Fernando Meirelles fecha acordo de três anos com estúdio americano

Foto de Charllie
Forums: 

O2 Filmes fecha acordo de três anos com estúdio americano


http://www.cinemaemcena.com.br/variedades_textos.asp?cod=250



26/07/2006



Cinema em Cena noticia, com exclusividade mundial, em primeiríssima mão, acordo firmado entre Fernando Meirelles e Universal Pictures.


Por Renato Silveira



(00:39) A O2 Filmes, produtora na qual o cineasta Fernando Meirelles (Cidade de Deus) é sócio, vai fechar nesta quarta-feira, dia 26, um acordo de co-produção com a Universal Pictures e a Focus Features, com o objetivo de obter financiamento e distribuição para filmes brasileiros, tanto em âmbito nacional quanto internacional. O anúncio será feito em Los Angeles.



O acordo tem duração de três anos. É o primeiro, a médio-prazo, que um estúdio americano faz com produtores brasileiros. A Universal irá financiar integralmente os projetos realizados nesse prazo, ficando também responsável pela distribuição, não só no Brasil, como em toda a América Latina e o resto do mundo.



O estúdio vai pagar a O2 Filmes um overhead (valor que cobre os custos iniciais) para que seja formada uma equipe dedicada à leitura, formatação e desenvolvimento de longas-metragens, em grande parte, de diretores estreantes. Meirelles servirá como produtor desses projetos. O script-doctor Chris Riera, que colaborou no roteiro de O Jardineiro Fiel, será o coordenador da equipe. Bel Berlink e Cláudia Büschel, parceiras de Meirelles na O2, também vão participar da coordenação e produção dos filmes.



“A Universal e a Focus não são apenas empresas com recursos globais adequados para os filmes que quero produzir; elas são empresas com iniciativa e um verdadeiro entendimento das sensibilidades dos cineastas. Com a ajuda delas, eu posso descobrir e encorajar ainda mais filmes e diretores brasileiros,” disse Meirelles em comunicado.



“Depois de nossa maravilhosa e recompensadora colaboração com Fernando, estamos ansiosos por trabalhar com ele na produção de dinâmicos e novos filmes para o mercado local brasileiro e o resto do mundo. Nós confiamos não apenas em seu compreensivo conhecimento do ressurgente cenário cinematográfico brasileiro, mas também em seus instintos criativos,” declararam David Linde (co-presidente da Universal), James Schamus (presidente da Focus) e David Kosse (presidente da Universal Pictures International). “A Focus e a Universal estão sempre procurando por esses cineastas talentosos cujos trabalhos podem ser servidos para o mundo.”



Cinco projetos da O2 Filmes já estão previstos dentro do acordo com a Universal, que planeja iniciar os trabalhos no Brasil o mais breve possível. O primeiro filme deve entrar em produção já no primeiro semestre de 2007.



A Focus Features, braço da Universal especializado em filmes independentes, distribuiu O Jardineiro Fiel, mais recente trabalho de Meirelles no cinema.