O Grande Tópico de Recomendações Musicais

Foto de Bennett
Forums: 

Estou abrindo um tópico fixo para recomendações musicais ao longo do ano. Às vezes eu sinto vontade de dizer que achei um ou outro disco legal, mas não tenho ânimo de ficar abrindo um tópico para cada um. Assim fica mais fácil da gente concentrar as recomendações...toda vez que a gente tiver algo para recomendar e não quiser fazer um post dedicado, pode postar aqui mesmo. E toda vez que quiser baixar alguma coisa mas não souber o que exatamente, pode conferir este tópico.

Para inaugurar:

Absentee - Schmotime
Bandinha bem pop, alegre e feliz, com um vocalista que lembra um pouco o do Right Said Fred, no timbre de voz. Bem legal, do começo ao fim.

The Lovely Feathers - Hind Hind Legs
Parece uma mistura de Pavement com trocentas outras bandas indies genéricas, mas é muito bom. Uma faixa em particular, Mildly Decorated, é ótima, mas o disco inteiro é bacana.

Jane Weaver - Seven Day Smile
A banda de apoio dela é o Doves, o que já é motivo suficiente para baixar. Fora isso, esse disco tem três faixas excelentes, e outras bem legaizinhas.

Brief Candles - They Live We Sleep
Mais uma banda cover do My Bloody Valentine (esse ano já tivemos o The Voices). Disco bacana.

Ladyfuzz - Kerfuffle
Um disco que poderia ter sido melhor, a julgar pelas músicas que se sobressaem das demais: Bouncy Ball, Immer Diese Liebe, Something about a Dog e Hold Up. Talvez um EP tivesse sido uma estratégia melhor, mas as faixas mencionadas mais do que fazem valer o download.

Kemopetrol - Teleport
Banda finlandesa de synthpop. Mais anos 80 para a galera. Já é o quarto disco deles, parece que fazem sucesso na Finlândia.

Cities - Cities
Uma mistura de Interpol com Cooper Temple Clause, mas a banda é americana. Belo disco.

Carina Round - Slow Motion Addict
Me parece o melhor disco de vocalista feminina que eu ouvi esse ano até agora, dando um pau no disco da Cat Power e da já mencionada Jane Weaver. É rock na linha PJ Harvey, e não folk melancólico. Já tinha ouvido um disco da Carina Round antes, mas não tinha registrado. Esse aqui é diferente.

Foto de Bennett

Final Fantasy - He Poos Clouds

Tí­tulo medonho para um excelente disco.

Foto de Bennett

Birdmonster - No Midnight

The Voom Blooms - Politics and Cigarettes

Foto de Bennett

[b]DeVotchKa - Curse Your Little Heart[/b]

EP de covers bem legal do DeVotchKa, incluindo Last Beat of My Heart do Siouxsie and the Banshees e Venus in Furs do Velvet Underground.

Foto de Bennett

[b]West End Girls - Goes petshopping[/b]

Duas meninas suecas (?) fazem covers do Pet Shop Boys. Bem divertido.



[b]El Perro del Mar - El Perro del Mar[/b]

Menina sueca (?) radicada na Espanha faz um som meio deprê. Bem divertido.

Foto de João Lucas

Lily Allen

Ainda não saiu o disco, algumas músicas estão disponí­veis no Oink. Cantora Pop na linha Rachel Stevens e outras que estouraram recentemente, só que menos e pior produzida. As letras são bobinhas porém divertidas. Eu só sei que estou escutando direto e gostando muito.

 EDIT: Quero reafirmar as indicações Birdmonsters e Carina Round do Bennett. Dois discaços. Baixem logo! 

 

Foto de Bennett

  • Cold War Kids -  Up in Rags/With Our Wallets Full - Banda que está começando agora, e lançou estes dois belos EPs que poderiam muito bem ter sido fundidos no álbum de estréia. Eles estão fazendo turnê com o Tapes 'n' Tapes, uma banda cujo sucesso eu não consigo entender muito bem. Indie de qualidade, com todos os clichês possí­veis, mas um prazer de se ouvir. Uma banda que possivelmente vai estourar;
  • Howling Bells - Howling Bells - Esse é pra quem gostou do disco do Duke Spirit. É um Duke Spirit com menos distorção nas guitarras;
  • Infadels - We Are Not the Infadels - É Infadels mesmo, escrito errado. Banda de dance punk muito bacana dessa nova safra de 2080;
  • Front Line Assembly - Artificial Soldier - Conheço pouca coisa do FLA, então não sei situar esse álbum na discografia deles. Mas que é o melhor disco eletrônico que eu ouvi esse ano, é. Sem a menor dúvida. Só a primeira faixa eu ouvi no repeat umas 4 vezes antes de partir para o resto do disco, que é excelente.
Foto de Bennett

Duels - The Bright Lights and What I Should Have Learned - Ouçam!

Foto de gypsycab

The Snow Patrol - Eyes Open: Um Coldplay melhorado. bem melhorado na minha opinião, esse album acho que é o mais coeso dos caras

Drive by the Truckers - A Blessing and a Course: Neil Young até a alma, pra quem gosta de alt. country é uma ótima pedida

The Walkmen - A Hundred Miles of: Já é a segunda banda que me surpreende com um tipo de som novo em relação aos trabalhos anteriores (a primeira foi o BRMC com o fantastico Howl) o vocalista parece que está com o Bob Dylan encarnado pelo menos no jeito de cantar.

Bruce Springsteeen - We Shall Overcome the Seeger Sessions: Muita gente torce o nariz pro cara e tem um certo preconceito com o estilão populista dele, mas quando o cara toma de inspiração as maselas do povo americano pode saber que vem coisa boa, não é o caso desse album que é um amontoado de versões pra clássicos da música de raí­z dos eua, eu como gosto muito desse tipo de música adorei o disco.

Foto de Charllie

Espers - II



Banda folk da Philadelphia, nunca tinha ouvido e estou curtindo muito. Lembra um pouco Dead Can Dance. Peguei este disco depois de ler um review deste disco no pitchforkmedia

Foto de João Lucas

Cars Can Be Blue - All the Stuff We Do

Pop dos mais impoliticamente incorreto que eu já escutei e dos mais divertidos, o que confesso que até me deixou constrangido por ter gostado. : ) Por exemplo, a música que mais estou escutando atualmente se chama "My Favorite Retard", e por aí­ vai, alguns trechos das músicas:

"You can sodomize me, stuff your cock inside me, proceed to fuck me blindly, eat me out with that dirty mouth, choke me with your cock, blow it on my face, your cock I want to taste. Been six weeks since I've bled from my hole, I think maybe we should kill that baby before it's a crime. She's so retarded the other retards call her retarded retard."

!!! 

 

 

Foto de Bennett

Sem muitos comentários, que eu estou com preguiça. Nenhum disco é particularmente inspirado, mas são todos bem legais de se ouvir:

  • Clinic - Visitations - Mais do mesmo, mas é legal;
  • Emily Haines and The Soft Skeleton - Knives Don't Get Your Back - Tão bom quanto um disco do Metric, mas mais calminho;
  • Squarepusher - Hello Everything - O mesmo comentário do disco do Clinic vale para este;
  • Scissors for Lefty - Underhanded Romance - Dance punk/indie genérico, mas vale a pena, principalmente pela faixa Ghetto Ways;
  • The Dudes - Brain Heart Guitar - Indie genérico, mas muitíssimo bem feito e escutável.
Foto de João Lucas

  • Klee - Honeysuckle - A vocalista tem a voz parecida com a da Emily Haines (Metric) só que cantando em alemão. Excelente esse disco.

 

Edit: Não lembro se foi o Bennett que indicou em alguma das mensagens perdidas na pane que aconteceu no Joio.

Foto de Bennett

Não indiquei não, até porque eu baixei e não ouvi esse disco até hoje!

Foto de Bennett

The Boyfriends - The Boyfriends - Não me impressionou da primeira vez que eu ouvi, mas tenho voltado a este disco repetidas vezes. Uma das melhores coisas a sair da Inglaterra este ano é essa bandinha que chupinhou os Smiths na cara dura (às vezes misturando um pouco de Talking Heads no meio), mas fez um disco que se pode ouvir do começo ao fim sem que se pule sequer uma faixa. Fica melhor a cada nova audição.

Foto de Bennett

Simple Kid - Simple Kid 2 - Ótimo segundo disco do Simple Kid, tão bom e pegajoso quanto o primeiro. Recomendo particularmente Serotonin e Love's an Enigma pt 2. Houve uma controvérsia no Oink quanto ao upload ser um transcode, mas não é.

Foto de Bennett

Algumas rápidas, sem explicação:

  • Ten Kens - Ten Kens
  • Ass - Ass
  • Rock Plaza Central - Are We Not Horses?
Foto de Bennett

  • Dark Meat - Universal Indians;
  • The Automatic - Not Accepted Anywhere.
Foto de Bennett

  • Midlake - The Trials of Van Occupanther - Muito bom! Tinha baixado faz um tempo e só parei para ouvir com atenção hoje. Acabei ouvindo do começo ao fim 3 vezes, e uma faixa em particular, In This Camp, algumas mais.
Foto de Bennett

  • Siouxsie and the Banshees - Voices on the Air (the Peel Sessions) - Para quem conhece e gosta da banda, OBRIGATÓRIO. Para quem não conhece, ou não conhece muito, é melhor que qualquer das compilações disponíveis. Parte das Peel Sessions já havia sido lançada, mas esse CD traz todo o material (há outras sessões para a BBC, mas não para o programa do John Peel). Tem bastante coisa, e olha, é um disco FEROZ, simplesmente espetacular, com algumas versões alternativas até melhores que as originais. Um dos melhores lançamentos do ano.

Foto de Marcus

Eu vi esse lançamento, mas não dei muita bola na ocasião. Valeu pela recomendação, vou baixar.

Meu blog

Foto de Bennett

  • Gomm - 4 - Ótima banda francesa;
  • LCD Soundsystem - Sound of Silver - Melhor que o primeiro disco;
  • Jeans Team - Kopf Auf - Diferente do disco anterior, bem menos eletrônico, mas mais ou menos no mesmo nível.
Foto de Bennett

  • Eluvium - Copia;
  • Anthony Rother - Super Space Model;
  • Johnny and the Moon - Johnny and the Moon.
Foto de Guybrush Threepwood

Qual tipo de industral exatamente é esse Collide? Parece com qual banda?

Foto de Guybrush Threepwood

Então é um industrial mais linha electropop do que um industrial pesado estilo Nine Inch Nails/Ministry.

Mas eu gosto muito de My Bloody Valentine, e fiquei curioso. Vou tentar encontrar pra baixar.

 

Foto de Bennett

  • Cicada - Cicada - Banda inglesa, que faz um pop eletrônico muito bom. Não consigo parar de escutar You Got Me Feeling, mas o disco inteiro é legal. Myspace.
  • Camille - Le Fil - Álbum conceitual, do ano retrasado, dessa cantora francesa (que é uma das cantoras do Nouvelle Vague). Nunca tinha ouvido ela fora do Nouvelle Vague, e gostei. O disco inteiro é conduzido por um fio de som que une música a música. Podia ser bem chato, mas não é.
Foto de Bennett

  • Windmill - Puddle City Racing Lights - Boa surpresa. Provavelmente vai estourar. Para quem gosta de Magic Numbers, Flaming Lips, Mercury Rev, Polyphonic Spree e Danielson;
  • Keren Ann - Keren Ann - O disco só sai em abril, creio, mas já vazou. Está um pouco mais pop do que os anteriores, no bom sentido. Eu preferiria que ela só cantasse em francês, mas tá valendo.
Foto de Bennett

  • Shining - Grindstone - É um disco que merecia um tópico separado, mas eu estou com preguiça. É um dos melhores discos que eu ouvi este ano até agora, apesar de ser irregular. O Shining é um grupo norueguês que mistura jazz e metal, mas você não precisa gostar de um gênero ou outro para apreciar o trabalho deles. Esse disco novo é melhor do que o anterior (que tinha a estupenda Goretex Weather Report e praticamente nada mais), menos fragmentado, mais grandioso e épico. As três primeiras faixas são sensacionais. Na página oficial dá para ouvir um pouco do disco anterior.
Foto de Bennett

  • Andrew Bird - Armchair Apocrypha - Preparem-se, vai estar em todas as listas de melhores no final do ano. Discaço do Andrew Bird, que consegue ser melhor que o anterior;
  • Grinderman - Grinderman - Banda-piada do Nick Cave. Não gostei muito na primeira vez que ouvi, mas ele vai ficando melhor conforme se acostuma com o som. Diferentíssimo das coisas que ele gravou com o Birthday Party e os Bad Seeds.
Foto de Bennett

  • The Field - From Here We Go to Sublime - Eletrônico, excelente;
  • Santa Maria - Santa Maria - Disco solo da vocalista do Concretes (que aparentemente se murió). É esquecível, porém bonitinho.
Foto de Bennett

  • Apartment - The Dreamer Evasive - Banda inglesa que no começo parece uma banda inglesa padrão, mas o disco é bem acima da média. Eles já estão circulando faz algum tempo, mas acho que esse é o primeiro LP.
Foto de Bennett

  • Feist - The Reminder - Ótimo novo disco da Feist, mais ou menos no mesmo nível do anterior. Adoro a voz dela;
  • Valérie Leulliot - Caldeira - Primeiro projeto solo da vocalista de uma banda que eu nunca ouvi, Autour de Lucie. Para quem gosta de vocal feminino baixo, rouco e sensual (é meio difícil não gostar).
Foto de Bennett

  • Maxïmo Park - Our Earthly Pleasures - Então...acho que preciso ouvir mais vezes, mas a impressão que tive é a de que é pior do que o primeiro disco. Mas é um disco bacana, com algumas faixas que se destacam bastante das demais (Our Velocity, A Fortnight's Time e Parisian Skies);
  • Polysics - Karate House - Polysics é bom mesmo quando é ruim, mas esse disco é bom, e mais consistente do que o anterior. Quem gosta da banda vai amar, quem não gosta não precisa se preocupar. Clipes dos três primeiros singles: Electric Surfin' Go Go, Catch on Everywhere e You You You.
Foto de Bennett

  • Minipop - A New Hope - Gratíssima surpresa (nunca tinha ouvido falar). O nome descreve exatamente o som da dupla...é um mini pop mesmo, bem light, despretensioso e agradável.
Foto de Bennett

  • The Snake, the Cross, the Crown - Cotton Teeth - Excelente. É como se o Thom Yorke resolvesse montar uma banda de alt-country.
Foto de Bennett

  • Elk City - New Believers - Para quem curte Heartless Bastards ou The Kills, mas quer algo mais tenro e terno. O cara que é dono do selo que vai lançar o disco até postou no OiNK encorajando o pessoal a baixar!
Foto de João Lucas

  • Bat For Lashes - Fur and Gold - Disco que não consigo parar de escutar. A vocalista lembra a Bjork, algumas músicas são quase cópias outras diferem e vão além da suposta inspiração da banda. Pérolas como Prescilla, Horse and I e What's a Girl To Do se destacam nesse disco coeso e belíssimo.
  • A Sunny Day In Glasgow - Scribble Comic Journal - Um dos melhores do ano. Som experimental, um vocal aqui e ali, muito barulho e músicas que vão em um crescendo, ou seja, do jeito que eu gosto.
  • Mother Mother - Touch Up - Este talvez não agrade muita gente mas eu gostei bastante do tom cartunesco (? ) do disco, é divertido, ponto pra ele.
  • Sarah Nixey - Sing, Memory - Pop com mulher no vocal. Nada de novo a não ser algumas excelentes canções como Hotel Room, daí a indicação. Mas têm que escutar inteiro para peneirar.
  • Cloud Cult - The Meaning of 8 - Está no meu top 5, seria primeiro se fosse mais coeso. 
Foto de Bennett

Faz tempo que eu não posto aqui. Vamos lá:

  • The National - Boxer - Cheguei meio atrasado a este ótimo disco, e só depois fui me tocar que já tinha ouvido o disco anterior da banda, Alligator, que simplesmente não registrou comigo (não lembro de quase nada). Esse novo é muito bom, pena que deixa a bola cair no meio...as primeiras músicas são de longe as mais fortes, e o álbum atinge o ápice com a terceira faixa, Brainy, uma das músicas mais bacanas do ano. Ótima pedida para quem curte Interpol (nem vou falar Joy Division). Dá para ouvir o disco inteiro no MySpace;
  • Art Brut - It's a Bit Complicated - Meio decepcionante o disco novo do Art Brut, mas tá valendo. Pior do que o primeiro, mas dá para pescar algumas ótimas musicas no meio (Nag Nag Nag Nag, People in Love, Post Soothing Out e Blame it on the Trains). As letras continuam excelentes, mas falta um pouco do ânimo do primeiro disco. Tudo bem, eles compensam ao vivo (show mais alegre, jovial e simpático que eu vi na vida);
  • Polytechnic - Down Till Dawn - Bandinha inglesa que parece uma versão britpop dos Strokes. Descartável (nada que alguém vá lembrar daqui a dois meses), mas é um disco bastante divertido e agradável, que dá para ouvir do começo ao fim sem pular faixas.

Ah, e eu ainda não me enjoei do disco novo do Manic Street Preachers. Pra falar a verdade, é o que eu tenho mais ouvido ultimamente. The Second Great Depression é uma séria candidata a faixa do ano.

Foto de Bennett

Alguns:

  • Yeah Yeah Yeahs - Isis EP - Surpreendentemente bom. É aquela coisa de sempre, mas esse EP é bem melhor que o álbum anterior;
  • Three Inches of Blood - Fire Up the Blades - Até agora eu não sei se a banda é séria, ou se é uma grande piada. Acho que é piada, mas às vezes tenho a impressão de que há um pouco de seriedade no meio (a própria banda nega que é de brincadeira, mas é claro que isso pode fazer parte da piada...eles até já abriram shows para o Darkness). Já é o terceiro disco deles, e basicamente é uma banda de heavy metal totalmente exagerada nos clichês, com dois vocalistas. Um canta com vocais guturais, e outro em um falsetto HILÁRIO. As letras seguem a linha "RPG de fantasia medieval", com músicas sobre os reis elfos da floresta, espadas demoníacas, os dentes da hidra e por assim vai. Recomendadíssimo. A música de abertura, Night Marauders, é sensacional...quando o cara grita em falsetto que os "saqueadores da noite" estão "perambulando com queimaduras de radiação" é difícil conter as risadas. "Night maraudeeeeeeers!";
  • Liars - Liars - Primeiro disco da banda que eu consigo ouvir até o final. Parece que o objetivo agora é fazer um som mais pop, acessível e menos absurdamente chato. Eu gostei.
Foto de Bennett

É um Massacration com BOAS músicas.

Foto de Bennett

  • Dragonette - Galore - Melhor disco pop do ano até o momento, ainda que não seja exatamente a coisa mais consistente do universo. Algumas faixas, entretanto, são tão bacanas que acabam compensando a irregularidade do álbum. Myspace e vídeos de I Get Around e Take It Like a Man. A banda abusa um pouco do estilo libertinagem-fake, e tenta ser mais "cool" e "sexy" do que é, mas diverte bastante;
  • Gogol Bordello - Super Taranta! - Mais do mesmo, mas como o mesmo do Gogol Bordello me é bem-vindo, tá valendo;
  • Dogs - Tall Stories from Under the Table - Segundo disco do Dogs, banda que eu acho subestimada (é bem melhor que o Arctic Monkeys, por exemplo). Tall Stories é, sendo sincero, igualzinho ao primeiro disco, Turn against this Land, e as músicas meio que se misturam e parecem umas com as outras. Mas pelo menos não é chato, o que já é dizer bastante.
Foto de Bennett

  • Garbage - Absolute Garbage - Tudo bem, é uma coletânea. Mas só estou postando para comentar como as músicas do primeiro e segundo discos (do primeiro, especialmente), envelheceram bem. Surpreendentemente bem, eu diria. O primeiro disco tem 12 anos de idade já, e as músicas continuam muito bacanas. Não hesitaria em colocá-lo dentre os melhores da década de 90.
Foto de Marcus

Puxa, vou atrás desses b-sides. Gosto muito dos dois primeiros discos da banda.

Meu blog

Foto de Bennett

Tem um remix de Number One Crush no Absolute Garbage. Não no disco bônus, mas no próprio disco principal mesmo.

Foto de João Lucas

Late Night Alumni - Empty Streets - Mulher no vocal, linda por sinal, bem gostoso de se escutar.

Edit: Esse tópico está ficando grande demais, não? Meio chato para navegar. Quem sabe uma parte 2?  

 

Foto de Bennett

Pode abrir a parte 2!

Foto de Charllie

Poderia se dividir a cada semestre, tipo: 2007.1 e 2007.2

Foto de Bennett

Pode ser, é uma boa idéia. O primeiro que quiser recomendar alguma coisa abre o tópico.