King Kong: ninguém se entende

Foto de Marcus
Forums: 

Não sei direito por que o King Kong do Peter Jackson causa reações tão extremadas. Ele tem 84% no Rotten Tomatoes (já chegou a ter 93%), então é evidente que foi bem recebido.



Eu o coloquei em 2º lugar no meu voto no Blog do Bonequinho do Globo Online, e fico suspreso que toda vez que falo do filme na U-Br, tem alguém para me esculhambar e achar ridí­culo. Como tem gente que se acha dono da verdade!



É por essas e outras que eu deixei a Trollnet. Aliás, foi um ex-colega de Trollnet que veio com esse papo da última vez. No meio da discussão eu comentei, sem citar nomes, que o Pedro tinha colocado o King Kong em 1º lugar na sua lista, e ele respondeu:




"Caralho, colocar King Kong como número 1 só em filme infantil, e olhe lá. É triste como a cultura cinéfila se perdeu. O King Kong de 33 é tão superior a esse remake escroto que só posso lamentar que alguém que PRETENSAMENTE goste de cinema idolatre esse filme medí­ocre".




Essa coisa de idolatrar a versão antiga (um bom filme de monstro) como se fosse algum tipo de clássico do cinema, estilo Murnau ou Eiseinstein, é coisa de quem apenas afeta ser um cinéfilo, mas no fundo não é.

Foto de Bennett

[quote=Marcus Pessoa]É por essas e outras que eu deixei a Trollnet. Aliás, foi um ex-colega de Trollnet que veio com esse papo da última vez. No meio da discussão eu comentei, sem citar nomes, que o Pedro tinha colocado o King Kong em 1º lugar na sua lista, e ele respondeu:




"Caralho, colocar King Kong como número 1 só em filme infantil, e olhe lá. É triste como a cultura cinéfila se perdeu. O King Kong de 33 é tão superior a esse remake escroto que só posso lamentar que alguém que PRETENSAMENTE goste de cinema idolatre esse filme medí­ocre".

[/quote]



Bem, meu nome não seria um problema. O problema seria você dar o meu endereço para o sujeito (que eu acho que sei quem é - duas alternativas). Ele parece ter ficado meio magoado, quiçá com vontade de retaliar tamanha injustiça infligida sobre o King Kong clássico (que está morto e nem pode se defender!).



O filme de 33 e o remake são filmes bem diferentes, e nem vale muito a pena compará-los. Eu, particularmente, acho o filme do Jackson infinitamente superior, mas confesso que é a mesma coisa que comparar Gasparzinho com Ghost só porque ambos têm um fantasma no meio. Nunca vi graça no primeiro filme, e até fui ver o remake achando que não ia gostar muito dele por causa disso...e acabou sendo o meu filme favorito de 2005.



Mas enfim, a grande exigência intelectual e emocional para se fazer uma lista de filmes ou música é não ligar a mí­nima se ela vai ser mal recebida. Afinal, se uma lista não provoca nenhuma reação, ou se a resposta é apenas "Uau, fantástica sua lista, gamei!", qual o sentido dela? Quer dizer, no último caso, se for uma menina bonita eu vou gostar e chamar para ir ao cinema comigo...



De qualquer forma, elaborar uma lista com base em prognósticos do gosto alheio é uma grande, enorme besteira, que me anularia como ser pensante. Se eu fosse ligar se fulano acha um filme como King Kong depreciador da "cultura cinéfila", seja lá o que ela represente, eu seria muito imbecil. Listas devem ser encaradas como um reflexo festivo da diversidade humana, não fatores determinantes para quem tem ou não competência para falar sobre determinado assunto (no caso, cinema). Elas não formam um discurso cerrado. Muita informação contextual é necessária para que se possa avaliar uma pessoa pelo gosto sem ser um perfeito energúmeno.



Voltando ao macacão, algumas pessoas não gostam do filme do Jackson. Eu adoro. E o fato de que eu gosto dele não diz nada a meu respeito, considerado isoladamente. O mesmo não pode ser dito em relação í  reação do indiví­duo acima mencionado, que se revela ao mesmo tempo ignorante e babaca, por fazer suposições estúpidas sem qualquer informação adicional além do tí­tulo de um filme, e o fato de que determinada pessoa gostou muito dele, em nome do ideal pessoal que ele tem de uma "cultura cinéfila".



Quer falar que o filme é ruim? Sem problemas. Quer definir qual é a pauta que deve orientar o gosto alheio e inclusive fazer juí­zos deterministas sobre os outros com base em um filme? Não tenho mais interesse em conversar nem ouvir a pessoa. Como dizia muito bem Aristóteles, com certas pessoas não convém praticar a dialética, sob pena dos próprios argumentos irem bueiro abaixo.

Foto de Marcus

[quote=Bennett]Como dizia muito bem Aristóteles, com certas pessoas não convém praticar a dialética, sob pena dos próprios argumentos irem bueiro abaixo.[/quote]



Falou tudo. Eu tive uma discussão semelhante sobre outro assunto num blog "amigo", e percebi que o simples fato de entrar no mérito absurdo que estava sendo discutido já era em si uma capitulação í  idiotice.

Foto de Guybrush Threepwood

Eu faço coro com o Bennett aqui. KK foi o melhor filme de 2005 pra mim também. Aliais, o DVD já tá em em pré-venda. Só não sei quem teve a idéia estúpida de lançar duas edições, uma simples e outra dupla - principalmenet por que a dupla é só CINCO reais mais cara. Obviamente, comprei a dupla (e ganharei um squeeze! uhuuu!)



_____

Pirate: Guybrush Threepwood? That's the most ridiculous name I've ever heard!

Guybrush: Well, what´s your name?

Pirate: Mancomb Seepgood.

Foto de Castrezana

KK05 não foi para mim o melhor filme de 2005, mas foi provavelmente o mais divertido. Tanto que estou baixando pra deixar gravado. Filme por filme de monstros e dinossauros (que eu adoro!) ainda gosto mais de Jurassic Park, apesar dos dinossauros muito loucos de KK06. Daria para fazer uma bela comédia só com eles.



KK33 tem grandes méritos sim, foi um Jaws da sua época, ninguém pode desmerecer isso, e nem mesmo desmerecê-lo por ser primitivo (há!) e tosco. Não existe comparação entre os dois filmes, a não ser o assunto.



E a vantagem da internet é a liberdade de pensamento, vale pela diversidade de idéias e opiniões. Tem gente que não achou Titanic tudo isso, mas ao rever domingo na Record mudou de opinião. Eu já adorei muito filme que virou uma merda lí­quida depois de revisto. E vice-versa.



Cinema é a coisa menos importante das coisas mais importantes, vamos nos divertir com isso, não ficarmos estressados. Senão não vale a pena.



Viva Schopenhauer!



-----------



Rodolfo Castrezana

Conhece o OMEdI?

--
Rodolfo Castrezana
Nerd Rabugento