Seqí¼ências de créditos iniciais memoráveis
Vamos lá, conto com vocês para fazer uma lista compreensiva! Que seqí¼ências de créditos iniciais em filmes vocês acham particularmente marcantes? Favor colocar uma descriçãozinha para ajudar a gente lembrar.
Para começar:
Cassino - De Niro entra em seu carro, onde foi plantada uma bomba. A bomba explode, e passamos os créditos vendo ele flutuando no fogo, com algumas imagens relacionadas a cassinos no fundo. De autoria do lendário Saul Bass;
Fight Club - Passamos pelo cano de um revólver, entramos pela boca do Edward Norton, subimos ao cérebro dele, e percorremos o caminho das sinapses até sairmos pelo nariz. Eletrizante;
Seven - Montagem bizarra e perturbadora que dá um belo tom ao filme, com direção de arte muito bem trabalhada...lembra um pouco a arte do Dave McKean, mas é feita pelo sensacional Kyle Cooper (boa matéria na Wired sobre ele);
Mimic - Outra do Cooper. Infelizmente é a melhor coisa em Mimic. Muito marcante a imagem com o retrato da criança doente recortado em quadradinhos e preso no isopor com alfinetes, como se fossem insetos. Uma imagem só representa o filme inteiro de forma muito mais contundente do que o próprio roteiro;
Donnie Darko - A da versão de cinema original, não a do director's cut. Donnie acorda depois de uma crise de sonambulismo e volta í cidade de bicicleta ao som de Killing Moon, do Echo and the Bunnyman. Uso muito bacana de câmera lenta, criando uma atmosfera que vai acompanhar o restante do filme;
Memento - A Polaroid sendo des-revelada. Uma seqí¼ência de créditos meio triste, down, auxiliada pela trilha sonora, que também dá o tom para o resto do filme, além de passar a idéia básica da estratégia narrativa;
Psicose - A trilha ajuda bastante, mas também é uma bela experiência visual criada pelo Saul Bass, um tanto aflitiva mas ao mesmo tempo desafiando o espectador para agí¼entar o filme que segue, bastante forte para a época. Bass co-dirigiu a cena do chuveiro, que convenhamos, é de longe a melhor coisa do filme;
Alien - Saul Bass, novamente. O título do filme aparecendo aos poucos, conforme os créditos são exibidos, acompanhado pela genial trilha do Jerry Goldsmith, realçando a solidão do espaço, quase me faz chorar de tão bonita;
The Panic Room - Mais um filme do Fincher com seqí¼encia de créditos iniciais embasbacante. É a melhor coisa do filme (que eu até acho razoável). Um cara fez um artigo inteiro sobre ela.
Caché - O filme eu achei péssimo, mas a abertura é excelente: câmera estática filmando (videografando, na verdade) a entrada da casa do protagonista, enquanto TODOS os créditos são colocados em letras minúsculas, ocupando a tela toda do começo ao fim. Depois percebemos que se trata de uma fita misteriosa, gravada e enviada ao casal Daniel Auteil e Juliette Binoche, e a transição vai do que vemos da tela direto para a sala da casa deles, onde eles estão assistindo í fita;
Irreversível - Outro caso de filme merda com seqí¼ência de créditos genial. Os nomes dos atores (e do diretor narcisista) vão aparecendo escritos ao contrário, ocupando boa parte da tela, ao som de uma trilha sonora opressiva e violenta. Daí o restante dos créditos vão descendo, como se fossem os créditos finais ao contrário, e aos poucos se entortando (para acompanhar a movimentação de câmera do resto do filme), até chegarem a uma janela, por onde entramos;
Profondo Rosso - Melhor filme do Dario Argento, com uma ótima seqí¼ência de créditos iniciais que te prega um susto. Os créditos são bem normais, vermelho sobre preto, nada de extraordinário. Até que cortam, no meio, para uma cena de assassinato que vem do nada! Depois os créditos retornam. Muito legal;
A Ilha do Dr. Moreau - Para finalizar, mais um trabalho estupendo do Kyle Cooper, apensado a um filme totalmente horroroso. Imagens de células com uma trilha bem percursiva, totalmente alucinante. Até te deixa entusiasmado para o filme, que você percebe que é uma bomba depois de 5 minutos.
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Quem quiser ler uma matéria legalzinha sobre seqí¼ências de créditos iniciais, pode clicar aqui.
E vamos lá, mais sugestões de belas seqí¼ências de créditos iniciais!
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Men In Black - Enquanto
Men In Black - Enquanto aparecem os créditos, uma libélula fica voando e dando rasantes em carros, tudo ao som de uma trilha bizarra do Danny Elfman. No final a libélula se choca com o parabrisa de um carro e o filme começa, mostrando o motorista do carro acionando o limpador.
Godzila - Vamos deixar claro: O filme é um lixo. Mas a sequência inicial é de cair o queixo. Toda em tons sépia, mostra imagens que parecem extraidas de um documentário sobre testes nucleares. Entre as imagens, mostra alguns lagartos na praia e militares Franceses discutindo sobre o experimento. Tudo muito denso e climático. Você quase acredita que está assistindo a um filme sério.
Monty Pithon and the Holy Grail - A sequência se resume a uma série de legendas apontando os responsáveis pelo filme. De repente, as legendas começam a falar coisas bizarras, como "Coreografia: John Lhama" e "Uma vez um alce mordeu minha irmã". No final um aviso diz que por falta de orçamento as legendas foram concluídas por uma empresa mexicana. São apresentadas legendas coloridas e uma música típica de fundo, tudo muito rápido. Impagável. Leia os créditos aqui.
Prenda-me se for capaz:
Prenda-me se for capaz: Estética sixties com vetores em cores chapadas, música tudo, tipografia linda demais
Fábrica de Chocolates: A fabricação dos chocolates com os golden tickets, tudo em 3d, terminando com cada um deles entrando am suas caixas e sendo despachados pelo mundo, o que é o início do filme.
007: Qualquer um, as clássicas aberturas com a mira no James Bond e ele acertando o inimigo, e em seguida o sangue escorrendo...
Oldboy: Inicio dos créditos
Oldboy: Inicio dos créditos com música bem lenta e suave depois vem um corte rápido para o rosto de Oh Daesu com a trilha mudando de tom. Eu vibrei nessa seqí¼ência.
Lord of War: Bem parecido, em termos, com a da Fábrica de Chocolate, acompanhando a producão de uma bala até chegar ao "cliente final".
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"Sometimes, when I lay awake at night, I wonder, 'Where did I go wrong?' Then a voice comes to me from the darkness and says, 'This is going to take more than one night.'" (Charlie Brown)
A melhor abertura que eu me
A melhor abertura que eu me lembro ter visto: Durval Discos.
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Rodolfo Castrezana
Conhece o OMEdI?
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Rodolfo Castrezana
Nerd Rabugento
Castrezana wrote:A melhor
[quote=Castrezana]A melhor abertura que eu me lembro ter visto: Durval Discos.[/quote]
Essa é bem bacana. Foi copiada em School of Rock.
Bennett wrote: Seven -
[quote=Bennett]
Seven - Montagem bizarra e perturbadora que dá um belo tom ao filme, com direção de arte muito bem trabalhada...lembra um pouco a arte do Dave McKean, mas é feita pelo sensacional Kyle Cooper (boa matéria na Wired sobre ele);[/quote]
Ah, eu fui numa palestra de design em movimento com esse cara, no Senac. Muito bom, mesmo, tanto que a Imaginary Forces virou produtora de filmes da Marvel (a abertura é obviamente deles), como Blade, por exemplo.
Uma abertuda deles que é foda de legal é a de Esfera.
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Rodolfo Castrezana
Nerd Rabugento
Lord of War: mostrando a
Lord of War: mostrando a trajetória da bala, desde sua fabricação até estourar a cabeça de um moleque.
Dawn of the Dead (remake): imagens bizarras de violência, em vídeo de má qualidade, com Johnny Cash tocando ao fundo, enquanto rolam os créditos.
Star Wars: fazer o quê, sou fã. Ainda acho do caralho o começo da música ("PAAAAAAAAAN... param.. pararararam...") enquanto o logo STAR WARS some no espaço, dando lugar ao texto subindo. Mesmo já tendo visto umas cinco mil vezes.
O Mundo de Andy: Andy Kaufman (Carrey) manda todo mundo embora e rola os créditos finais, antes mesmo do filme começar.
Tem várias, essas são as que lembrei agora. Mas a melhor de todas pra mim é a do Seven, mesmo.
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Pirate: Guybrush Threepwood? That's the most ridiculous name I've ever heard!
Guybrush: Well, what´s your name?
Pirate: Mancomb Seepgood.
E o início dos filmes da
E o início dos filmes da saga The Godfather (O Poderoso Chefão)? São todas memoráveis.
No primeiro é a cena da câmera por trás do ator Marlon Brando, q escuta impávido a queixa do italiano sobre os rapazes q agrediram sua filha. Então ele gesticula indicando q sirvam ao homem um copo.
No segundo há a chegada do jovem Vito Andolini aos EUA, fugido dos assassinos do seu pai e mãe na Itália. Mostra o porto americano recebendo estrangeiros e dali nasce o nome que ele carrega p/ o resto da vida... "Vito Andolini, from Corleone (cidade da Itália)... Vito Corleone".
No terceiro há no início a evidente perturbação que o Michael Corleone carrega consigo, o fato de ter entrado no submundo do crime ao invés de sair dele (no intuito de proteger sua família) e, acima de tudo, seu desespero pelo fato de ter mandado matar seu irmão Freddo.
Críticos achincalham o terceiro filme. Eu gosto de todos, especialmente do segundo filme que mostra a ascenção do jovem Vito e do jovem Michael em linhas paralelas de tempo.
Cordialmente,
ELIO FILHO
Levei dias pra responder,
Levei dias pra responder, pois precisava checar se o filme se encaixava no tópico.
A melhor sequência de créditos de abertura é do filme "Era uma vez no oeste". E ela dura "apenas" 14 minutos.
A sequência mostra a entrada de três pistoleiros a uma estação de trem no meio do nada. Os três encaram o vendedor de bilhetes, a tela escurece e temos a mensagem "A Sergio Leone film".
Na sequência os três descansam, aguardando a chegada do trem, enquanto os créditos aparecem em cenas chave (O close em um catavento, a passagem do trem vista de baixo, uma mosca que insiste em pousar no rosto de um dos pistoleiros).
Não temos música, apenas o ruido do catavento e da bomba de água, ruido que futuramente passou a ser denominado "som do velho oeste".
Durante 13 minutos os créditos passam, e os pistoleiros aguardando. Um tenta dormir mas é importunado pela mosca, outro brinca com a água do moinho, o terceiro permanece imóvel abaixo de uma goteira, com as gotas irritantemente pingando em seu chapeu.
O trêm chega e os créditos acabam. Um dos pistoleiros se livra da mosca (Que estava presa em sua pistola), o outro bebe a água acumulada em seu chapéu e o terceiro caminha em direção ao trem. Entra o famoso tema inicial de Enio Morricone, os pistoleiros encaram Harmonica, personagem de Charles Bronson, e temos o memorável diálogo envolvendo os cavalos (Não contarei pra não estragar a surpresa). O filme começa.
Como disse o Fabio Negro, aprende-se mais de cinema nesses 14 minutos de abertura do que em muito curso de cinema.
A que eu mais gosto é
A que eu mais gosto é justamente uma das mais bregas, que é a do Blade chegando numa Rave com a Traci Lords, de repente começa a chover sangue e tocar um poperô muito loco, o Blade entra, da uma olhada nos vampiros e mete espadada na lomba, tudo isso com os créditos rolando.
quase nada wrote:A que eu
[quote=quase nada]A que eu mais gosto é justamente uma das mais bregas, que é a do Blade chegando numa Rave com a Traci Lords, de repente começa a chover sangue e tocar um poperô muito loco, o Blade entra, da uma olhada nos vampiros e mete espadada na lomba, tudo isso com os créditos rolando. [/quote]
Não deixa de ser memorável...
Essa não é brega, é legal
Essa não é brega, é legal pra caramba mesmo. Aliás, ótimo filme.
Eu odeio o primeiro Blade.
Eu odeio o primeiro Blade. Acho chato e sem ritmo. O segundo é bem melhor.
Bennett wrote:Essa não é
[quote=Bennett]Essa não é brega, é legal pra caramba mesmo. Aliás, ótimo filme.[/quote]
Naquela época era chique, mas hj em dia é bregueeeeerrimo.
Blain wrote:Eu odeio o
[quote=Blain]Eu odeio o primeiro Blade. Acho chato e sem ritmo. O segundo é bem melhor.[/quote]
O segundo tbm é bom, mas o terceiro... esse matou a franquia.
Blain wrote:Eu odeio o
[quote=Blain]Eu odeio o primeiro Blade. Acho chato e sem ritmo. O segundo é bem melhor.[/quote]
Nananina. O primeiro é BEM melhor que o segundo, um filme apenas razoável. E ambos são melhores que o terceiro, que eu não vi até hoje mas tenho certeza que é ruim.
Bennett wrote:Blain wrote:Eu
[quote=Bennett][quote=Blain]Eu odeio o primeiro Blade. Acho chato e sem ritmo. O segundo é bem melhor.[/quote]
Nananina. O primeiro é BEM melhor que o segundo, um filme apenas razoável. E ambos são melhores que o terceiro, que eu não vi até hoje mas tenho certeza que é ruim.[/quote]
O primeiro me convenceu que o Stephen Norrington é ruim. O filme simplesmente não tem ritmo. Parece um trem desgovernado o tempo todo. Pra que desenvolver a trama se podemos inserir uma cena de ação a cada 3 minutos?
É sério. Eu quase dormi no primeiro.
Blain wrote:O primeiro me
[quote=Blain]O primeiro me convenceu que o Stephen Norrington é ruim. O filme simplesmente não tem ritmo. Parece um trem desgovernado o tempo todo. Pra que desenvolver a trama se podemos inserir uma cena de ação a cada 3 minutos?
É sério. Eu quase dormi no primeiro.[/quote]
Eu achei o primeiro muito bem ritmado. Olha só, como nós seres humanos somos diferentes!
Bennett wrote:Eu achei o
[quote=Bennett]Eu achei o primeiro muito bem ritmado. Olha só, como nós seres humanos somos diferentes![/quote]
Qualquer dia eu até assisto de novo, e se eu não ficar enteado durante o filme, prometo que assumo meu erro aqui. Por hora, eu acho o primeiro Blade um Liga Extraordinária com vampiros.
í” louco, meu! Mas isso me
í” louco, meu! Mas isso me faz lembrar da conversa de cinema que eu ouvi na saída de Liga, o tiozinho falando pra namorada "Esse filme é tipo um Bad Boys II [ele falou Bad Boys Two], só que com humor inglês".
Também acho Blade bem meia
Também acho Blade bem meia boca...
Voto com o crítico Blaine.
Cordialmente,
ELIO FILHO
Bennett wrote:Blain wrote:O
[quote=Bennett][quote=Blain]O primeiro me convenceu que o Stephen Norrington é ruim. O filme simplesmente não tem ritmo. Parece um trem desgovernado o tempo todo. Pra que desenvolver a trama se podemos inserir uma cena de ação a cada 3 minutos?
É sério. Eu quase dormi no primeiro.[/quote]
Eu achei o primeiro muito bem ritmado. Olha só, como nós seres humanos somos diferentes![/quote]
A prova de que o primeiro é melhor ritmado, é que se trata do filme de apresentação da franquia, onde precisam explicar as "regras do jogo" e a origem dos personagens, mesmo assim consegue ser menos verborrágico que o segundo.
E o Persona, do Bergman?
E o Persona, do Bergman?
Com aquele começo surrealista, imagens subliminares de uma pica ereta, defuntos que acordam, sons alienigenas e etc.
Bom filme, pena que os malditos não conheçam.
Já não é a primeira (nem
Já não é a primeira (nem segunda) vez que você menciona Persona num tópico, Quase Nada. É um filme que tem um significado especial na sua vida? Qual a nota Chuck Norris dele?
Persona é um filme que me
Persona é um filme que me chocou profundamente, ele é transcendental, um clássico de proporções góticas, multifacetado, conteúdo lúdico, uma aula de cinema, é o filme que David Lynch sempre quis fazer. Até hj, quem ve fica boquiabrido. Se estreasse em Cannes 2006, todo mundo acharia moderno, groundbreaker, e olha que esse filme é de 66.
Você não disse a nota
Você não disse a nota Chuck Norris. Aproveite e dê também a de Gritos e Sussurros!
Nota chuck norris pros
Nota chuck norris pros filmes do bergman: 1 (pois Chuck não se comove com filmes autorais, ele apenas mata diretores cabeçudos)
Mas o Aaron Norris não
Mas o Aaron Norris não deixa de ser um diretor autoral.