[24] Quarta temporada

Foto de Bennett
Forums: 

Pior temporada de 24 até agora, na minha opinião, disparado. Se eu tivesse acompanhado na época, teria temido muito pelo futuro da série. Como é quase unanimidade que a quinta temporada foi uma das melhores, não estou preocupado. Mas há vários momentos aqui em que eu fiquei com um tremendo gosto de tubarão pulado na boca.

Coisas que eu não gostei:

1. Fiquei muito cansado com essa história de "EI! A super-ameaça terrorista não é essa, é uma OUTRA, ainda mais mirabolante!", repetida umas 4 vezes durante a temporada. O pior é que eu achei a segunda ameaça a pior de todas, com dezenas de usinas nucleares prestes a explodir. As ameaças subseqüentes eu achei meio blah.

2. Me peguei várias vezes pensando "Puta merda, que FORÇADA!", algo que eu nunca fiz na série até hoje, mesmo nos momentos em que ela exigiu mais fé no passado. Jack Bauer sempre se comportou como uma mistura de Rambo com Batman e Wolverine e eu nunca vi problema. Mas há coisas nessa quarta temporada que são duras de engolir. Casal no meio do deserto, cai aquela maleta totalmente normal, uma coisa meio Le Postiche mesmo, e o cara me diz "Acho que já vi isso na TV, é a maleta presidencial super-secreta que controla ogivas atômicas! Vamos ligar para as autoridades!". Mas esse não foi o pior momento, há tantos que eu nem sinto vontade de listar. O Habib Marwan escapando umas dez mil vezes, aquela pista totalmente frouxa do filho gay do Secretário de Defesa dar certo, as ameaças "paralelas" do EMP e do governo chinês, tudo muito forçado.

3. Em alguns momentos as coisas ficam não intencionalmente ridículas, como naquela cena em que o Jack Bauer tem que decidir quem salvar, o chinês ou o Paul Raines...quando o Bauer começou a tentar ressuscitar o Paul eu caí na gargalhada. Assim não dá, né Jack. Pelo menos o Paul morreu. A cena em si é legal, mas é engraçada pelos motivos errados. Nunca havia visto algo assim em 24. Também me deu gargalhadas a sucessão de desgraças pelas quais passa a Audrey Raines. A mulher se fode tanto que eu não conseguia deixar de rir quando surgia algum novo desastre.

4. Secretário de Defesa. O personagem é xarope, o ator parece bêbado, e toda hora em que ele aparecia eu sentia um pouco de raiva corroendo minhas entranhas. As cenas dele no cativeiro beiram a auto-paródia, ATÉ PARECE que alguém (qualquer pessoa) vai querer dar uma de macho naquela situação. Sinto muito.

5. Me incomodou demais a preguiça dos roteiristas nesta temporada, abusando de cenas de tortura como recurso narrativo. A impressão que dá é que toda hora em que eles não sabiam bem o que fazer com a história, eles inseriram uma cena de tortura no meio. Na primeira temporada acho que não teve nenhuma, na segunda umas cinco, e na terceira número semelhante. Na quarta há quantas? Umas quinze? Por aí, talvez mais. Tem cena de tortura praticamente todo episódio. "Ai meu Deus, desapareceu o sanduíche do Jack!" Tortura no cozinheiro! "Ai meu Deus, achei um alfinete no chão!" Tortura no alfaiate. "Ai meu Deus, aquele cara ali talvez tenha algo a ver com o caso mas sei lá!". Tortura nele! "Ai meu Deus, a omelete está estragada!" Tortura a galinha! Meio cansativo. E o seriado também poderia ter ficado sem satirizar a Anistia Internacional.

Coisas que eu gostei:

1. Tony Almeida. O cara mais cool da série, ganha até do Jack Bauer. Mesmo ele caindo do nada, foi muito bom ele aparecer.

2. Michelle Dessler. O relacionamento dela com o Tony é uma das coisas mais interessantes dessa temporada. Eu estava pouco me lixando para o Habib Marwan, mas acompanhei o caso dos dois como se eu fosse noveleiro fanático.

3. Chloe O'Brien. Tem os melhores momentos desta temporada. Adorei ver ela em campo, e a cena em que ela se pergunta se ela não seria psicopata porque matou o cara e não sentiu nada é o ponto alto da quarta temporada.

4. Presidente Logan. Ótimo personagem, mais perdido que cego em tiroteio e um grande filho da puta ainda por cima.

5. Presidente Palmer. Outro que aparece meio do nada, mas é um prazer de se ver em cena.

Mesmo com todas as reclamações, dou uma nota 7 para a quarta temporada. É legalzinha o bastante para ganhar essa nota, mas achei caidaça em relação às demas.

Quadro até agora:

Dia 1 = Dia 2 > Dia 3 > Dia 4

Vou ver a quinta temporada ainda essa semana, espero que cumpra o que promete.

Foto de João Lucas

Eu também acho a pior temporada disparado, tanto que nem lembro direito. Foi a que eu demorei mais tempo para assistir, faltou muitas vezes a empolgação e ansiedade que sentia nas temporadas anteriores.

 

Presidente Logan filho da puta? Aguarde a quinta temporada. : ) 

Foto de Bennett

Curiosamente, foi a que eu vi mais rápido.

Foto de Guybrush Threepwood

Bem, eu avisei que era bem forçada, não avisei? :)

Eu realmente gosto bastante da quarta temporada, mas respeito sua opinião. Algumas das coisas que você falou eu concordo totalmente, só que não chegaram a me incomodar... eu particularmente gosto muito de algumas cenas, como aquela em que o Jack tem que assaltar o posto de gasolina, a invasão do consulado, o final dramático e todas as cenas envolvendo a Chloe O'Brian.

Eu também gosto muito do Logan, ele é praticamente um David Palmer ao contrário, mas é um personagem muito interessante e muito bem interpretado pelo Itzin. 

Agora, quanto à quinta temporada, não tem como ir errado. Acho ela praticamente no mesmo nível da segunda e um pouco melhor que a primeira, e é a mais enxuta e coesa de todas, de longe. É a única que não perde tempo com nenhuma subtrama inútil, tudo que tem nela tá muito bem costurado na trama. E se você não leu nenhum spoiler pesado (como eu cai na besteira de fazer antes de assistir), você vai se chocar com algumas reviravoltas...

Foto de Bennett

Eu li alguns spoilers, sim, mas não sei até que ponto eles são pesados. Vi os dois primeiros episódios da quinta e já achei a melhor abertura de 24 até agora, Jack Bauer conseguindo ser mais foda do que nas temporadas anteriores, roubando um helicóptero e detonando uns 10 vilões em um espaço de menos de quarenta minutos. Bauer Power!

Estou gostando bastante do Presidente Logan, de fato muito bem interpretado. É um vilão que dá gosto de ver, tipo a Sherry Palmer, exatamente o contrário do impossível de capturar porém sonso Habib Marwan, pra mim o pior vilão de 24 até agora.

Quanto à quarta temporada, há algumas cenas boas sim, como as que você mencionou. Também gosto do Jack Bauer invadindo o esconderijo dos terroristas e desarmando o julgamento do Secretário de Defesa sozinho, sabendo que o lugar será explodido em poucos minutos. A queda do Air Force One também é bacana. Mas nenhum momento teve em mim o impacto emocional de algumas das melhores passagens da terceira temporada, como a morte do Chappelle e Jack Bauer chorando no carro sozinho no final.

O engraçado é que eu tenho visto um certo consenso nos tópicos sobre as melhores temporadas de 24 em alguns fóruns: as primeiras duas temporadas e a quinta costumam ser muito pouco criticadas, enquanto a maior parte dos fãs se divide em relação à pior temporada, terceira ou quarta. Em relação às melhores, as posições da primeira, segunda e quinta temporadas flutuam, mas a pior temporada é quase sempre a terceira ou a quarta. Seja lá qual temporada o fã escolher como pior, contudo, a outra pode ocupar até o primeiro lugar na lista de favoritos (por exemplo, o fã detesta a terceira temporada, mas coloca a quarta como primeira ou segunda favorita, ou o fã detesta a quarta e joga a terceira lá para cima).

Isso pra mim demonstra o quão forte a série é, globalmente considerada.

Foto de Guybrush Threepwood

O Bauer atinge o ápice da fodice dele nessa temporada (e da malvadeza também). Os spoilers aos quais me referi acontecem bem mais pro final, mas acho que se você tivesse lido você saberia do que eu estou falando. De qualquer jeito, estou totalmente ansioso pela sexta temporada... o foda é ter que esperar mais quatro meses.