Second Life

Foto de Castrezana
Forums: 

Acabei de entrar naquele negócio, mas parece que já está todo mundo saindo.

Tem alguém daqui que pode me dar boas dicas sobre?

Foto de Bennett

Eu entrei uma vez e saí 10 minutos depois, para nunca mais voltar.

Foto de Fabio Negro

23/06/2007 - 14h26
"Second Life" está morrendo, diz Forbes

da Redação  

Segundo uma reportagem publicada pela Forbes Magazine, "Second Life" mostra sinais de que está sofrendo uma "morte lenta", embora não falte barulho da mídia em volta do metaverso desde o seu lançamento, em 2003. Empresas como Coca-Cola, IBM e Toyota, todas presentes na sociedade virtual, estariam começando a avaliar se pagar uma mensalidade de US$ 295 para ocupar uma ilha realmente vale a pena.

Durante um recente período de sete dias, apenas 360 mil usuários se "logaram" em "Second Life", mas mesmo assim a Linden Lab vai, satisfeita, contar ao público que o metaverso atingiu a marca de 7 milhões de "residentes" (termo utilizado para designar os usuários). Em média, o número de pessoas conectadas simultaneamente em "Second Life" não passa de 30 mil.

No ano passado, quando a loja American Apparel abriu uma loja na sociedade virtual, a mídia divulgou amplamente a iniciativa. Agora, a companhia diz que vai desativar o espaço devido às vendas insignificantes, conforme apurou a reportagem da Forbes. Um diretor de uma agência de marketing entrevistado pela publicação disse que investir em "Second Life" agora é equivalente a lançar uma campanha de marketing no Iraque - o mesmo valeria para aqueles que sonham deixar o trabalho para se arriscar a viver de criar conteúdo para o metaverso.

Mesmo assim, ainda há quem aposte na sociedade virtual, como a Comcast, que acaba de abrir um parque por lá.

Foto de Fabio Negro

O Zip.Net apareeu com uma tecnologia assim, bem no começo da onda interneteira nacional.

As pessoas mal ficaram sabendo, porquê essas revistas de gravata não fizeram o devido hype.

Foto de Bennett

Eu me lembro do The Palace. Também me lembro do VRML.

EDIT.: Mas parece que o Palace não mó-rreu...bem, tem louco para tudo. 

Foto de Guybrush Threepwood

Vocês aguentaram ainda muito tempo, eu quando instalei o Second Life aqui, depois de três minutos usando entrei em desespero e removi permanentemente todos os vestígios dele do meu micro.

Foto de Fabio Negro

Depois de quatro meses, Google fecha concorrente do Second Life

O Google anunciou nesta quarta-feira (19) que vai fechar o aplicativo de realidade virtual Lively, quatro meses após o lançamento do projeto. O sistema vai funcionar apenas até o fim do ano. Segundo a empresa, o objetivo é "priorizar as pesquisas e se focar em seus serviços-chave de buscas, publicidade e aplicativos".

No programa on-line, os usuários podem interagir em ambientes e com outros objetos que imitam a vida real. O serviço foi lançado cinco anos depois do Second Life, numa época em que o programa de realidade virtual já não tinha o mesmo vigor.

O crescimento do mundo virtual da Linden Lab perdeu impulso após o período de rápida expansão.

Especialistas apontam que o caráter sexual de grande parte do conteúdo e o controle frágil de propriedade intelectual dentro do SL esvaziaram o produto. Empresas que investiram na brincadeira começaram a sair da empreitada de fininho.

No lançamento, o Google afirmou que o Lively iria atrair mais interesse por não estar "preso" a apenas um sistema, como o Second Life, e não cobrar nada dos usuários. Depois de instalar o aplicativo, é possível usar o Lively por meio de outros portais, como redes sociais e blogs.

Aposta errada

Em comunicado oficial, o Google trata o Lively como "experimentação", mas admite que "nem todas as apostas são bem-sucedidas quando se assume esse tipo de risco". A empresa afirma que foi uma "difícil decisão" fechar o sistema e que "todo mundo que trabalhou nesse projeto será transferido para outras equipes".

No Lively, é possível criar espaços virtuais em sites, personalizar avatares e decorar o "mundo on-line" com fotos e vídeos em streaming do YouTube, do Picasa e outras fontes. Também se pode construir ambientes como apartamentos, ranchos e terraços com cenários de cidades ao fundo.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u469705.shtml

Foto de Bennett

Eu estou fora do beta e não posso dar minha opinião sobre a Home. Mas se depender da qualdiade de serviço da PSN (lento, congestionado), não me animo muito. Tudo realmente vai depender de como os jogos se integrarem na Home, porque a Home sozinha não me interessa muito.

Foto de Guybrush Threepwood

Eu não tenho o mínimo interesse na Home. Se for instalação obrigatória, eu paro de acessar a PSN e deixo meu PS3 só pra single player.