Ils aka Them
Desses novos filme que tentam, a maioria em vão, resgatar os velhos tempos de fitas slasher onde uma história era contada, os personagens eram desenvolvidos e a sensação de que tudo foi apenas uma desculpa para amontoar sequências gore não era presente o filme francês Ils é o exemplar mais interessante.
Primeiro o plot: casal que mora em casarão antigo na Romênia é atacado por invasor. E é isso. O roteiro é inspirado em material real e por se passar num país tradicionalmente macabro ganha contornos mais realistas, mas sem abusar dos mesmo. Sem citações cult - nem todo filme precisa estar atolado em referências - no roteiro e nas cenas. O que faz o filme aqui é o ritmo, a montagem, a trilha econômica e um tom minimalista que opta por não ser explícito em vários casos e acerta. É um filme de terror quase sem sangue. A presença de velhos truques é um alívio, pois se eles existem são para serem usados e subvertidos.
Um bom modo de entender o funcionamento do longa é o seu epílogo, que funciona como um pequeno curta dentro da história. Sem utilizar de maneirismos de câmera ou arroubos de tecnologia a dupla de diretores David Moreau e Xavier Palud faz miséria com o básico. A impressão de que eles foram cortando o desnecessário e mesmo assim alcançam o que se espera desse tipo de filme.
A ironia é que junto com Haute Tension o cinema francês entrega nesta década dois ótimos filmes do terror moderno, justo o tipo de cinema menos provável a tal coisa. E não só são dois filmes que sustentam o gênero que parecia fadado a continuações e remakes como desarmam os argumentos de que o gênero já estava desgastado eternamente.
Nota: 9,3
- Login para postar comentários
Renmero. Belo post.
Renmero. Belo post.
Saudações
Ray Jackson
Saudações
Ray Jackson
Vou dar uma olhada, fiquei
Vou dar uma olhada, fiquei curioso. Mas eu não gostei do Haute Tension.
Achei Ils chato, sonolento e
Achei Ils chato, sonolento e o final é decepcionante.
Só gostei do início, com a mãe e filha no carro, que não tem nada a ver com o resto do filme.
BigWings
BigWings
Um amigo viu no festival de
Um amigo viu no festival de cinema fantastico de Berlin e disse que era foda (apesar do Brick ter vencido...). Eu tenho certeza que é bom, pois o Haute Tension, junto de filmes como Hostel e Rest Stop, são a cara do hack and slash moderno.
Eu adorei esse filme, mas ao
Eu adorei esse filme, mas ao contrario de Haute Tension, nao tem nada de gore.
ei renmero no seu blog tem
ei renmero no seu blog tem um post de um tal bittersweet life e vc dizendo que saiu por aqui. vi o link no youtube e gostei. qual o nome em portugues?
valeus!
É verdade que não tem nada
É verdade que não tem nada gore, eu só encaixei nessa categoria por força do hábito mesmo.
p7, mesmo demorando um pedaço, respondo: Bittersweet saiu aqui com o nome genérico de "O Gosto da Vingança" - não aluguei o dvd, então não posso dar a garantia de que vale a locação.
assisti ontem. O filminho
assisti ontem. O filminho chato em! um dos piores desses de terror 'alternativos' q tem topicos aqui no joio.