Pride Of Baghdad
Alguém leu?
Muito bom. Quem assina é Brian K. Vaughan, o mesmo autor de Y The Last Man, Ex Machina e Runaways.
Aliás, esse cara é fora de série. Eu queria ter um filho com ele, quase tudo que o cara escreve é interessante e viciante. Eu não costumo ter acessos homoeróticos como certas pessoas desse fórum *cof* Fábio Negro *cof*, mas abro uma exceção para esse Brian K. Vaughan. Rola uma exceção para David Boreanaz também, mas isso não vem ao caso.
Sim, sobre a revista: ela conta a história, baseada em fatos reais, de uma... de uma... qual o coletivo de leões mesmo? Manada? Matilha? Enfim, de um grupo de leões que, graças a um bombardeio norteamericano em 2003, consegue fugir do zoológico de Bagdá.
Li por aí que uma das preocupações do desenhista (Niko Henrichon - sensacional também) era evitar um traço cartunesco, para não rolar um clima "O Rei Leão", pois, muito embora role aquele antropomorfismo típico de desenhos Disney, a história é séria, e faz uma análise sobre o direito à liberdade: deve ela ser conquistada, merecida, ou pode ser obtida sem luta?
(diga-se, um tema que deve preocupar muito a nós brasileiros, que somos acostumados a não fazer revolução, e "ganhar" aquilo que devia ser conquistado, como independência, república, constituição democrática etc. Mas eu estou divagando de novo)
Embora os personagens principais sejam uma alegoria da típica família americana, e a história se passe na capital do Iraque bem no meio da guerra, ela não cai muito para o lado político, o que é MUITO surpreendente. Seria fácil usar a revista para descer a madeira em George W. Bush, ou até mesmo apoiar a invasão do Iraque, dependendo do ponto de vista do autor, mas ele evita fazer isso. Claro que a guerra não é romantizada, mas em nenhum momento eu achei que ele estava "escolhendo um lado".
Enfim, parem o que estão fazendo e vão ler agora. Sim, eu estou falando com você, que está agora no trabalho, jogue seus prazos para o alto, instale o DC++ aí mesmo, peça um cafezinho e leia esta revista AGORA. Vale muito a pena.
Nota 9,0.
Não sei se é obrigatório dar aquelas outras notas, ou mesmo se quase nada tem, sei lá, direitos autorais sobre elas, mas vou tentar, qualquer coisa vocês me avisam que eu tiro:
NB: 1,5. Mesmo as cenas bregas funcionam. Quando eu penso que vai ficar cretino, como alguns diálogos de Safa ou a discussão sobre o que fazer com o humano recém morto, acaba funcionando. A única exceção que faço, que tirou o bregômetro do zero, foi a parte da cavalaria. Brega. Não é brega como uma música de Odair José, mas ainda assim, brega.
Chuckômetro: 9 (ainda não entendi muito bem o funcionamento desta nota Chuck Norris, mas vá lá). "I am not a hunter (...)", essa parte foi putaquepariumente excelente, tanto que virou meu avatar aqui no joio. Mas Chuck Norris acabaria com o Big Boss final com um peido e dois petelecos.
- Login para postar comentários
Brian K. Vaughan?Buuuuuuu!
Brian K. Vaughan?
Buuuuuuu! Buuuuuu! *polegar pra baixo*
Pra mim esse cara é mais superestimado nos quadrinhos que o poder de cura do Wolverine.
Tudo que ele escreve, se resume a extraordinários storylines transformados em enredos broxas. Parece terceira temporada de Lost.
E se essa capa...
...for um leão com dreadlocks ou cabelo style, então é cópia total daquele leão do Final Fantasy VII. Mesmo assim é uma boa capa. Se não fosse o Vaughan ter escrito eu pegaria pra ler. Talvez eu pegue.
Mas vamos ao teste: você acha essa HQ melhor ou pior que Y - The Last Man?
Melhor ou pior que Exilados?
Já leu alguma dessas outras HQs político-bélicas, tipo as do Joe Sacco ou aquele mangá Gen - Pés Descalços? Melhor ou pior?
[quote]Eu não costumo ter acessos homoeróticos como certas pessoas desse fórum *cof* Fábio Negro *cof*, mas abro uma exceção para esse Brian K. Vaughan.[/quote]
Ei, eu não tive nenhum acesso homoerótico neste fórum!
Eu só li os primeiros
Eu só li os primeiros números de Y e até que me interessei. Só isso do Vaughan.
Mudando de assunto, FABLES é a última cocada preta do planeta. Eu quero a Branca de Neve para mim.
Fabio Negro escreveu:E se
[quote=Fabio Negro]
E se essa capa for um leão com dreadlocks ou cabelo style, então é cópia total daquele leão do Final Fantasy VII. Mesmo assim é uma boa capa.
[/quote]
Não é. Os leões não são estilizados. São leões mesmo. Aliás, não lembro se mencionei, mas a história parte de fatos reais: realmente tiveram quatro leões que fugiram do zoológico de Bagdá naquele ano.
Essa "dread" é, na verdade, uma corrente, ou uma parte da grade da jaula, sei lá.
[quote=Fabio Negro]
Se não fosse o Vaughan ter escrito eu pegaria pra ler. Talvez eu pegue.
[/quote]
Você não leu o que eu escrevi? Pare o que você está fazendo e vá ler essa revista AGORA!!!
Sério, tenho certeza que você vai gostar. Ponha de lado seus preconceitos contra Brian K. Vaughan e aprecie a história.
[quote=Fabio Negro]
Mas vamos ao teste: você acha essa HQ melhor ou pior que Y - The Last Man?
Melhor ou pior que Exilados?
Já leu alguma dessas outras HQs político-bélicas, tipo as do Joe Sacco ou aquele mangá Gen - Pés Descalços? Melhor ou pior?
[/quote]
Exilados = Runaways? Nem sabia que tinha saído em português.
É difícil comparar com Y The Last Man, porque Pride of Baghdah é uma uma revista só, enquanto Y é uma série mensal.
Para mim, Y partiu de uma premissa sensacional, começou muito bem, mas se perdeu um pouco no meio. Houveram momentos em que eu continuei acompanhando apenas por hábito, e para ver no que ia dar. Acho que já falei disso com você, mas é difícil pra caralho ter a obrigação de ser genial todo mês.
Aí entra PoB: ele teve uma idéia genial e executou toda em uma edição única. Não tem o risco de ser excelente num mês e horrível no outro.
De qualquer forma, a história é muito boa, dê uma chance. Tem algumas metáforas que eu nem tinha me apercebido, como o fato de que cada bicho representa uma nação. Vá ler, deixe de ser birrento.
Sobre as outras: não gosto de Mangá e não conheço Joe Sacco. Mas já deixei baixando, vou ver se leio essa semana.
[quote=Fabio Negro]
Ei, eu não tive nenhum acesso homoerótico neste fórum!
[/quote]
Pô, verdade. Fiquei até com um pouco de remorso agora. Tipo, você está tentando se reformular, esquecer seu passado, bem, negro (no pun intended), e eu chego pra estragar tudo (não que tenha nada de errado com isso). Foi mal.
--------
Falta de Esculhambação
Notícia interessante, essa.
Notícia interessante, essa. O Lindelof também escreve para quadrinhos, não?
Escreve sim. Ele está
Escreve sim. Ele está fazendo Ultimate Wolverine vs Ultimate Hulk, mas já está atrasado uns 7 meses.
--------
Falta de Esculhambação
Pride of Baguidá é
Pride of Baguidá é legal. Eu gostei. Nem tudo do Vaughan é o filé, mas Pride é uma história fofa.
.............
Yeah, o SALA ESPECIAL está de volta! - http://adultwnews.blogspot.com/
.............
Yeah, o SALA ESPECIAL está de volta! - http://www.salaespecial.com
Você é um cara de gosto
Você é um cara de gosto refinado, Martorelli. Bem vindo de volta, aliás.
Claro que ele tem altos e baixos como todo mundo (altos, no mais das vezes), mas mantenho o que eu disse: esse Brian K. Vaughan sabe escrever bem pra dedéu, ele é muito bom na (difícil) arte de desenvolver personagens. Até Y The Last Man voltou a ficar legal agora na reta final.
Trocando de pato pra ganso: alguém leu a versão quadrinizada de O Alienista que foi lançada recentemente? Eu comprei, mas ainda não li. Dependendo da qualidade (se for muito boa ou muito ruim), eu vou postar minhas impressões a respeito aqui no Joio.
--------
Falta de Esculhambação
Resgatando o tópico antigo só
Resgatando o tópico antigo só para informar: a Panini finalmente trouxe essa revista aqui para o Brasil -- e inclusive fez um site especial para promover o lançamento. Ainda não vi para saber se ficou bom nem se a tradução está legal, mas a história é muito boa, reitero minha recomendação feita acima.
--------
Falta de Esculhambação
Ficou boa.
Ficou boa.
.............
Yeah, o SALA ESPECIAL está de volta! - http://www.salaespecial.com