Ventos da Liberdade (último vencedor da Palma de Ouro)

Foto de quase nada
Forums: 

É o segundo filme com o Cillian Murphy que vejo em menos de uma semana, final dos tempos? Não, pois esse tb é muito bom. Conta a história dos primeiros anos do IRA, ou seja, altas confusões e cacetadas. Filme histórico bom é aquele que começa e termina sem legendas explicativas do tipo "Ano 1893, Persas consomem Prússia e nesse contexto nosso herói vai em busca de sua liberdade e etc". Filme histórico bom é aquele que mostra.

Pra falar a verdade, eu só saquei que era um filme sobre o IRA lá pelos 40 minutos. 

Nota 8.01
Bregometro 4 (Irlandês é o paraibano da Inglaterra, O POVO FEIO!)
Nota chuck 6 (arrancamento de unhas, tiros, emboscadas, tapas e etc)
Punhometro 0 (nem a mocinha vale uma. O engraçado é que ela se chama "Sinead" e tem uma hora que rapam a cabeça da mina, ai um babaca que tava no cinema gritou: “Eitcha! Oia a Sinedi O’Cônor!”)

Foto de Bennett

Eu gostei desse filme, é bem didático.

Mas os irlandeses costumam ser mais bonitos que os ingleses. Sem brincadeira, inglês é um povo MUITO feio. Inglês típico não é Keira Knightley ou Clive Owen, é Brenda Blethyn e Rowan Atkinson.

Foto de quase nada

Feio mesmo é o baiano. Pronto. Falei. 

Foto de Bennett

É nada, gente de Brasília é que costuma ter níveis sub-ingleses de beleza. Né, Quase?

Foto de quase nada

Depende, a mistura pode ser benéfica ou maléfica, em Brasília o povo é meio goiano, no geral, menos feios que paulistas e baianos. 

Foto de Bennett

Isso quando vocês conseguem ver gente aí, não?

Foto de quase nada

Pra isso existe a GOL e a TAM.

Foto de Marcus

Desculpaí, gente, mas eu achei o filme muito fraco. Fiquei com sono e quase desisti de ir até o final (vi no DVD), mas lá por volta de uma hora e meia, quando a guerra passa a ser entre os irlandeses, a coisa melhora um pouquinho (não muito).

Todos os ingleses são sádicos que se comunicam aos gritos, todos os irlandeses são jovens idealistas. Tédio. Cinema panfletário. Fico com a incômoda sensação que estão querendo me manipular.

Como cinema político, achei muito melhor outro que estreou aí no sudeste no mesmo dia do filme do Ken Loach: Como Comemorei o Fim do Mundo, que mostra a Romênia pelos olhos de dois irmãos (um garotinho e sua irmã adolescente), um pouco antes da queda do Ceaucescu. Muito lírico. Recomendo a todos, se ainda estiver em cartaz.

Meu blog

Foto de Bennett

Bom Marcus, panfletário é meio óbvio que ia ser, é um filme do Ken Loach. Mas mesmo assim é bem mais razoável do que boa parte da filmografia dele. E mais interessante, também.

Foto de Marcus

Eu confesso que só vi Terra e Liberdade, então não tenho muitos parâmetros para julgar.

Aliás, a imprensa em Cannes interpretou a Palma como um prêmio honorário pelo conjunto da carreira dele, e não pelo filme em si.

Meu blog

Foto de Bennett

O Ken Loach geralmente é muito mais panfletário do que nesse filme (que aliás, não me incomodou quanto a isso, achei bem razoável). Se encaixa bem no estereótipo do esquerdista de boteco, que usa camiseta do Che, fez graduação em cinema e sociologia e se acha "engajado". Não acho o Loach um cineasta particularmente bom, nem me comovo com cinema político de mão pesada, mas desse filme mais novo eu gostei bastante. É a melhor coisa que ele dirigiu, na minha opinião. Não merecia a Palma por ele (e muito menos pelo conjunto da obra), mas foi uma boa surpresa.

Foto de João Lucas

[quote=Bennett]É nada, gente de Brasília é que costuma ter níveis sub-ingleses de beleza. Né, Quase?[/quote]

 

Opa, pera lá que eu sou brasiliense, assim, bonito, gostoso e pintoso. : )

O quase nada está certo, Brasília é uma misturada danada, e também acho que fica a frente de São Paulo no quesito beleza, sendo Belo Horizonte a campeã disparada. 

 

Foto de quase nada

[spoiler]Tbm morre com um balaço[/spoiler]

Foto de quase nada

Um pouco antes daquela cena, eles recebem a notícia que os ingleses mataram os presos que não conseguiram escapar.