Crí­ticos dizem: "Código da Vinci, blah!"

Foto de Bennett
Forums: 

Não li o livro, porque eu não tenho mais muita paciência para literatura barata. Me pareceu ser divertido, mas já que o filme estava sendo feito, e eu ainda tenho muita paciência para cinema barato, resolvi esperar para ver na tela. Os crí­ticos franceses estão achando o filme totalmente "E daí­?":

[quote=Yahoo]"The Da Vinci Code" drew lukewarm praise, shrugs of indifference, some jeering laughter and a few derisive jabs Tuesday from arguably the world's toughest movie crowd: critics at the Cannes Film Festival.

Link[/quote]

Sexta-feira dou meu parecer.

Foto de quase nada

O hype ta grande:

" A venda antecipada de ingressos já beira os 20 mil. Pela internet, as vendas crescem a cada dia. Até as 12 horas de hoje, o site www.ingresso.com.br já havia vendido mais de 7,3 mil ingressos antecipados. Em São Paulo, alguns shoppings anunciam ingressos esgotados para as sessões das 21h30 na sexta-feira, segunda, terça e quinta..."

http://www.estadao.com.br/arteelazer/cinema/noticias/2006/mai/16/322.htm

Pelo trailer parece filme feito para TV. Uma onda esquerdista anti católica vem consumindo o mundo, só falta ser anti bush, ai meu saco.

Foto de quase nada

já tem 7 reviews no rottentomatoes... 0% de criticas boas.

http://www.rottentomatoes.com/m/da_vinci_code/

Foto de Bennett

Eu gosto de pegar o Rotten Tomatoes no comecinho por causa desses números bizarros, 0%, 97%...Acho que o filme se estabiliza em uns 50-70%. Chutando.

EDIT.: Quase Nada, se você quiser, é muito fácil colocar links nas suas mensagens...basta selecionar o texto que vai ser linkado, clicar no botão da corrente na barra de edição, e colar o link.

Foto de quase nada

chuto 37%. No máximo.

Foto de Bennett

Pô, tem cara de ser um bom filme pipoca.

Foto de Charllie

[quote=quase nada]já tem 7 reviews no rottentomatoes... 0% de criticas boas.

http://www.rottentomatoes.com/m/da_vinci_code/ [/quote]

Mesmo assim acho que vai ter uma bilheteria considerável e vai acabar gerando a possibilidade do Código da Vinci 2 - A Vigança, com o Samuel L. Jackson enfrentando o Papa.

Foto de Bennett

Ou Snakes on the Vatican.

Foto de quase nada

Inclusive poderiam fazer uma quadrilogia, Código da Vinci, Código Rafael, Código Michelangelo, Código Donatello e, se continuasse fazendo sucesso, um prequel chamado Código Splinter.

Foto de quase nada

[quote=Charllie][quote=quase nada]já tem 7 reviews no rottentomatoes... 0% de criticas boas.

http://www.rottentomatoes.com/m/da_vinci_code/ [/quote]

Mesmo assim acho que vai ter uma bilheteria considerável e vai acabar gerando a possibilidade do Código da Vinci 2 - A Vigança, com o Samuel L. Jackson enfrentando o Papa.[/quote]

Com certeza. Se bobear vai ser a maior estréia do ano, mas duvido que se segure por muito tempo.

Foto de Guybrush Threepwood

"National Treasure" todo mundo meteu o pau e eu achei um filme muito legal. Desconfio que o Código da Vinci (que aparemente é um filme muito similiar a esse do Nicolas Cage) vai seguir o mesmo caminho. Ou não.

_____

Pirate: Guybrush Threepwood? That's the most ridiculous name I've ever heard!

Guybrush: Well, what´s your name?

Pirate: Mancomb Seepgood.

Foto de Terenzi

Eu concordo que vai ser parecido com National Treasure. Só que eu achei National Treasure muuuuuuito fraco

Foto de Bennett

Eu gostei de National Treasure. Vi sem esperar nada e achei bem legal.

Foto de quase nada

17% no rotten, heim mizukami, parece que o bicho não vai passar dos 20%. Já comprou o ingresso? Na minha mão é mais barato, só 50 reau a meia e 100 a inteira, é pra acabar! Será a segunda maior estréia de todos os tempos no brasil, passou no jornal que só vai ficar atrás do Homem Aranha.

Foto de Bennett

17% é de amargar, chutei alto demais. Mas ainda acho que vai ser divertidinho. Vou ver em um horário de vagal...com certeza vai estar vazio.

EDIT.: O Ebert, fã número 1 de A Cela, acho o filme ótimo:

[quote=Ebert] Let us begin, then, by agreeing that The Da Vinci Code is a work of fiction. And that since everyone has read the novel, I need only give away one secret -- that the movie follows the book religiously. While the book is a potboiler written with little grace and style, it does supply an intriguing plot. Luckily, Ron Howard is a better filmmaker than Dan Brown is a novelist; he follows Brown's formula (exotic location, startling revelation, desperate chase scene, repeat as needed) and elevates it into a superior entertainment, with Tom Hanks as a theo-intellectual Indiana Jones.

Link[/quote]

 

Foto de Bennett

Então, eu fui ver o filme. National Treasure é melhor...e não é um pouco melhor, é muito melhor mesmo. O Código da Vinci alterna momentos de diversão passável com outros de ridí­culo absolutamente constrangedor. O tal do Silas é o capanga mais patético que vejo no cinema desde o Machine de 8mm, e alguns diálogos e cenas são de amargar de tão risí­veis. Mas bem...

Quando aquele amigo seu que não sabe ler nem letreiro de ônibus direito fala "Caaara, uaaaau, você tem que ler esse livro, O Código da Vinci, é sensacionaaaaal, uaaaaaau!", e a secretária do escritório cujo material de leitura habitual é Caras e Contigo começa a se achar expert em arte renascentista porque leu a edição ilustrada de O Código da Vinci, a conclusão óbvia é a de que estamos falando de um livro que talvez tenha uma trama divertida, mas com certeza tem uma prosa lamentável. Eu, como disse, não tenho mais paciência para literatura barata. Peguei o livro para folhear na livraria, e o primeiro capí­tulo me pareceu quase um roteiro de filme. Por que não esperar pelo filme?

Pois bem...eu esperava me divertir mais. Não sei se o filme é fiel ao livro, mas a total mediocridade de O Código da Vinci me parece mais um problema de trama, do que culpa do Ron Howard e dos atores do filme. Me lembrou um volume aleatório da série Escolha Sua Aventura, safado o suficiente para se aproveitar da reviravolta final de O Quinto Elemento.

No final das contas, eu saí­ meio chocado. Não pelo conteúdo do filme, já que eu sou agnóstico e estou pouco me lixando para a Igreja Católica, a Opus Dei, e as teorias sobre Jesus e Maria Madalena. Fico chocado é como uma historinha tão fraquinha conseguiu se transformar nesse fenômeno editorial que é O Código da Vinci. Harry Potter eu entendo, porque sabe muito bem brincar com as expectativas de seu público leitor (crianças de todas as idades). Mas O Código da Vinci? É uma história de perseguição em que o mocinho e a mocinha vão atrás de um MacGuffin seguindo pistas.

Nada.

Mais.

Absurdamente.

TRIVIAL.

Não é, sem dúvida alguma, qualidade literária que impulsionou as vendas do livro. Tirei a prova com o primeiro capí­tulo, e achei de fato muito mal escrito. Tinha pensado que a trama pelo menos seria mais interessante e prendesse mais a atenção. Puro engano, é totalmente blah, com toques de bleh. Nada justifica o ní­vel de sucesso desse livro, se o filme foi fiel. Missão Impossí­vel 3, por exemplo, tem uma trama muito melhor costurada e empolgante.

No final das contas, é um filminho razoável para se ver no Supercine qualquer noite, já que não é de todo ruim. Mas é bem pior que National Treasure.

EDIT.: Uma coisa bacana para o mp3 player de vocês: a Teaching Company disponibilizou duas aulas gratuitas sobre o que há de fato e ficção, sob um ponto de vista histórico, no Código da Vinci. O material da Teaching Company via de regra é muito bom, o download provavelmente vale a pena. 

Foto de Pringles

Eu vou jogar o jogo primeiro (no PS2), ver o filme e só depois que vou ler o livro.

Foto de Terenzi

Bom, eu ainda não vi o filme. Vou esperar passar o boom da estréia. No entanto eu li o livro e não é tão ruim assim. O problema todo é ler Código da Vinci como sendo um livro inteligente ou uma grande revelação. Na verdade é uma história que pega um tema interessante que é religião e mistura muita realidade com ficção. A fórmula (nada inovadora) faz com que a história se torne interessante. É bem parecido com o que a Discovery faz com aqueles documentários sobre dinossauros ou sobre homens da caverna. Uma teoria cheia de falha costurada com um monte de idéias viram uma história que se confunde um pouco entre documentário e ficção.
Vantagem pro Código da vinci que infiltrou nesta fórmula uma coisa meio Indiana Jonnes. O Livro não é um primor de literatura mas não chega a ser mal escrito. A trama prende bastante o leitor(não sei se funciona no filme) e o Dan Brown provoca para que o leitor tente decifrar cada uma das charadas antes que os personagens façam isso. É um livro interessante de se ler. Tão interessante quanto uma revista em quadrinhos. Porém acredito que as pessoas que se interessam pela Bí­blia(acreditando ou não nela) mas não a estudaram o suficiente pra ja ter ouvido TODAS aquelas teorias devem ter mais interesse do que quem não tem nenhum interesse nisso.
De fato ouve exagero quanto ao livro do Codigo Da vinci( inclusive acho anjos e demonios melhor) mas não chega a ser ruim como...Paulo Coelho. Na verdade é bem divertido

Foto de quase nada

Quem lê Dan Brown é bocomoco, sem dúvida nenhuma é o filme mais cretino do ano, ní­vel Michael Bay, chatí­ssimo e breguí­ssimo. As explicações são todas estúpidas e semi-ridí­culas, mas nem tudo são fezes, gostei das cenas medievais, dos toques lúdicos (estilo "Brilliant" Mind) e daquela parada da buceta \/ e pica /\.

Nota: 2,34 (filme pra perôba, é tão ruim que nem profano consegue ser. A única polêmica é: Como um filme consegue ser tão ruim?)
Bregometro: 9 (O Silas é realmente ridí­culo, botaram uma lente de contato super fake, ficou parecendo um traveco da boate Opus Gay.)
Chuckometro: 1 (pelo menos não cena de beijo)

Mizukami, decifrei um código e tenho uma revelação a fazer, leia somente se tiver coragem:

[spoiler]Vc é o último descendente japonês de Maria Madalena com Gengis Khan!![/spoiler]

Foto de Guybrush Threepwood

[quote=Bennett]Pois bem...eu esperava me divertir mais. Não sei se o filme é fiel ao livro, mas a total mediocridade de O Código da Vinci me parece mais um problema de trama, do que culpa do Ron Howard e dos atores do filme. Me lembrou um volume aleatório da série Escolha Sua Aventura, safado o suficiente para se aproveitar da reviravolta final de O Quinto Elemento.[/quote]

í”, essa série foi um marco da minha infância! Eu gostava mais daquela outra "E Agora Você Decide", que tinha clássicos como "A Fórmula da Confusão" e "O Vingador do Ví­deo", mas essa outra também era legal. Tinha mais aquela também, "Aventuras Fantásticas", que até ficha de personagem você precisava fazer.

Quanto ao filme, devo ver só no OUTRO fim-de-semana. Esse agora já tá todo esgotado, e no próximo minha prioridade é o X-Men 3 (que não deve ser grande coisa também mas deve ser melhor que o "da Vinci").

_____

Pirate: Guybrush Threepwood? That's the most ridiculous name I've ever heard!

Guybrush: Well, what´s your name?

Pirate: Mancomb Seepgood.

Foto de Bennett

Escolha a Sua Aventura é fenomenal, tinha uns livros muito bacanas com um humor pra lá de negro. Você morria de uns jeitos muito cruéis. E Agora Você Decide e Aventuras Fantásticas eram legais tambem. Ainda tenho os livros em casa.

Foto de Ramires

Sempre achei que Anjos e Demonios daria melhor filme que o Código DaVinci...

Beeem mais ação e uma trama legalzinha (na medida do possivel).

 

 

Um ponto positivo pro filme: Acho que foi o primeiro filme que vi alguém travar o carro!!!! ahuuahahu 

Foto de quase nada

As cenas do silas tomando chibatada ficaram ridí­culas, o motivo delas foi apenas saciar um desejo sexual gay do Ron Howard, que tava muito a fim de ver a /\ do Paul Betany. Notem que a Amelie não mostra um ombro.

Foto de Bennett

Será que a Amélie já mostrou a \/ em algum filme? Eu lembro que aparece a bunda dela no último filme do Jeunet...

Foto de quase nada

Não sei, mas sabe como é, a mina é francesa... basta pedir com jeitinho que ela mostra o \/, esse povo faz tudo pela arte.

Foto de João Lucas

Fui assistir ao filme com a expectativa abaixo de zero, epolgado pelos comentários hilários do Rottentomatoes eu já falava mal antes do filme começar, quebrei a cara. Gostei do filme até. Melhor que o National Treasure que acho insuportável. Só a atuaçao do Ian Mckellen já vale o ingresso.

Foto de quase nada

O Ian Mckellen é outra bichona, ele é um bom ator, mas quero ve-lo mesmo é na próxima sexta (usando um capacete vermelho).

Foto de Terenzi

Concordo totalmente com o JL. O Filme não chega a ser um filme realmente bom. Na verdade acho que foi mal dirigido. Alguns personagens(caso do Silas) foram muito mal explorados, algumas histórias muito mal contadas e o rí­tmo do filme é meio monótono. Isto sem contar que no livro as descrições "técnicas" digamos assim, de eventos históricos, igrejas e obras de arte são um dos pontos principais e no filme praticamente não existem. MAAAAAS, mesmo assim é um filme legal e é absurdo ser comparado a National Treasure que é uma verdadeira bomba. Bennett, vc sabe que eu respeito sua opnião para filmes quase sempre, mas dizer que a trama de National Treasure é melhor deve ter sido em um momento de fúria por não ter gostado do Codigo da Vinci. Afinal de contas o National Treasure nem mesmo tem uma trama e termina como "santo Graal" nos EUA!!! Só isso ja seria motivo pra não ser levado a sério.

Enfim, o filme é até bacana e o Ian Mckellen está muito bom no filme, assim como Jean Reno. Ja o Paul Betany, que eu geralmente gosto, está péssimo.

Foto de Bennett

National Treasure me divertiu bem mais que o Código da Vinci...e tem uma trama bem definida, na minha opinião. Eles querem o tesouro, e vão atrás dele.

Foto de quase nada

Pra finalizar essa história: tanto national treasure quanto Código da Vinci são ruins pra caralho, mas National treasure pelo menos não é pretensioso.