Harry Potter e a Ordem da Fênix

Foto de Bennett
Forums: 

Eu tenho um relacionamento estranho com a série Harry Potter. Só li o primeiro livro, e achei bonitinho mas infantil demais (sim, fãs, eu sei que as histórias ficam mais "sombrias" e "adultas" mais para a frente). É um livro que chegou até a mim quando eu já era velho demais para apreciá-lo com real intensidade. Não tive o interesse de ler o restante dos livros (na época, acho que só o segundo já havia saído), e continuo, até hoje, sem querer ler. Mas adorei o primeiro filme, que eu achei mais bacana que o material de origem. E sempre que sai um filme novo da série eu assisto o mais rápido o possível.

Mas é uma coisa esquisita...quando os filmes estão prestes a sair, eu fico razoavelmente entusiasmado ("Oba, filme novo do Harry Potter"). Durante a projeção, lá pela metade, eu começo a ficar entediado ("Já estava na hora desse filme terminar..."), e me questionar por que eu queria tanto ver o filme. E sempre foi assim, com todos os filmes a partir do segundo (na minha opinião o pior deles, com problemas de ritmo seríssimos). Sempre saio tendo gostado do filme, mas meio surpreso comigo mesmo de ter ficado tão entusiasmado para assistir o que em essência são filmes bacanas, mas longe de serem espetaculares, e um tanto longos demais, para não prejudicar a integridade dos livros e causar a ira de fãs bastante devotados a Potter e demais alunos e professores de Hogwarts.

O quarto filme havia sido, na minha opinião, o mais divertido até agora, junto com o primeiro. Mas o quinto é, digamos assim, impecável (pelo menos para o padrão da série). É, de longe, o melhor filme da série, com a história mais bem costurada, as melhores performances, os melhores efeitos especiais (muitíssimo bem utilizados), as melhores cenas de ação, e um surpreendente avanço estético, em relação aos demais filmes da série. O filme do semi-desconhecido David Yates é o mais maduro de todos os Potters, tanto em relação à trama, quanto em relação aos elementos visuais e sonoros. É um filme extremamente bonito de se ver e ouvir, editado com precisão (não senti um minuto se arrastar), com algumas cenas espetaculares de combate mágico.

Não há ruptura entre este filme e os demais, a série continua no mesmo trilho, e não há nada radical que coloque Ordem da Fênix em contraposição aos quatro filmes passados. Mas, ao mesmo tempo, Yates e equipe fizeram um filme que é, em todos os sentidos, superior aos outros episódios de Potter, e este é um sinal de muito talento. Continua dentro dos limites impostos desde o primeiro filme, mas faz tudo tão, tão bem, e de forma tão elegante, que meio que humilha os outros filmes, por melhores que eles tenham sido. O que é interessante, uma vez que o livro em que é baseado é, até onde eu sei, considerado um dos piores da série.

Pela primeira vez desde o primeiro filme, saio do cinema sem me questionar a razão de ter ficado tão entusiasmado para entrar na sala, e já na espera dos próximos dois filmes. Se vier algum fã chato me dizer que esse filme é ruim porque mudaram X ou Y do livro, apenas posso dizer: "Meu jovem, minha jovem! [ou Tio/Tia] Não li e não ligo para o livro. Mas como filme, Ordem da Fênix é a melhor obra que a série originou até hoje".

Foto de Bennett

Talvez seja um filme que tenha um apelo maior para quem não leu os livros mesmo (o que pra mim é ótimo!). Mas a Hermione acho que continua bonitinha, e a ruiva está crescendo e ficando bem bonita (a Ginny).

Foto de Bennett

Este é um problema bem recorrente, que, acredito eu, ocorre quando duas pessoas estão editando/postando ao mesmo tempo em um tópico. Deve ser algo específico do Drupal, então não sei se há jeito de corrigir tão rapidamente, a não ser que nosso admin resolva mexer no código. Vou passar o bug para ele, aliás, já deveria ter passado nas várias vezes que isso ocorreu no passado.

Foto de Bennett

Esse quinto filme tem ZERO momentos de CGI tosco! É impressionante. Ratatouille também foi impressionante, por falar nisso, e Transformers dizem que é deslumbrante. Acho que estamos em uma época de transição para uma era pós-tosca em termos de CGI. 

Foto de quase nada

Perdi o ingresso de anteontem pra ver a cobrança de penaltis... Que bom! Pois esse ato fez com que essa desgraça de filme demorasse mais pra me atingir.

Mizukami, vou discordar de tudo o que vc disse, mas hj não, pois estou com dor de cabeça e morrendo de sono. Esse último harry potter é o mais fraco de todos, nenhum twister, apenas UMA cena de ação, produção mais pobre, NÃO TEM VASSORABOL, excesso de personagens (e olha que eu já tava preparado pra isso, afinal, é harry potter!) bem mais bobo que os outros e completamente mal feito, beirando o ogro anal.

Vou deixar pra dar a nota amanhã, mas já adianto que a nota de breguice é 7.

E falar mal e ratatuile pra depois babar o ovo desse filme só mostra que o mundo está mudando, só falta vc comprar um DS.

Sei lá, to meio nervoso, amanhã vou destilar meu veneno, vai ter briga, prepara tua varinha pois vou chegar usando um tronco! Expectum Patronco! Como diria Ataide Patrese: Simplesmente um BRUXO.

Meu DEUS, tenho que adicionar uma coisa, nunca vi tanta gente feia na minha VIDA! Tirando a hermione, esse filme é uma tortura ocular! Aqueles gemeos parecem... sei lá... boa noite.

Foto de Bennett

Hahahaha. Tou achando que o Quase Nada é fã número 1 dos livros, porque pelo que eu tenho lido nos fóruns, quem é fã dos livros não tem gostado muito do filme.

Mas eu gostei de Ratatouille.

Foto de Ray J

  Continuo afirmando que o QN devia se tornar crítico de cinema. Imagine esses textos na Set, ou pior, na Folha de São Paulo. O Oki de Souza teria um enfarto. 

Saudações
Ray Jackson

Saudações
Ray Jackson

Foto de quase nada

Pessoal, pq esse bom humor? Estamos aqui numa missão de guerra, viemos pra brigar. Nem tentem me convencer, não vou concordar com quem gostou desse filme, assim como quem gostou não vai concordar comigo, a não ser que vcs sucumbam, e é isso que eu quero. O que vcs lerão a seguir é apenas o retrato de uma pessoa chocada, completamente desnuda de qualquer pretensão difamatória, vou relatar apenas o que meu coração mandar.

Afinal de contas, o que foi aquilo?

O que eu vi ontem?

Seria um sonho?

Um pesadelo?

Será que estou envelhecendo? Sloth, será que vamos montar uma dupla sertaneja? Zé Veião e João oldboy? Eu não acreditei no que vi, e olha que eu não estava de mau humor, muito pelo contrário, eu estava alegre, feliz da vida. Os outros Harry Potter´s sempre foram de médios pra cima, mas esse me feriu. Primeiro falaram que esse era o mais "dark" da série, mas em todo filme, desde o segundo, que falam isso; nem a pau que esse é mais dark que aquele da festa de Halloween (ou aquele que matam o periquito gigante); segundo que falaram que é mais adulto... adulto? Uma orelha espiã é algo adulto pra vcs? Uma gótica virando bicho, é algo adulto?

O filme começa bem e vai assim até os primeiros 10 segundos, a partir dai tudo desanda, o começo é particularmente escroto. Aparece o Dudley, mais feio que meu pênis ensaboado, numa cena ultra ridícula, e vai assim até a cena onde o Dudley fica com os olhos tortos (depois de tomar um chupa de um Dementor) nessa cena, enquanto algumas pessoas esboçavam um leve sorriso e outras se perguntavam se era pra rir, eu percebi que estava prestes a presenciar uma desgraça de proporções uterinas.

Não sei nem por onde começar:

- As piadas foram todas sem graça, TODAS! Algumas me deixaram tonto, a pressão caiu, minha visão ficou turva.
- A cena do primeiro beijo faria o Dawson's Creek vomitar sangue, gente, se eu falar que no momento do beijo começa a descer umas florzinhas do teto, vcs acreditariam em mim?
- Os atores mirins cresceram tão feios que dão pena, os gêmeos, coitados, agridem a visão. O Último Rei da Escócia que tinha razão, gente ruiva dá nojo! O Draco só cresceu a cabeça. O Wealsey, paradoxalmente, está pegando uma feiúra digna, já aquele gordinho, que era baixinho e tosco, ta com dois metros de altura, mas continua tosco.
- A professora de Rosa foi uma das atuações mais medonhas que já vi na vida. A diretora do Carrossel (que vivia maltratando a professora Helena), na cena onde Cirilo foi expulso do colégio, ficou mais malvada.
- Tem uma garota drogada, loirinha, que é praticamente uma assombração, eu nunca bati numa mulher, mas nessa garota eu daria pelo menos um cascudo, eu só queria ficar um minuto numa sala sozinho com essa Luna.
- No clímax, vai a gang do harry potter trocar um pau com outra galera, só que na gang do harry potter tem uns caras que vc nunca viu na vida! Tem uma garota que nem deve ter diálogo no filme, se eu fosse o Harry, eu olharia pro lado e perguntaria: quem é você?
- Quem é a chata que brinca de virar bicho durante o almoço na Ordem da Fenix? Gostosinha, mas ridícula.
- O pior é que durante essa luta, me aparece a mulher do Tim Burton, do nada, depois vem um cara, depois vem outro, começa a pipocar gente, é gente mascarada, é gente sem máscara, aparece de tudo que é lado ai fudeu de vez, até a chata que vira bicho apareceu no meio.
- Não tem ação, a última luta parece chefe do Final Fantasy, não que isso seja ruim, mas a comissão de carnaval da beija flor faria melhor.
- Os efeitos... Perdão se estou sendo grotesco, mas eu prefiro beber o vômito do meu cachorro pra não ter que olhar praqueles efeitos novamente. Aquele gigante ficou ridículo... plagiarma o Mad, Deus sabe que estou sendo sincero, aquilo ficou pior que o ogro de um dos primeiros filmes (aquele da luta no banheiro).
- Esse negócio de briga com varinha, por mais que eu tente embarcar na idéia, ficou mais estranho, eu imagino vcs, pelados, na frente do espelho, segurando um lápis, bricando de bruxo, conjurando um patrono.
- O Daniel Redclif ta parecendo o Junior, camisa baby look, bracinho pra fora, carinha de paquito.
- Duas horas e setenta minutos de filme, 10 minutos de ação (meia boca ainda), 50 minutos de conspiração (das piores) e 100 minutos de RBD.

Nota: 2,41 (Perdeu a magia. Adeus Harry Potter, foi bom enquanto durou).
Breguice: 7
Chuck 1
Punhometro 1 (A hermione parece que só cresceu nas orelhas, enquanto o Recliff mostra que cresceu, ela esconde as laranjinhas. A japinha que o Harry Potter dá uns ralecful, parece que foi pintada pelo Cezzane, completamente troncha, na primeira cena, eu pensei que ela tava morphada com nariz de porco.)

Foto de Bennett

[quote=quase nada]A cena do primeiro beijo faria o Dawson's Creek vomitar sangue, gente, se eu falar que no momento do beijo começa a descer umas florzinhas do teto, vcs acreditariam em mim?[/quote]

É mistletoe, faz TODO o sentido do mundo.

[quote=quase nada]No clímax, vai a gang do harry potter trocar um pau com outra galera, só que na gang do harry potter tem uns caras que vc nunca viu na vida! Tem uma garota que nem deve ter diálogo no filme, se eu fosse o Harry, eu olharia pro lado e perguntaria: quem é você?[/quote]

Foram Harry, Hermione, Ron, Luna, Neville e Ginny. Até eu que não li os livros sei quem eram os personagens. Provavelmente você está se referindo à Ginny, que gosta do Harry Potter. Aliás, isso foi muito bem tratado no filme, com várias cenas de depressão emo por parte dela toda vez que o Harry vai atrás da chinesa.

[quote=quase nada]Os efeitos... Perdão se estou sendo grotesco, mas eu prefiro beber o vômito do meu cachorro pra não ter que olhar praqueles efeitos novamente.[/quote]

Agora você tá zoando com a minha cara...

Quase Nada, eu até entendo alguém dizer que esse filme não é o melhor da série, mas se você gostou dos outros, não vejo porque achar tão desastroso assim.

 

Foto de Castrezana

[quote=quase nada] Será que estou envelhecendo? Sloth, será que vamos montar uma dupla sertaneja? Zé Veião e João oldboy? [/quote]

QN, eu desisti de HP faz muito tempo, aquilo é INFANTILÓIDE, só isso, não acrescenta nada. Não passei nem perto do anterior, imagina desse. Nem quando passar no SBT. É um filme para deixar a inteligência em casa, e eu cansei desse tipo de filme.

Quanto à dupla sertaneja, só se o nome for Ponto-Morto e Marcha-Ré. Vc é o Marcha-Ré.

 --
Rodolfo Castrezana

Já visitou o OMEdI hoje?

--
Rodolfo Castrezana
Nerd Rabugento

Foto de quase nada

Tinham que chamar o Chris Columbus outra vez, eu quero voltar a me apaixonar pelas aventuras do bruxinho mais amado do mundo, mas assim ta foda. 

Sobre a cena do beijo, o mundo não é mais assim, vc vai nos bailinhos e tem garota de 12 anos lambendo o olho no namorado. Florzinha descendo do teto?

A meu, para.

A história é ruim pra dedeu, ou melhor, que história? O filme é um episódio intermediário, OK, sabemos disso, mas não precisa apelar. 

Sério, achei o pior de todos. Nem quadribol teve... logo uma das coisas que eu mais gosto.

Se é pra falar alguma coisa boa, a Hermione não chora.

Foto de quase nada

Senta que lá vem o mestre.  

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Rubens Ewald Filho

Tem uma coisa que eu não entendo. Quando você vê uma serie de teve, ou uma minissérie, a primeira coisa com que eles começam é um resumo do que sucedeu no episódios anterior, para refrescar a memória. E em geral se passou apenas uma semana ou mesmo dias. No entanto, quando se faz um filme como este, a quinta aventura da série (e lançada quase dois anos depois da anterior) esperam que a gente se lembre de tudo, reconheça situações e personagens. Assim na boa. E se dão ao luxo já de começar em plena ação. Sem explicar muito. Resultado: eu fiquei meio perdido nos primeiros minutos do filme tentando relembrar exatamente porque estão tratando o herói tão mal, inclusive expulsando-o da escola, quando até onde lembrava ele tinha vencido um primeiro duelo com Lord Voldemort .

Esse é o problema deste novo filme, é meio de série, começa abruptamente e termina deixando todas as situações ainda para serem resolvidas nos dois filmes posteriores. Por outro lado parece que é o mais curto (138 minutos com letreiros) e o primeiro dirigido por um quase desconhecido vindo de telefilmes David Yates (que parece que faz também a próxima aventura, que seria o Enigma do Príncipe). Esse Yates ganhou prêmios por filmes como Sex Traffic , State of Play, e o único que vi The Girl in the Caffe , da HBO, 2005). Há duas boas razões para chamarem ele: 1) deve ser mais barato dos que outros mais famosos e o orçamento deve estar muito alto com tantos atores ingleses famosos fazendo papéis pequenos. 2) eles já sabem que não podem fazer absolutamente nada contra a vontade da autora J. K. Rowling que tem controle absoluto do resultado (Esse fato não tão espantoso assim é constatado pelo uso de fatos que proíbe a imprensa de usar o material do filme 60 dias depois de sua estréia! Será que ela já ouvir falar em pirataria?). De qualquer forma, o filme tem uma mensagem positiva: como diz o herói para o Voldermort , “você é mau porque não tem com quem contar. Eu não, eu tenho os meus amigos e por isso que eu busco o bem! ”

Ou seja, a série Potter nunca vai ser uma grande obra cinematográfica mas uma síntese tipo Seleções do Reader´s Digest , do que a autora escreveu no livro, quase como um longo comercial para ler o livro (onde obviamente tudo é mais expandido e explicado numa grande quantidade de paginas). Muito se falou do fato que o menino que faz Harry , Daniel Radcliffe apareceu pelado na montagem inglesa de Equus enquanto aqui se promove o primeiro beijo do personagem. Mas o fato é que ele não é nenhum Apolo e tudo parece jogada para esconder o fato de que todo o trio central cresceu de maneira desajeitada (e os amigos tem cada vez menos a fazer nos filmes). A garota Emma tem uma testa desproporcional e passa o filme todo com cara de contrariada. O ruivo Rupert literalmente virou figurante e também esta constrangido . Daniel tem mais cenas de emoção e medo (mas seu personagem é ingrato porque é fraco e indeciso, sempre na duvida e nem é capaz de ajudar a chinesinha que beijou, sabendo obviamente que ela foi manipulada). Já o ator, é muito baixinho, com ombros caídos e não tem maiores fôlegos a não ser um novo Mickey Rooney .

A melhor coisa deste novo Harry Potter é certamente o seu esplendido elenco formado pelo que há de melhor no teatro inglês, todos os coadjuvantes (e alguns astros) as vezes aparecendo muito pouco (como a recém chegada Helena Bonham - Carter que exagera um pouco na sua bruxa). Quem dá realmente um show e merecia uma indicação ao Oscar é Imelda Staunton (Vera Drake ) que faz a vilã melda Staunton (Vera Drake) que faz a vilecem amente que ela foi manipuladca)ido res ingleses famosos fazendo pap que controla a escola e usa sempre cor de rosa. Com um eterno sorriso nos lábios, com a certeza absoluta de que faz a coisa certa, ela criou com Dolores Umbridge, a mais memorável vilã de toda a série.

Com esse elenco, é fácil perdoar as irrelevâncias deste novo filme, que vai preparando o caminho para o inevitável desenlace (e criando um falso suspense dando dicas de que Harry Potter poderá morrer ao final!). Ou seja, antes de ver este é melhor dar uma olhada ou revisitada no anterior em DVD. Vai tornar a experiência mais fácil.

REF

Foto de Bennett

[quote=REF]Muito se falou do fato que o menino que faz Harry , Daniel Radcliffe apareceu pelado na montagem inglesa de Equus enquanto aqui se promove o primeiro beijo do personagem. Mas o fato é que ele não é nenhum Apolo e tudo parece jogada para esconder o fato de que todo o trio central cresceu de maneira desajeitada (e os amigos tem cada vez menos a fazer nos filmes). A garota Emma tem uma testa desproporcional e passa o filme todo com cara de contrariada. O ruivo Rupert literalmente virou figurante e também esta constrangido . Daniel tem mais cenas de emoção e medo (mas seu personagem é ingrato porque é fraco e indeciso, sempre na duvida e nem é capaz de ajudar a chinesinha que beijou, sabendo obviamente que ela foi manipulada). Já o ator, é muito baixinho, com ombros caídos e não tem maiores fôlegos a não ser um novo Mickey Rooney.[/quote]

HAHAHAHAHAHA! Demorou para ele começar a reclamar dos atributos físicos dos atores, mas quando ele começou, soltou a língua.

MELHOR crítico de cinema do Brasil. Disparado.

Foto de Terenzi

Bom, eu fui assistir ontem.
Minha expectativa tinha subido um pouco pelo comentário do Bennett.  (As vezes eu esqueço que o Bennett adorou Hulk) Não achei o filme tão melhor que os outros, na verdade tenho dúvidas até se ele é alguma coisa melhor que os outros. Mas como não lembro muito bem dos outros vou considerar como se fosse. O problema é que continua sendo Harry Potter e apesar da história ficar um pouquinho menos boba quando comparada com o filme 1, o resultado fica meio ridículo pela insistência em manter as mesmas idades do livro. Convenhamos, Harry Potter não parece ter 14 anos no filme nem fudendo. O resultado é o mesmo efeito Escolinha do Professor Raimundo percebido em Homem Aranha.

Não achei os efeitos tão bons assim também.  Os efeitos mais pesados são todos passados no escuro. Eu tenho uma certa aflição disso. É muito fácil fazer uma animação parecer real com 20% de visibilidade. O Gigante é tosco D++++. Parece filme de sessão da Tarde. Ajudou a prejudicar a experiência o fato de que a projeção da tela tava um pouco fora de foco no quadrante superior. Lamentável.  É o terceiro filme com erros de projeção que vejo no Cinemark.

No final das contas eu até gostei do filme mas é um filme bem bobinho. Devia ter ido asssistir a animação do rato.

Foto de Fabio Negro

A série Harry Potter foi a úncia, a ÚNICA que me fez dormir no cinema.

Filme inglês é filme inglês, não interessa quem esteja por trás.

Foto de Guybrush Threepwood

Gostei do filme, mas ainda acho o terceiro o melhor da série.

Foto de João Lucas

Esse foi o segundo filme mais blé de todos. Fica atrás de algum outro que não lembro o nome. Aliás, não consigo notar muita diferença entre eles.

Eu tenho vontade de ler os livros só para verificar se o personagem Harry Potter é tão insosso quanto o dos filmes

Foto de Bennett

Pô, acho que só eu que gostei pacas deste filme.

Foto de quase nada

Esse gato ai é da sonserina.