Quem precisa de proteção contra cópias?

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Guybrush Threepwood
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Quem precisa de proteção contra cópias?

Tem rolado algumas discussões em diversas comunidades de gamers e fórums internet a fora, sobre a polí­tica adotada pela Stardock para distruibuição do seu mais novo game, "Galactic Civilizations II: The Dread Lords".



O lance é o seguinte: o jogo não tem NENHUMA proteção contra cópias. Ele nem exige que você ponha o CD no drive na hora de rodá-lo, basta instalar no HD e pronto. Você não precisa nem sequer de serial number: o número que acompanha produto só precisa ser usado na hora de fazer uma atualização, e dá pra rodar o jogo tranquilo sem ele.



A justificativa da empresa é a essa: pra que perder tempo punindo os piratas, enquanto ela pode ao invés disso tentar recompensar quem compra o jogo original? Pelo que dizem, eles tem um suporte ao usuário ESPETACULAR, estão sempre provendo updates e addons - muito parecido com o que a ArenaNET tem feito com seu Guild Wars.



A discussão chegou ao cúmulo quando a Starforce, uma das empresas responsáveis por criar sistemas de proteção contra cópia (tão eficiente que faz até com que seja impossí­vel rodar jogos ORIGINAIS em alguns computadores), postou links torrent numa lista de discussão para provar que o jogo estava sendo pirateado a torto e a direito, numa das jogadas mais sujas da história do combate í  pirataria.



A Stardock deixou clara sua posição através de um post e posterior follow-up no próprio site. Segundo eles, o jogo está no topo da lista dos mais vendidos, apesar da falta de proteção. Eles desaprovam tais artí­ficios, pois acham (com razão) que é incomôdo para o usário depender de ficar colocando um CD no drive toda vez for rodar o jogo - CDs estragam, perdem-se etc. Não que eles aprovem a pirataria - mas acharam muito mais eficiente mandar um e-mail educado para os sites de torrent, solicitando gentilmente a retirada dos trackers em questão, do que ameaçar processá-los.



Em suma, foi uma baita lição de moral nas grandes publishers - que deveriam aprender com a pequena Stardock. O jogo em sim, aliáis, parece ser MUITO bom (no seu review, a GameSpot deu uma nota 9.0 e coloca o jogo entre melhores de todos os tempos, no gênero).



Eu mesmo já fui ví­tima dos problemas da proteção Starforce. Tenho o jogo F.E.A.R. original, que dá pau na hora de rodar um patch, devido í  essa proteção rí­dicula - o jogo simplesmente para de funcionar, e nos obriga a deletá-lo e reinstalá-lo, na versão anterior. A versão atualizada (obrigátoria para se conseguir jogar online) só funciona depois de fazer várias gambiarras (informadas pelo próprio pessoal do suporte da Vivendi Universal, depois de um e-mail mal-criado que eu mandei pra eles). É ofensivo, isso. Se o "Galactic Civilizantions II" for lançado por aqui, irei comprá-lo só pra demonstrar meu apoio í  Stardock (e por que o jogo em si parece bem bacana mesmo).



EDIT.: Só uma correção: o F.E.A.R. usa a proteção SecuROM, e não StarForce. Mas no fim das contas, é tudo farinha do mesmo saco.

quase nada
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Idéia aprovada, tanto que se esse Galactic Civilizations II chegar no Brasil, vou pegar o pirata do mesmo jeito. hehehe

eliof
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Uma pequena grande empresa essa Stardock.



Vou comprar original tb. Grandes jogos merecem ser comprados originais, mais ainda quando a empresa fabricante/distribuidora dá excelente suporte.



Originalmente,

ELIO FILHO

Darkness
Foto de Darkness

Detalhe da semana que a Ubisoft anunciou oficialmente que não mais lançará os games deles com a proteção StarForce.



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[]'s

Darkness



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[]'s
Darkness