Apocalypto teve uma estréia morna.

10 posts / 0 new
Último post
quase nada
Foto de quase nada
Apocalypto teve uma estréia morna.

Tão falando que é bastante violento e divertido, basicamente um filme de ação, mas nada que vá muito longe no oscar. Vou viajar amanhã, então esse é um post de adeus, boas férias e feliz penis pra vcs. 

http://www.rottentomatoes.com/m/apocalypto/

quase nada
Foto de quase nada

Voltei e tive a infelicidade de ve-lo. Eu tinha altas expectativas com esse filme, mas Deus sabe como ele é trash, tem cenas absurdas, o Mel gibson devia estar bebado (mais uma vez). O filme é tão trash quanto canibal holocausto (não que isso seja ruim, mas o objetivo não era esse), a cena da Jaguatirica do Mato arrancando a cara do cara é escrota. Pra não falar que estou sendo malvado, a parte que se passa nas piramides é deslumbrante, tensa e cruel, tem que ser vista no cinema, mas no geral o filme é ruim. O Indio Tapa na Pantera não convence como indio, parece um mexicano desses que trabalham no centro da cidade.

Nota 5,73
ncn: 6 (funciona parcialmente como filme de ação)
NB: 7 (faça um favor a si mesmo, chegue atrasado ao cinema, pois a piadinha da pimenta no pau do indio gordo me deixou bastante aborrecido)
NP: 1 (tem umas indias muchibentas mostrando as tetas caidas, não vale nem meia bronha)

Bennett
Foto de Bennett

O índio parece o Ronaldinho Gaúcho.

quase nada
Foto de quase nada

Pois é, dentuço e cabeludo, o problema do herói feio é que ele perde a legitimidade, eu torço pro vilão.  

Bennett
Foto de Bennett

Então, fui ver e gostei. Não é exatamente um filme bom, muito pelo contrário, mas tem grandes méritos. Como o Quase Nada disse, a cena dos sacrifícios é ESPETACULAR, uma coisa magnificamente sado-deslumbrante. Os primeiros 30 minutos de filme são um saco, mas depois o Gibson engata uma versão hardcore de O Predador misturado com Pernalonga, precedida pela já mencionada seqüência "show de horrores" do ritual de sacrifício ao deus sol (Kukukuquê?), que vale muito a pena conferir.

O principal problema do filme é que ele tenta engatar uma historinha, uns dramas pai/filho e um comentário sócio-histórico-cultural com os quais eu nem vou me preocupar, porque representam apenas uma mera formalidade. Apocalypto, na verdade, é estritamente sobre três das quatro coisas que o Mel Gibson mais gosta no mundo:

  • Violência gráfica;
  • Sadismo explícito;
  • Bunda de homem.

Só faltou Jesus Cristo, mas Apocalypto compensa a ausência do Salvador com muita violência, sadismo e nádegas viris.

Direção de arte nota 11, e o índio protagonista, idêntico ao Ronaldinho Gaúcho, é um bom ator. Não sei se eu diria que é um bom filme ruim, mas é mais ou menos isso.

quase nada
Foto de quase nada

Aquele final "esqueceram de mim" ficou meio besta, não gostei do indio Tapa na Pantera.    

Bennett
Foto de Bennett

Uma coisa curiosa é que nas legendas eles não traduziram os nomes dos índios...fica meio esquisito ler coisas como Jaguar Paw e Turtles Run no meio do texto em português.

Esse pessoal responsável pela legendagem é foda. Quando é para traduzir, eles não traduzem, quando não é, traduzem.

quase nada
Foto de quase nada

Eu imagino esse filme sem legenda, ganharia um charme extra.

Guybrush Threepwood
Foto de Guybrush Threepwood

Mas porra, o filme não era falado em Maia? Por que os nomes em inglês, então?

Bennett
Foto de Bennett

Os nomes foram traduzidos para o inglês porque são frases que têm significado concreto. A legendagem feita aqui partiu das legendas em inglês para verter os diálogos para o português, mas conservou inexplicavelmente os nomes em inglês. Não há fidelidade ao nome, no caso, há ausência de tradução. Se o original é Pierre, mantém-se, evidentemente, Pierre e não se coloca Pedro. Mas se o original é Jaguar Paw, deve-se colocar Pata de Jaguar, o que eles se recusaram a fazer.