World Trade Center

Foto de Bennett
Forums: 

Já virou piada nos EUA gritar "Too soon! Too soon!" toda vez que alguém ameaça a fazer um filme sobre 11 de Setembro. A idéia é a de que eles ainda precisam de tempo para curtir as perdas e não devem permitir que qualquer empreendimento artí­stico se aproveite da tragédia...ainda! Mas a julgar pelo trailer de World Trade Center, o segundo filme relacionado ao evento este ano - o primeiro é United 93, do Paul Greengrass -, não é um caso de "Too soon!", mas de "Too late!". Parece algo muito mais adequado í  semana seguinte ao atentado, porque reproduz exatamente o discurso de "Coragem sob condições adversas! O ser humano constrói o que os outros destróem!" que a imprensa americana utilizou para acalmar a população. Não cola mais, para quem analisou a situação mais criticamente ao decorrer do tempo (minoria nos EUA, pensando bem)....e não é algo que eu esperava do Oliver Stone.

Não vai ser um filme sobre teorias conspiratórias, coisa que Stone sabe fazer muito bem (principalmente se estiver bastante entupido de coca)...mas sim um filme catástrofe meloso sobre como a polí­cia de Nova York é gente que faz. Basicamente é o Nicolas Cage e o mexicano de Crash (porque nesses momentos é importante destacar a participação de "agentes étnicos" que via de regra são tratados como lixo nos EUA), no meio dos escombros do WTC, comportando-se feito heróis. Tem até uma cena da Maria Bello cheirando o lençol onde o marido havia se deitado na noite passada. Dá um tempo, não?

Eu acho muito mais saudável uma reação do tipo Rambo ou True Lies, do que esse tipo de filme. Até me animei quando houve boatos de que o Sylvester Stallone estava preparando um Rambo em que ele iria í  caça do Bin Laden. Quer algo mais legal? Um filme catástrofe babaca, como esse World Trade Center parece ser, exaltando o heroí­smo de policiais, é o cúmulo da xaropice. Sem querer desmerecer a participação de policiais e bombeiros no 11 de Setembro, não foi nada mais do que o dever deles fazer alguma coisa quando tudo começou a explodir. Agora, um vigilante solitário que vai até o Oriente Médio com uma bazuca matar todo mundo? Uau! Bem mais impressionante. E estimulante.

Outra coisa que esse filme tem e que não deveria ter é Nicolas Cage. Eu gosto do Nicolas Cage, mas não em papéis sérios. Sempre tem que ter algum elemento cômico, um tom escrachado no meio, porque raramente funciona caso contrário. E nesse filme do Oliver Stone ele também tem um bigodão! Risadas involuntárias a caminho...

 

 

A única coisa que eu gostei nesse trailer foi o cartaz de Zoolander que eles colocaram em um outdoor. Porque factualmente é bastante correto, já que Zoolander estava para entrar em cartaz e depois foi adiado (porque era uma comédia!). E também porque Zoolander é um ótimo filme, que merece ser lembrado. Eu diria que o look do Nicolas Cage na foto acima é uma mistura de Le Tigre com Blue Steel.

Foto de Terenzi

Seá que vai demorar quanto tempo pra alguém fazer um filme aceitável sobre este assunto ? Mais ou menos a mesma coisa que com a Guerra do Vietnã que gerou coisas fantásticas com Rambo.

Em tempo, Muito legal ver a foto do Bennet logo em cima desta do Nicolas. Ele poderia se candidatar caso fizessem um filme sobre o Village People

Foto de Bennett

Eu acho Syriana um filme bem aceitável sobre o assunto, ainda que não seja diretamente a respeito do 11 de Setembro.

Já o Nicolas Cage...o que passou pela cabeça do Oliver Stone? Tudo bem que não é o ser mais coerente do universo, mas acho que corre o risco de ficar mais ridí­culo do que Alexandre.