Tem rolado algumas discussões em diversas comunidades de gamers e fórums internet a fora, sobre a política adotada pela Stardock para distruibuição do seu mais novo game, "Galactic Civilizations II: The Dread Lords".
O lance é o seguinte: o jogo não tem NENHUMA proteção contra cópias. Ele nem exige que você ponha o CD no drive na hora de rodá-lo, basta instalar no HD e pronto. Você não precisa nem sequer de serial number: o número que acompanha produto só precisa ser usado na hora de fazer uma atualização, e dá pra rodar o jogo tranquilo sem ele.
A justificativa da empresa é a essa: pra que perder tempo punindo os piratas, enquanto ela pode ao invés disso tentar recompensar quem compra o jogo original? Pelo que dizem, eles tem um suporte ao usuário ESPETACULAR, estão sempre provendo updates e addons - muito parecido com o que a ArenaNET tem feito com seu Guild Wars.
A discussão chegou ao cúmulo quando a Starforce, uma das empresas responsáveis por criar sistemas de proteção contra cópia (tão eficiente que faz até com que seja impossível rodar jogos ORIGINAIS em alguns computadores), postou links torrent numa lista de discussão para provar que o jogo estava sendo pirateado a torto e a direito, numa das jogadas mais sujas da história do combate í pirataria.
A Stardock deixou clara sua posição através de um post e posterior follow-up no próprio site. Segundo eles, o jogo está no topo da lista dos mais vendidos, apesar da falta de proteção. Eles desaprovam tais artíficios, pois acham (com razão) que é incomôdo para o usário depender de ficar colocando um CD no drive toda vez for rodar o jogo - CDs estragam, perdem-se etc. Não que eles aprovem a pirataria - mas acharam muito mais eficiente mandar um e-mail educado para os sites de torrent, solicitando gentilmente a retirada dos trackers em questão, do que ameaçar processá-los.
Em suma, foi uma baita lição de moral nas grandes publishers - que deveriam aprender com a pequena Stardock. O jogo em sim, aliáis, parece ser MUITO bom (no seu review, a GameSpot deu uma nota 9.0 e coloca o jogo entre melhores de todos os tempos, no gênero).
Eu mesmo já fui vítima dos problemas da proteção Starforce. Tenho o jogo F.E.A.R. original, que dá pau na hora de rodar um patch, devido í essa proteção rídicula - o jogo simplesmente para de funcionar, e nos obriga a deletá-lo e reinstalá-lo, na versão anterior. A versão atualizada (obrigátoria para se conseguir jogar online) só funciona depois de fazer várias gambiarras (informadas pelo próprio pessoal do suporte da Vivendi Universal, depois de um e-mail mal-criado que eu mandei pra eles). É ofensivo, isso. Se o "Galactic Civilizantions II" for lançado por aqui, irei comprá-lo só pra demonstrar meu apoio í Stardock (e por que o jogo em si parece bem bacana mesmo).
EDIT.: Só uma correção: o F.E.A.R. usa a proteção SecuROM, e não StarForce. Mas no fim das contas, é tudo farinha do mesmo saco.
Quem precisa de proteção contra cópias?
19 Março, 2006 - 13:41
#1
Quem precisa de proteção contra cópias?
Idéia aprovada, tanto que se esse Galactic Civilizations II chegar no Brasil, vou pegar o pirata do mesmo jeito. hehehe
Uma pequena grande empresa essa Stardock.
Vou comprar original tb. Grandes jogos merecem ser comprados originais, mais ainda quando a empresa fabricante/distribuidora dá excelente suporte.
Originalmente,
ELIO FILHO
Detalhe da semana que a Ubisoft anunciou oficialmente que não mais lançará os games deles com a proteção StarForce.
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[]'s
Darkness
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