Um mergulho na história grega com Bennett
Dado ao enorme fracasso do Clube do Livro Joio, vou dar início a um projeto pessoal mais perto do final do ano, e estou abrindo um convite para vocês aqui. A idéia é a mesma do Clube do Livro, mas eu vou embarcar nessa independentemente de mais gente participar ou não.
Vou ler, em seguida: História, do Heródoto, e História da Guerra do Peloponeso, do Tucídides. A idéia é mais ler por prazer literário do que para aprender história, já que pelo menos no caso do Heródoto fica difícil saber o que é exatamente factual do que não é.
Mais detalhes quando eu estiver prestes a começar, se alguém manifestar interesse. Vou coletar mapas, recursos online, artigos, etc., para tornar a experiência o mais completa e prazerosa o possível.
- Login para postar comentários
Bennett escreveu:Dado ao
[quote=Bennett]
Dado ao enorme fracasso do Clube do Livro
[/quote]
Mais uma idéia que não vai para frente, nós temos que dar um jeito em nós mesmos. Várias sugestões foram propostas para o Clube do Livro, ficamos esperando mais algumas e acho que por causa disso acabamos esquecendo de tocar o projeto. Eu fui um deles, comecei a ler o Madame Bovary e esqueci de avisá-los. Livro este que não está me agradando tanto mas vou terminar.
O Clube do Livro ainda pode
O Clube do Livro ainda pode dar certo, tudo depende do pessoal se entusiasmar. Acho que temos que abrir para obras contemporâneas, pra ver se o povo se anima.
É algo que eu estou me
É algo que eu estou me interessando ultimamente também. Estou lendo Platão e Vernant pra faculdade, além de também estar lendo História da Arte, do Gombrich, que tem alguma coisa interessante sobre a grécia.
Quero poder me aprofundar nisso, só não sei se vou conseguir me empenhar como deveria, já que mal estou consiguindo ler tudo o que preciso. Mas se rolar algo por aqui vou fazer uma força pra participar.
Quanto ao Clube do Livro, também tenho interesse. Na verdade, só não disse nada antes porque tinha perdido minha senha daqui. Mas também rola o problema de tempo. Não sei se vou conseguir ler o que for proposto. Mas pelo menos nas férias quero ver se participo.
Não vai ser nada muito
Não vai ser nada muito pesado, em termos de carga de leitura...é mais pra gente ler do jeito que quiser e ir comentando aqui informalmente conforme o tempo permitir.
Parece ser mesmo. Eu ia num
Parece ser mesmo. Eu ia num desses domingos aí, mas fiquei sabendo que tá lotando de domingo e desisti.
Qualquer dia desses eu vou.
particularmente recomendaria
particularmente recomendaria a entrada no universo grego pelas tragedias. sao textos rapidos e que por terem influenciado boa parte da arte ocidental é de facil paladar. comece com edipo de sofocles que apesar de surrado ainda mantem um certo frescor. mas como disse o bennet um passeio pela net antes vem bem a calhar. boa leitura!
Fugindo um pouco pros livros
Fugindo um pouco pros livros mais atuais, uma boa é ler alguma coisa do Jean Pierre Vernant. O cara é considerado o maior pesquisador nessa área hoje. Tem aluns livros bem complicados, mas tem uns também bem tranquilos de entender. O Universo, os Deuses e Os Homens, por exemplo, é uma boa pedida!
Como e eu entrei suave e
Como e eu entrei suave e divertidamente na Grécia: Monteiro Lobato.
Eu tava obcecado pelo Hércules depois de ver uns 11 vezes os filmes do Lou Ferrigno (que são injustamente ignorados pela Internet btrasileira de forma geral).
Mais ou menos na mesma época eu encontrei numa gaveta do meu pai um livro chamdo Fábulas, cheio de desenhos de bichos. Primeiro eu colori tudo, depois eu li. fiquei obcecado por aqueles carinhas que faziam comentários sensacionais ao fim de cada fábula.
Descobri que meu vizinho tinha a coleção completa do Sítio do Pica-Pau Amarelo, e fui direto no tomo chamado Os Doze trabalhos de Hércules.
Enquanto Emília e sei lá mais quem acompanhava Hércules e seus doze trabalhos, Dona Benta, Tia Nastácia e sei lá mais quem acompanhavam a elite da Grécia em seu período clássico, conversando com Péricles, Sócrates e o escambau.
Nereu, as ninfas, o Olimpo, Pã, a ambrosia, os heróis e os monstros, a cultura, as crendices populares, o nascimento do regime democrático, a disputa entre Atenas e Esparta, toda a mitologia e a socio-política da Grécia Antiga estão ali.
Bom, e bom pra caramba. Depois de A Chave do Tamanho, é o melhor livro do Sítio do Pica-Pau. A partir disso virei meio fanático por História Geral e mitologia grega em particular.
Então recomendo História do Mundo Para Crianças e Os Doze Trabalhos de Hércules, tanto pra conhecer história quanto pra conhecer a obra do Monteiro Lobato, um ecritor bruto.
Eu gosto muito do Monteiro
Eu gosto muito do Monteiro Lobato...o interessante - e inevitável pelas diferenças de época, cultura, etc. - é que se você for ler o Lobato com os padrões atuais de correção política, não consegue. Reinações de Narizinho, se eu não me engano, já começa chamando a Tia Nastácia de "preta de estimação".
Bennett escreveu:Reinações
[quote=Bennett]Reinações de Narizinho, se eu não me engano, já começa chamando a Tia Nastácia de "preta de estimação". [/quote]
Taí uma coisa da qual eu nunca me dei conta: aqui em casa nunca se fez menção a raça, e minhas referências na área sõa todas de músicos que se formaram nos anos 70, e estão acostumados a chamar os outros de negão, preto e crioulo, em nenhuma conotação racial.
Mas pensando bem eu lembro de umas passagens em uqe chamam a Nastácia de preta beiçuda. Deve ser um lance exótico, pro Lobato. Mas lá na Grécia ninhuém fez menção da pretice dela...
De fato, ele realça bem os
De fato, ele realça bem os lábios da Tia Nastácia. Mas eu, se fosse negro, aposto que não me ofenderia com o racismo do Lobato, assim como não me ofendo com o ódio em relação a asiáticos do Clark Ashton Smith, que fez um conto LINDO chamado Isle of the Torturers em que uma raça degenerada de asiáticos tortura náufragos azarados até a morte, apenas porque eles são "do mal". Enquanto raça.
Tu é asiático a sério?
Tu é asiático a sério?
O que, você não sabia? 50%
O que, você não sabia? 50% de carga genética japonesa pura.