Ken Kutaragi ganha "promoção" e perde controle do PS3
Enviado por Bennett em 30 Novembro, 2006 - 16:46
Forums:
[quote]In a shock move, the PlayStation godfather, Ken Kutaragi, has been eased out of his position as president of Sony Computer Entertainment Inc. (SCEI) and will be replaced by Kaz Hirai, the head of SCEI's US division.[/quote]
Especialistas da indústria, Guybrush e Quase Nada, o que ele fez de errado?
- Login para postar comentários
Eu não sei, fiquei confuso
Eu não sei, fiquei confuso com a notícia também, provavelmente deve ter a ver com os constantes atrasos no lançamento do PS3, e da pouca quantidade de unidades dispoível no lançamento. Talvez tenha a verdade com o fracasso de vendas do PSP também. Fato é que o Kutargi é um excelente projetista de máquinas, mas não é extamente um administrador brilhante.
Agora, colocar o Kaz "Riiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiidge Racer" Hirai no lugar dele achei meio estranho, o Kaz é muito doido e meio arrogante, não sei se ele serve para uma posição com tanto poder e tanto destaque quanto essa.
O que ele fez de errado:
O que ele fez de errado:
-Hardware muito mais complexo e potente do que a capacidade criativa e financeira das softhouses. Os jogos de PS3 são bem mais caros de produzir que os de X-Box e Wii; li ontem que um jogo de PS3 tem que vender 500 mil cópias pra dar lucro.
-A geração PS2, de certa forma, decepcionou. Não houve nenhum salto qualitativo nos jogos. Eles eram apenas cada vez mais polidos graficamente. A marca se enfraqueceu um pouquinho.
-Não conseguiu nenhum fenômeno mundial com a rede online do Playstation
-na questão dos portáteis, tudo que é não-Nintendo é humilhado e acabou-se.
-Problemas de lançamento: as baterias deram defeito; os HDs deram defeito; mudaram a data de lançamento mais de uma vez, e mesmo assim não conseguiram produzir quantidade suficiente pra um lançamento no mínimo decente; simplesmente não tem jogos acompanahndo o lançamento; as propagandas bizarras estilo MTV, e propaganda-bizarra-estilo-MTV, pra mim sempre significou "isso aqui é pra quem manja". Bem excludente, bem pros hardgamers.
E, enquanto o Wii já vendeu 600 mil (sendo que o lançamento no Japão é só amanhã), dizem que o PS# não chegou nem perto dos 200 mil estimados.
Agora, porquê exatamente ele sofre esse revés dias depois do lançamento? Porquê a Sony, como conglomerado, está muito mais interessada no PS3 como introdutor do Blue-Ray nos lares do mundo e com esse lançamento desastrado, já viu que vai ter de mudar de estratégia, se é que vai dar tempo de correr atrás do prejuízo.
Os olhos do mundo estão muito mais no Wii que no PS3. Aliás, no programa Ooops! do UOL NEWS de segunda-feira, enquanto o Ricardo Feltrin apresentava o programa, tinha uns manés da redação que ficaram uns 20 minutos jogando Wii lá no fundo, parecendo uns mongolóides dançando axé.
Fabio, Concordo
Fabio,
Concordo com cada linha que você disse. E a demissão dele era cantada a tempos, justamente porque o playstation não se tornou a "rede globo" dos videogames. Ele perdeu mercado com os portáteis, o break even do PS2 levou muito tempo pra ser atingido e as ações da sony hoje valem a metade do que valiam a uns 3 anos atrás. Sim, eles tinham a faca e o queijo na mão mas acharam que hardware poderoso faz um bom videogame. Tanto isso não é verdade que o PS2 é o mais fraco dos 3 da geração anterior.
Saudações
Ray Jackson
Saudações
Ray Jackson
Quote:Já a Microsoft
[quote]Já a Microsoft aprendeu a lição e tá fazendo o caminho certo, arrastando a asinha pra grandes produtoras - rolou um boato recente que os caras iam comprar a Capcom e, se isso acontecesse, o X-Box vira uma seríssima ameaça pro reinado da Sony.[/quote]
Pelo que eu tenho lido, o Xbox vai ser mais do que uma séria ameaça para a Sony...parece que a Microsoft fez tudo certinho com o 360, e que os jogos estão começando a aparecer e são muito bons (Gears of War tem deixado o pessoal embasbacado). Eu esperava uma recepção muito pior do 360, mas tenho visto muita gente elogiar bastante. Tudo bem que a Sony tem alguns títulos muito sensacionais pela frente, mas acho que deram vantagem demais para a Microsoft e é preciso começar a aparecer com uns títulos geniais já nos primeiros meses de 2007.
O Wii é uma outra coisa, tem outro nicho, não compete diretamente com nenhum dos dois consoles poderosos, e a Nintendo provavelmente vai se dar bem já que é um console barato, que dá pra comprar ao mesmo tempo que um Xbox 360 ou um PS3.
Mas o Gamecube ficou bem
Mas o Gamecube ficou bem longe de causar a histeria que o Wii está causando. Eu já aposto na Nintendo como uma das grandes vencedoras. O duro é saber quem vai se sair melhor entre Sony e Microsoft.
Não me convenceu. Jogar
Não me convenceu. Jogar Zelda acompanhado, por exemplo, deve ser um saco.
No que se refere às
No que se refere às expectativas da imprensa não-especializada (tipo blog do NYTimes e revista Veja), PS3 era o mais messiânico, paradigmático e bolivariano dos videogames, o videogame para acabar com todas as guerras, o übbergamesh.
PS3 vai vender tudo que conseguir produzir, mas não dá mais tempo de correr atrás do sonho de um lançamento histórico para tornar o Playstation um fenômeno pop. E os acionistas da Sony não ignoram essas coisas. A era do PS2 me é memorável por um jogo: o inacreditável God of War (que come o cu do Metal Gear)
O Wii (ex-Revolution) só ganhou interesse da massa depois de martelar o planeta com a existência do wiicontroller. É uma boa coisa, mas o Wii é só um Gamecube que soube se vender. O que já me interessou, porquê eu sempre quis jogar Gamecube, e parece que rola uma retrocompatibilidade do Wii e Cube.
A Nintendo é a Marvel dos videogames pois, como a editora, foi tirânica e intransigente com seus melhores parceiros, e com isso alimentou o nascimento de uma concorrência dura de vencer. A troca de presidentes durante a passagem do N64 para o Cube fez muito mal à ela, que ignorou as novas tendências dos hardgamers. Mas pra mim ela ainda é a melhor empresa de videogame, com as melhores franquias (Zelda come o cu do Metal Gear) e a melhor proposta do que é um jogo de videogame. Sem falar que ela nunca vai sair do mercado, como aconteceu com a Sega, porquê o faturamento com os portáteis segura qualquer burrada que a Nintenda fez ou venha a fazer por mais uns 20 anos.
Agora, como o Bardo, eu também acho: a Microsoft (como sempre, a desgraçada monopolista) acertou a mão. O 360 tem muitas chances de vencer a guerra dessa geração e com certeza vai ganhar a próxima.
edit: repitam em voz alta: Deliberadamente farei propagandas ruins e bizarras que gastarão milhões de dólares porquê todo mundo vai comprar o meu produto. Vocês estão se sentindo como idiotas, não é?
Eu gostei da propaganda do
Eu gostei da propaganda do cubo e a do Sixaxis, só a do bebê que é meio cretina. Mas o PS3 vai vender, sim, já tem uma grande demanda represada. O problema é ver QUANDO exatamente eles vão começar a soltar títulos bons, e se até lá a Microsoft e a Nintendo (no vácuo) não vão ter dominado o território a ponto de inviabilizar um reinado da Sony.
Quote:E a Nintendo corre por
[quote]E a Nintendo corre por fora e não se preocupa tanto com o calendário de lançamento dos outros, até porque tem poucas franquias de peso.[/quote]
Não sei se são poucas franquias de peso...Mario até o final do ano, Metroid na terceira onda de lançamentos, e eu não subestimaria Starfox, Donkey Kong, F-Zero e Smash Bros, se a gente se limitar aos jogos da própria Nintendo.
Além dessas franquias, tudo indica que o Wii vai ter um bom acervo de jogos no futuro.
Achei essa
Achei essa análise totalmente biased (me fugiu a palavra em português), principalmente por que o cara afirma que já tinha um 360.
A meu ver, o Wii não vai substituir o PS3 ou o XBox360, e sim ser uma experiência à parte. Apesar de ter vários títulos multisistema que vão sair pra ele, não me vejo por exemplo jogando um jogo da franquia Mortal Kombat com o Wiimote - todos os jogadores desse tipo de jogo já estão adaptados ao uso do gamepad, e eu não aguentaria uma madrugada de jogatina saculejando o controle pra lá e pra cá (e sempre costumo virar noites quando sai um jogo novo da série). O Wii vai funcionar muito bem com seu jogos específicos, mas certas coisas devem ser mantidas ao modo tradicional - e os outros dois ainda tem a vantagem do poder de processamento infinitamente superior.
Agora, quanto ao duelo 360 x PS3... esse sim, complicado. A coisa tá feia pro lado da Sony. Os primeiros jogos a sair pros dois sistemas tem gráficos praticamente iguais, o que não justifica pagar mais $200 no console da Sony. Grande parte dos jogos que antes seriam exclusivos do PS estão sendo feitos pro game da Microsoft também. E aos poucos o 360 vai conquistando o Japão, com games como Blue Dragon e Lost Odyssey.
No meu caso, por exemplo, basta anunciar que MGS4 vai sair pro XBox e na mesma hora já mudo minha opção de videogame nextgen, por que além de tudo a Microsoft vai dar suporte oficialmente ao console aqui no Brasil.
É, Sony, te cuida...
Guybrush Threepwood
[quote=Guybrush Threepwood]Agora, quanto ao duelo 360 x PS3... esse sim, complicado. A coisa tá feia pro lado da Sony. Os primeiros jogos a sair pros dois sistemas tem gráficos praticamente iguais, o que não justifica pagar mais $200 no console da Sony.[/quote]
Mas também tem que ver que não houve tempo o suficiente para os desenvolvedores se habituarem com o PS3. Os jogos de lançamento realmente não estão com gráficos animadores se comparados aos do Xbox 360 (que se saiu razoavelmente melhor com Call of Duty 3, inclusive), mas a situação deve mudar, não?
Em relação ao Wiimote, dá para plugar controles de Gamecube no Wii. O problema dos títulos multisistema, caso não se aproveitem do Wiimote de modo peculiarmente interessante ou sejam incompatíveis com o Wiimote, acaba se tornando uma questão de gráficos mesmo, e daí o Wii perde feio.
Bennett escreveu: Mas
[quote=Bennett]
Mas também tem que ver que não houve tempo o suficiente para os desenvolvedores se habituarem com o PS3. Os jogos de lançamento realmente não estão com gráficos animadores se comparados aos do Xbox 360 (que se saiu razoavelmente melhor com Call of Duty 3, inclusive), mas a situação deve mudar, não?
[/quote]
Com certeza. Só o tempo dirá, mesmo. Mas acho que em nenhum momento a diferença será tão gritante assim, da mesma forma como hoje os jogos feitos pra XBox e pra PS2 são muito parecidos, apesar do hardware superior do XBox.
A questão é que a Microsoft ganhou a dianteira com o lançamento antecipado, teve tempo para amadurecer o console antes do lançamento dos rivais e a Sony ainda entrou meio com o pé esquerdo, com os vários problemas que o PS3 teve antes e durante o lançamento, como os atrasos, a falta de sistemas e o alto preço.
Vamos esperar pra ver. Se fosse comprar um console novo HOJE, pra mim, hoje a única justificativa para escolhar um PS3 sobre um 360 seria o Metal Gear Solid 4. E rolam boatos de a Konami o fará multisistema. Então...
[quote=Bennett]
Em relação ao Wiimote, dá para plugar controles de Gamecube no Wii. O problema dos títulos multisistema, caso não se aproveitem do Wiimote de modo peculiarmente interessante ou sejam incompatíveis com o Wiimote, acaba se tornando uma questão de gráficos mesmo, e daí o Wii perde feio.
[/quote]
Sim, é isso. Num jogo tradicional, o Wii apanha pros outros dois monstros de tecnologia. Logo, são consoles diferentes pra nichos diferentes. Gamers mais hardcore precisarão ter os dois. Eu mesmo tenho um primo que está nos EUA e vem ao Brasil em Março e já dei um toque nele que é capaz de eu pedir ele pra trazer um Wii pra mim. Só queria testar ao vivo e a cores um antes, pra ver se é essa coisa toda mesmo.
Eu vou comprar um Wii, mas
Eu vou comprar um Wii, mas não sei ainda se vou comprar um PS3 ou um Xbox 360. Vai depender de quão fácil de piratear o PS3 vai ser, e a qualidade dos jogos. O Xbox é batata de piratear, se eu tivesse um já estaria me divertindo à beça...mas estou curioso em relação ao PS3. Já o Wii, que provavelmente não vai ser pirateável, eu quero mais pelo fator diversão, que parece ser alto baseado nos relatos que eu tenho lido.
Bennett escreveu: Já o
[quote=Bennett] Já o Wii, que provavelmente não vai ser pirateável, eu quero mais pelo fator diversão, que parece ser alto baseado nos relatos que eu tenho lido. [/quote]
O Wii é como um karaokê mais sofisticado, a diversão é rir das pessoas enquanto estão fazendo papel ridículo e rindo disso.
Mas quando você senta pra matar um Zelda ou um Final Fantasy Tatics, acho que o controle do Wii pouco influencia.
Minha hermana tá nos States e eu tô muito na dúvida se volto ser um gamer obcecado nesta geração de videogames.