Zagallo tripudia sobre Telê

Foto de Marcus
Forums: 

Não sei se vocês repararam, mas Zagallo deu um jeito de falar mal do Telê na coletiva após o anúncio dos convocados para a Copa:

[quote=]AFP - O momento da seleção atual pode ser comparado ao da equipe que disputou a Copa de 1982, que também chegou com certo favoritismo?

Zagallo - Não há comparação porque a Copa não terminou. Só depois podem comparar. A seleção de 82 foi reprovada, não passou no teste, foi eliminada cedo. De que adianta jogar bonito e não vencer? Não foi eficiente. Eu quero é resultado. Aquela seleção perde de todas as que foram campeãs mundiais, fracassou. Dizem que a de 82 foi o supra-sumo. Supra-sumo do quê? Supra-sumo é quem ganha a Copa.[/quote]

A maior parte da resposta não se refere í  pergunta. Ele não queria na verdade responder ao questionamento, mas apenas demonstrar o seu profundo despeito pelas homenagens quase unânimes que Telê recebeu há menos de um mês.

Aliás, já que ele falou em "não passar no teste", vamos relembrar. Zagallo disputou três Copas como técnico:

a) na primeira, ganhou com um time formado por João Saldanha e que era talvez a melhor geração de craques da história.

b) na segunda, perdeu para o Holanda um dia depois de minimizar o adversário, num jogo em cujo final abdicou de brigar pela vitória, com medo de pegar uma goleada.

c) na terceira, perdeu na final de forma humilhante, depois de escalar um jogador notoriamente sem condições de jogar (Ronaldo), apenas para satisfazer interesses comerciais, gerando um clima terrí­vel que matou o ânimo da seleção.

Pra mim, foi Zagallo quem nunca passou no teste.

Foto de Terenzi

O Zagallo tem lá seu valor mas acho ele um técnico muito fraco. Pra mim só fica na seleção porque o Parreira gosta dele. Na verdade o Zagallo é um falastrão. Dizer que a seleção de 82 fracassou é tão ridiculo quanto o Romário dizendo que o Zico é um perdedor. Patético.

Foto de alex

concordo com o zagallo. valorizam muito aquela seleção. esses dias eu vi os jogos na tv, na tv cultura. não achei uma grande seleção não. perdeu porque não soube jogar com raça. perdeu porque era incompleta.

EDIT

 

veja que com meu post não tenho intenção de desmerecer tele santana.

só que no brasil, principalmente no futebol, tem muita coisa que funciona por tabela:

por tabela pelé é, foi, será e sempre será o melhor jogador do mundo;

por tabela zagallo é e sempre será o único (tetra,penta, hexa)campeão do mundo; mesmo que a copa de 2010 a gente ganhe, e ele seja o ropeiro da equipe. 

por tabela a seleção de 82 jogava bonito, era imbatí­vel, inigualável. etc. etc.

eu não sei quando isso vai mudar. talvez quando os atuais jornalistas esportivos virarem gagá e a nova geração observar certas coisas:

o pelé sempre será o maior jogador de todos os tempos, mesmo. isso porque o futebol nunca voltará ao ní­vel de amadoridade daquela época. e se um jogador que pôr os pés no campo AGORA e fazer o que pelé fazia: pode contar que ele é um homem biônico, um robô, por que aquilo que ele fazia NíƒO é mais possí­vel, salvo em peladas.

fazer tabelas com as pernas do zagueiro não é mais possí­vel! faz isso no gamarra, pra ver! to exagerando... faz isso no Cris! no Fabão! 

pegar a bola na própria área e driblar 10 jogadores. Não é possí­vel! no máximo você passa pelo primeiro que te da um tranco, dribla o segundo, é desequilibrado pelo terceiro e perde a bola para o quarto. 

Juiz ser expulso pela torcida após expulsar jogador. Qua qua. isso é ridí­culo. só em futebol amador.

Então um dia, um dia! a nova geração vai parar de usar a velha tabela de 'verdades e blasfêmias' do futebol e teremos um jornalismo esportivo mais coerente. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Devolvam a internet aos nerds!

Foto de Terenzi

Não é bem por aí­. O Brasil de 82 não perdeu porque não tinha raça. Perdeu porque nem sempre ganha o melhor time. A verdade é que a geração de 82 foi uma das mais fantásticas que o Brasil teve. Um time que contava com Leandro, Júnior, Zico, Sócrates, Falcão e Toninho Cerezo. Isso sem contar Luisinho, Éder e mais uma quantidade fantástica de jogadores bem melhores que a maioria.

Porém, mais do que uma seleção de craques, a seleção de 82 inovou no sistema tático. Era um time que sufocava os adversários porque os meias ofensivos faziam a marcação da saí­da de bola do adversário. Hoje em dia isso é comum mas se você pegar cada um dos meio campistas daquela seleção e der uma olhada em como eles jogavam em seus clubes vai perceber que eles não tinham nenhuma obrigação de marcar.

O problema é que embora a seleção tivesse uma ótima dupla de zaga, os jogadores que faziam a cobertura no meio campo tinha mais tendência para atacar do que para defender. Isso deixava a  seleção muito vulnerável na parte defensiva. Prova disso é que sofreu gols de times fracos como Escócia e União Soviética na primeira fase. A Vantagem é que fazia muitos gols e normalmente estas falhas defensivas acabavam não comprometendo. O Brasil tinha um time tão forte que eliminou a Argentina campeã no ano anterior(e com a presença de Maradona) por 3 a 1 sem dar a menor chance de reação para os hermanos. 

  A verdade é que o Paolo Rossi jogou muito naquele jogo e o Brasil não teve paciencia para segurar o empate. Aquele time não sabia jogar de outro jeito que não fosse atacando. No entanto isto não tira o mérito da equipe. Foi uma seleção que inovou e mostrou talvez o futebol coletivo mais incrí­vel que o Braisl ja viu. Assim como invou a Hungria de 54 ou a Holanda de 74. Futebol, principalmente em se tratando de copas do mundo, não pode ser medido só por resultados. Isso seria o mesmo que dizer que o Paulista de Jundiaí­ é um dos times mais fortes do Brasil só porque ganhou a Copa do Brasil.

Concordo que a maioria dos jornalistas é meio chatinha e repetitiva quando fala do futebol do passado. Mas daí­ a tirar o valor de uma seleção como a de 82 ou achar que o Pelé não seria o maior jogador do mundo se estivesse no futebol atual(como disse o Romário) é um exagero totalmente desmedido. 

Foto de Marcus

Querido Alex,

Entendo a sua frustração de não conseguir enxergar a beleza daquele jogo com olhos de hoje. Como você mesmo admite, cada craque é moldado para a época em que jogou. Não é possí­vel repetir experiências.

"O tempo não pára e no entanto ele nunca envelhece".

Ainda vai demorar para a geração que viu a seleção de 82 jogar, se aposentar. Pode ter alguns cronistas já velhos, mas teve muita gente que despertou para a beleza de futebol vendo aquele time jogar.

Eu não sou tão novo assim, mas minha saúde é boa, hehehe.

E, como eu disse no meu blog,

[quote]"Enquanto você, eu e nós outros estivermos vivos, ninguém vai esquecer que aquele time foi um dos maiores times da história do futebol"[/quote]

Meu blog