientes para este heavy user do OiNK, quanto mais 80). Redesign radical no Shuffle, e os Nanos agora estão com uma carinha de iPod Mini, mas fora isso...Anunciaram funções de busca que eu acredito vão estar disponíveis para os iPods de quinta geração via update de firmware. Já os novos jogos anunciados (coisas boas como Bejeweled e Zuma), talvez sejam algo só para os iPods de sexta geração. Se bem que, não há muito motivo para os iPods de quinta não suportarem, o hardware agüenta. Rodando Doom, deve rodar Bejeweled.
Os filmes e séries no iTunes + iTV podem render uma grana boa para a Apple. Particularmente as séries, creio. Dizem eles que vão expandir para o mercado internacional em 2007. Eu me interessei pelo iTV, mas se só for rodar Quicktime é meio goiaba. Provavelmente alguém lança um outro firmware para rodar outros formatos, mas vou esperar antes de fazer qualquer investimento. Se o aparelho rodar XviD eventualmente, eu compro o mais rápido possível. De todo modo, para o mercado americano pelo menos é algo que vai deixar algumas pessoas, principalmente emissoras de TV, com muito medo...É do tipo de coisa que, se pega, subverte vários modelos de negócio já consolidados. Vai haver um BOOM (em letras maiúsculas mesmo) de video podcasts, que são inúteis para se ver no iPod (aliás, vídeo no iPod não rola, sinto muito), mas na TV vão se encaixar muito bem. Produções independentes vão ganhar distribuição global EXTREMAMENTE facilitada. Pensando bem, é bombástico.
Além dessas novidades, há o iTunes 7, um upgrade ao que tudo indica substancial da versão 6. Há vários novos badulaques por causa da loja de filmes, e um modo de navegação por capas de disco que parece bacana. Tenho usado muito o Foobar ultimamente, por causa do suporte a FLAC (maravilha!) e porque não atrapalha as tags (de vez em quando o iTunes faz bons consertos automáticos, mas acaba prejudicando o hash dos arquivos, e não consigo mais ficar como seed em torrents). Mas como sempre uso o iTunes para interagir com meu iPod, vou correndo baixar a versão 7. Que já vem com o iPod Updater embutido (o atualizador de firmware).
Acho que é basicamente isso. A última coisa interessante é que, se você tiver uma conta na loja iTunes, fizer o rip de um CD e não tiver a capa, a loja manda a capa automaticamente para você. Legal o apoio da Apple para o direito de cópia privada.
Os novos iPods você pode ver aqui.
Fotos da apresentação, aqui.
EDIT.: Instalei o firmware novo, 1.2, e é possível jogar os novos jogos. Só que você precisa comprá-los. Fora isso, a grande novidade é gapless playback. Funciona direitinho, testei com o Kid A do Radiohead. A função de busca não está disponível, aparentemente, mas pra falar a verdade é desnecessária.
EDIT. 2: E agora, quando você usa a wheel para navegar pela sua lista de músicas, aparece a letra em que você se encontra na ordem de exibição, no meio da tela. Lindo e elegante, bem Apple. Mas totalmente inútil.
- Login para postar comentários
PARA BENNETT, PARA!!! Isso
PARA BENNETT, PARA!!! Isso é muita tortura para quem quer, mas está sem grana para comprar esse gadget do capeta que fica me atentando o tempo inteiro! ahaaaaa
A tendência é baratear...o
A tendência é baratear...o Shuffle já está bem mais em conta do que antes. Qualquer hora já vai valer a pena comprar um Nano sem ter que importar.