Zodíaco

Foto de quase nada
Forums: 

Eu não levava muita fé, a história é old e nem um pouco emocionante, o Zodíaco faz parte da mitologia do serial killer, já foi mencionado e inspirou vários filmes. A gente sabe como acaba, e quem não sabe, termina falando que sabe pra dar uma de bonito.

Se o diretor não fosse bom, eu teria dormido, mas o nível da coisa é tão boa que uma periguete perguntou se era "filme de época", até o logo da Warner é antigo. Mesmo tendo um estilo Hermes e Renato, Mestre David Fincher utiliza algumas firulas visuais muito boas, como a da construção de um prédio pra mostrar a passagem do tempo, tudo em cg.

Esse Zodíaco é, até agora, minha maior aposta pro oscar, se não concorrer será por culpa do Brokeback, com aquela cara dele, até o Jim Carrey tava melhor no Número 23.

Nota 7,94
Bregometro: 3 (tem um detetive estúpido que usa gravata borboleta e fica pedindo biscoito)
Chucometro: 1 (papo em cima de papo)
Punhometro: 1 (Tem a Chloe Sevigny, mas num papel sério, 100% vestida. Sei que ultimamente tenho sido grosseiro com as mulheres. Mas é verdade, a Clhoe é uma sa-fa-da, aquilo toma uns 30 tapas na bunda e pede mais, toma uma dentada na teta e geeeeeeme, posa nua até se não pedirem, garanto que o cara que tentar dar-lhe uma "pegada mais forte" termina saindo ferido, pois ela tem cara de quem senta sem perdão, senta e rebola, pois não basta sentar, tem que movimentar. Mas eu gosto dela e aprovo essa postura. O problema é que ela ta passando da idade... o prazo de validade ta acabando... mulher é igual a Jesus cristo, passou dos 33, tchau pra voces. A chloe é tão safada que deve ter alguma doença venérea, e mesmo assim valeria a pena "conhecê-la melhor", ela tem o rosto mais fofucho de Hollywood [depois da Jessica Alba], ela é meio sonolenta, meio trsitinha, parece que tomou dramin com álcool. Eu pegaria sífilis dela numa boa [e depois ia na casa de vcs pra beber água com minha boca feridenta])

Foto de quase nada

Opa, Mestre Rubens detestou.

http://www.cinemacomrubens.com.br/ref.aspx?nc=home 

01/06/2007

Zodíaco

Rubens Ewald Filho

É inacreditável o prestigio do diretor David Fincher , que foi mestre do cinema publicitário, acertou com Seven e mas depois escorregou com The Game (Vidas em Jogo), criou polemica com O Clube da Luta e ficou num meio termo com O Quarto do Pânico. Tem fama de chato , criador de caso e exigente. Nada, porém que justifique porque a Warner topou gastar 90 milhões de dólares num projeto que parecia furado desde o começo. Começando pela exigência da longa-metragem (158 minutos) o que não tem sentido porque se trata de uma historia real que não tem conclusão. Seria a historia do primeiro serial killer das historia, mas que nunca foi apanhado. O filme chega a esboçar uma tentativa de dizer que um dos suspeitos teria sido o criminoso (mas uma prova de DNA o desmente o que tira a credibilidade da Tese). Pior que isso, existe em DVD, um outro filme com o mesmo nome, que aborda o mesmo assunto de forma mais direta e simples. Ou seja, não era preciso gastar tanto tempo e dinheiro para contar uma historia velha e aborrecida. O livro não-ficção que saiu agora é até melhor (mesmo porque dá para se seguir com mais facilidade).

Grande parte da critica foi gentil com Fincher , sabe-se lá porque . E este teve ate uma segunda chance no Festival de Cannes (o filme não ganhou nada, embora já não fosse inédito e tivesse fracassado nos EUA). Mas não gostei muito do filme, até porque ele não cumpre o que promete: criar suspense e tensão a cada momento. Mas como não tem fim ou conclusão, tudo resulta em vão. Acompanhamos então os protagonistas todos eles pouco interessantes. Tem um cartunista que se mete na historia ( Jake ) e mais tarde irá insistir na caçada, o jornalista cínico e alcoólatra ( Downey Jr , novamente amaneirado e canastrão) e vários policiais abnegados que sacrificam sua vida numa perseguição sem frutos, as vezes estragando a vida deles. O filme é uma sucessão aborrecida de crimes sem solução, de becos sem saída, de investigações inconclusivas . Ou seja, filme de serial killer sem assassino não dá certo.

REF Fim

Foto de Bennett

REF não achou o filme fun...

Foto de Guybrush Threepwood

O REF anda muito chato ultimamente. Mais do que de costume.

Foto de quase nada

Esse foi o ano das decepções, ele só ta destilando o veneno acumulado dos outros filmes. Mas Zodíaco é bom, isso que ele falou de que "filme de serial killer sem assassino não dá certo" é completamente cretino, não é um filme do jason, mesmo assim tem violência o suficiente pra me deixar meio chocado. Têm umas 5 cenas muito tensas e outras pesadas mesmo, tiros na mente, facadas no pâncreas e outras coisas.  

Foto de Bennett

Memories of Murder é um filme de serial killer sem assassino e com final inconclusivo, e é excelente.

Foto de Pierrot Insano

E, pelo menos a primeira parte de Zodíaco é muito Memories of Murder. Fiquei pensando no filme o tempo todo enquanto assistia.

Foto de Bennett

Fui ver e achei muito bom (melhor que o 28 Weeks Later, que eu vi ontem...tudo bem, são filmes diferentes, mas...). O filme se arrasta um pouco em alguns momentos, mas nada que comprometa em geral. Ao contrário do REF, achei que o filme tem bastante suspense, e ainda por cima é extremamente sinistro, considerando-se que o Zodíaco, se estiver vivo (ou seja, se não for o Leigh), deve ter A-DO-RA-DO o filme.

Foto de Bennett

E eu, quanto mais penso neste filme, mais gosto. Acho que é um dos melhores filmes do Fincher, que não deve muita coisa para Seven ou Clube da Luta. Depois faço um post maior, mas ele não me sai da cabeça, e espero comprar o DVD eventualmente.

Para quem quiser MAIS informações a respeito dos crimes, este site aqui é ótimo. Há muita coisa que foi deixada de fora, e outras teorias a respeito do assassino.

Foto de quase nada

Como um critico falou "é o filme adulto do fincher", ele foi mais objetivo visualmente, só usou firulas onde tinha necessidade. Espero que ele faça mais filmes assim. Esse filme nunca foi vendido como Seven 2, muito pelo contrário, a história do Zodiaco é completamente broxante.

Foto de Bennett

Engraçado como a cena das mortes em Lake Berryessa é muito mais violenta e incômoda do que qualquer coisa em Hostel 2. Toma essa, Eli Roth.